domingo, 9 de junho de 2013

Chave de correção - Atividades do capítulo 4 - 2º ano

QUESTÃO 01
a)  Com  tantos  artistas  no  mercado  —  italianos, paisagistas holandeses, retratistas ingleses e pintores portugueses  —  era  inexplicável  que  D.  João  fosse convidar/contratar  logo  artistas  franceses,  próximos de  Napoleão,  responsável  direto  pela  transferência da família real para o brasil.
 
b)  A ideia de “missão” começou com Debret que se referiu a um convite no terceiro volume de seu livroViagem pitoresca  e  histórica  ao  Brasil. A  versão  virou  tese quando seu discípulo, Araújo Porto Alegre, sustentou a interpretação do mestre, inspirando outras análises
consagradas como a de Araújo Vianna.

QUESTÃO 02
a)  Atividade  opinativa.  A  leitura  iconográfica  é bastante  subjetiva,  ainda  mais  que  estamos  lendo a  visão  do  outro.  Contudo,  alguns  elementos  podem ser  apontados:  o  escravo  ao  fundo,  a  solidão,  as cores  pastéis  da  aquarela,  o  mobiliário  escasso,  a religiosidade (o santo na pilastra).
 
b)  Foram  os  viajantes   que  apresentaram  o  Brasil  à Europa,  tanto  no  que  se  refere  à  sua  população, hábitos,  costumes,  tradições  quanto  no  que  diz respeito às suas riquezas mineiras e multiplicidade da flora  e  da  fauna.  A  partir  daí,  as  nações  europeias voltam seus olhos para o que lhes interessa no Brasil. 

QUESTÃO 03
a)  Porque  quase  todas  as  atividades  eram  realizadas pelos  negros  ao  som  de  suas  músicas. A  onipresença dos  ritmos  afro-brasileiros  derivava  da  onipresença da escravidão afro-brasileira.
 
b) Sim, são instrumentos de percussão como tambores, agogôs, cuícas e outros.

QUESTÃO 04
Pela  leitura  de  Graham  e  Gardner,  nota-se  que  Salvador  e  Recife  apresentavam  os  mesmos  problemas do período colonial, agravados pelo crescimento das cidades.  Ruas  sujas,  estreitas,  falta  de  higiene,  lo-gradouros repletos de negros vendedores de todas as
espécies de alimentos, presença de animais na ruas.

QUESTÃO 05
Pela análise dos quadros, pode-se concluir que há um crescimento  substantivo  da  população  entre  1770  e 1825. As capitanias/províncias de Minas Gerais, bahia, Pernambuco,  Rio  de  Janeiro  e  São  Paulo  concentravam, entre 1772-1782, 75,4% da população, percentual que declina para 63,8% em 1823. Mesmo assim, essas regiões detêm a maioria da população brasileira. 

QUESTÃO 06
Trabalho em grupo.

QUESTÃO 07
A divisão dos capoeiras, no Rio de Janeiro, na segunda metade  do  século  XIX,  entre  nagoas  e  guaiamus, parecia encenar os conf itos internos das comunidades escravas nas primeiras décadas, especialmente entre africanos e crioulos. 

QUESTÃO 08
As  public  houses  eram  redutos  de  jogatina  e prostituição na zona portuária. 

QUESTÃO 09
Manter  a  ordem  pública  na  capital  do  Império significava  resguardar  o  bom  funcionamento  do principal porto do país, preservar instituições como o Paço, o Senado e a Câmara de Deputados, e garantir a segurança dos políticos mais expressivos, dos grandes comerciantes  e  dos  principais  exportadores  do  país. Dessa  forma,  perturbar  a  ordem  social  na  Corte  era pôr em perigo os alicerces do poder. 


DE OLHO NO VESTIBULAR

1. A

2. A

3. D

4. D


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