CAPÍTULO 01: TECNOLOGIA PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA
→ Com pedra, pau e fogo: Técnicas para dominar a natureza.
− Natureza
= paisagem natural
− O
ser humano interage com a natureza para garantir a sua sobrevivência.
· Ele sempre esta
criando mecanismos e recursos para fazer da natureza a sua aliada.
− Os
seres humanos eram coletores e caçadores, mas tiveram que criar e
aperfeiçoar mecanismo que pudessem tornar o seu trabalho mais eficiente.
−
A
coleta e a caça.
· Invenção do arco e
flecha e do arremessador de lanças.
└ Afastava o homem do
contato ou luta corporal com o animal.
· As flechas e as
lanças ficaram mais eficientes com pontas de pedra e ossos.
· Foram criadas novas
estratégias de caça: as emboscadas.
· O fogo passou
a ser usado também na caça.
− Os
homens eram nômades
· Formavam acampamentos
onde permaneciam durante o tempo que tinha a disponibilidade de alimento.
− De
caçadores e coletores a criadores e agricultores.
− Domesticação de animais e de plantas comestíveis e o seu
cultivo (10 milhões de anos atrás).
− O começo da agricultura
e da criação de animais.
· Tudo
indica que a agricultura teria iniciado com as mulheres – Devido a existência
da divisão sexual do trabalho.
└ O homem: responsável
pela caça e preparação das ferramentas.
└ A mulher: Era a coletora
e a responsável pela educação dos filhos.
− Novos instrumentos e
utensílios.
· Agricultura
– Proporcionou o crescimento da população e fixação de moradia (sedentarismo).
· As
pessoas passaram a produzir mais – sobras = excedentes = armazenamento.
└ Novas ferramentas e
utensílios foram inventados e aperfeiçoados - Produção da cerâmica –
Cozinhar e armazenar os alimentos.
− A vida sedentária
também trouxe problemas.
− Descobrimento dos primeiros
metais.
· Ouro
e cobre.
− Fusão dos metais – Estanho + cobre =
bronze (mais resistente).
− Os que tinham mais habilidade passaram a ganhar a
vida com a venda dos artigos que produziam.
· Surgimento
do comércio.
└ As pessoas passaram a
depender mais uma das outras.
└ Os melhores artesãos,
ou cujas terras eram mais produtivas, ficaram mais ricos – surgimento do
sistema de classes sociais – desigualdade social.
→ Das representações
rupestres a escrita.
− Como bases para a
construção do conhecimento passado foram deixadas pelos nossos antepassados uma
grande herança material e imaterial que os historiadores chamam de documentos
ou fonte históricas.
·
As
fontes precisam ser bem selecionadas, analisadas, comparadas, interpretadas e
ordenadas de uma forma que a história possa ser reconstruída através delas.
· Classificação
das fontes históricas: Escritas, visuais, cultura material, sonoras orais.
− A tradição oral
era a forma mais usada para transmitir os conhecimentos de uma geração para
outra.
· Com
o tempo as informações cresceram e ficou difícil de guardar tudo na memória.
· Algumas
pessoas passaram a reproduzir sua história nas paredes de pedra – pinturas
rupestres.
· Devido
à necessidade de se controlar a produção algumas pessoas passaram a criar
formas alternativas de registrar o que não podia ficar somente na memória.
└ Desenhos que
representavam objetos = Pictogramas
└ Os pictogramas
evoluíram para símbolos ou desenhos que expressavam ideias = Ideogramas.
└ Com o tempo os
ideogramas foram simplificados para sílabas e depois letras.
· O
mas antigo registro escrito conhecido é dos sumérios – Antiga Mesopotâmia –
atual Iraque – Escrita cuneiforme.
·
A
invenção da escrita foi um grande marco para a humanidade – sem ela as grandes
obras arquitetônicas dificilmente seriam realizadas – as instituições
políticas religiosas não se firmariam e
muito mais aspectos da cultura dos povos teriam se perdido.
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