sábado, 16 de fevereiro de 2013

Esquema de estudo - capítulo 1 - 6º ano



CAPÍTULO 01:  TECNOLOGIA PARA GARANTIR A SOBREVIVÊNCIA 


  Com pedra, pau e fogo: Técnicas para dominar a natureza.
  Natureza = paisagem natural
   O ser humano interage com a natureza para garantir a sua sobrevivência.
·   Ele sempre esta criando mecanismos e recursos para fazer da natureza a  sua aliada.
  Os seres humanos eram coletores e caçadores, mas tiveram que criar e aperfeiçoar mecanismo que pudessem tornar o seu trabalho mais eficiente.
      A coleta e a caça.
·  Invenção do arco e flecha e do arremessador de lanças.
  Afastava o homem do contato ou luta corporal com o animal.
·  As flechas e as lanças ficaram mais eficientes com pontas de pedra e ossos.
·   Foram criadas novas estratégias de caça: as emboscadas.
·   O fogo passou a ser usado também na caça.
    Os homens eram nômades
· Formavam acampamentos onde permaneciam durante o tempo que tinha a disponibilidade de alimento.
   De caçadores e coletores a criadores e agricultores.

  Domesticação de animais e de plantas comestíveis e o seu cultivo (10 milhões de anos atrás).
   O começo da agricultura e da criação de animais.
· Tudo indica que a agricultura teria iniciado com as mulheres – Devido a existência da divisão sexual do trabalho.
  O homem: responsável pela caça e preparação das ferramentas.
  A mulher: Era a coletora e a responsável pela educação dos filhos.
    Novos instrumentos e utensílios.
· Agricultura – Proporcionou o crescimento da população e fixação de moradia (sedentarismo).
·   As pessoas passaram a produzir mais – sobras = excedentes = armazenamento.
  Novas ferramentas e utensílios foram inventados e aperfeiçoados - Produção da cerâmica – Cozinhar e armazenar os alimentos.
   A vida sedentária também trouxe problemas.
   Descobrimento dos primeiros metais.
·  Ouro e cobre.
   Fusão dos metais – Estanho + cobre = bronze (mais resistente).
  Os que  tinham mais habilidade passaram a ganhar a vida com a venda dos artigos que produziam.
· Surgimento do comércio.
  As pessoas passaram a depender mais uma das outras.
  Os melhores artesãos, ou cujas terras eram mais produtivas, ficaram mais ricos – surgimento do sistema de classes sociaisdesigualdade social.
  Das representações rupestres a escrita.
   Como bases para a construção do conhecimento passado foram deixadas pelos nossos antepassados uma grande herança material e imaterial que os historiadores chamam de documentos ou fonte históricas.
· As fontes precisam ser bem selecionadas, analisadas, comparadas, interpretadas e ordenadas de uma forma que a história possa ser reconstruída através delas.
·  Classificação das fontes históricas: Escritas, visuais, cultura material, sonoras  orais.
  A tradição oral era a forma mais usada para transmitir os conhecimentos de uma geração para outra.
·  Com o tempo as informações cresceram e ficou difícil de guardar tudo na memória.
·    Algumas pessoas passaram a reproduzir sua história nas paredes de pedra – pinturas rupestres.
·   Devido à necessidade de se controlar a produção algumas pessoas passaram a criar formas alternativas de registrar o que não podia ficar somente na memória.
  Desenhos que representavam objetos = Pictogramas
  Os pictogramas evoluíram para símbolos ou desenhos que expressavam ideias = Ideogramas.
  Com o tempo os ideogramas foram simplificados para sílabas e depois letras.
·   O mas antigo registro escrito conhecido é dos sumérios – Antiga Mesopotâmia – atual Iraque – Escrita cuneiforme.
·   A invenção da escrita foi um grande marco para a humanidade – sem ela as grandes obras arquitetônicas dificilmente seriam realizadas – as instituições políticas  religiosas não se firmariam e muito mais aspectos da cultura dos povos teriam se perdido.

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