QUESTÃO 01
QUESTÃO 02
QUESTÃO 03
QUESTÃO 04
QUESTÃO 05
QUESTÃO 06
QUESTÃO 08
a) Com tantos artistas no mercado — italianos, paisagistas holandeses, retratistas ingleses e pintores portugueses — era inexplicável que D. João fosse convidar/contratar logo artistas franceses, próximos de Napoleão, responsável direto pela transferência da família real para o brasil.
b) A ideia de “missão” começou com Debret que se referiu a um convite no terceiro volume de seu livroViagem pitoresca e histórica ao Brasil. A versão virou tese quando seu discípulo, Araújo Porto Alegre, sustentou a interpretação do mestre, inspirando outras análises
consagradas como a de Araújo Vianna.
consagradas como a de Araújo Vianna.
a) Atividade opinativa. A leitura iconográfica é bastante subjetiva, ainda mais que estamos lendo a visão do outro. Contudo, alguns elementos podem ser apontados: o escravo ao fundo, a solidão, as cores pastéis da aquarela, o mobiliário escasso, a religiosidade (o santo na pilastra).
b) Foram os viajantes que apresentaram o Brasil à Europa, tanto no que se refere à sua população, hábitos, costumes, tradições quanto no que diz respeito às suas riquezas mineiras e multiplicidade da flora e da fauna. A partir daí, as nações europeias voltam seus olhos para o que lhes interessa no Brasil.
QUESTÃO 03
a) Porque quase todas as atividades eram realizadas pelos negros ao som de suas músicas. A onipresença dos ritmos afro-brasileiros derivava da onipresença da escravidão afro-brasileira.
b) Sim, são instrumentos de percussão como tambores, agogôs, cuícas e outros.
QUESTÃO 04
Pela leitura de Graham e Gardner, nota-se que Salvador e Recife apresentavam os mesmos problemas do período colonial, agravados pelo crescimento das cidades. Ruas sujas, estreitas, falta de higiene, lo-gradouros repletos de negros vendedores de todas as
espécies de alimentos, presença de animais na ruas.
espécies de alimentos, presença de animais na ruas.
QUESTÃO 05
Pela análise dos quadros, pode-se concluir que há um crescimento substantivo da população entre 1770 e 1825. As capitanias/províncias de Minas Gerais, bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo concentravam, entre 1772-1782, 75,4% da população, percentual que declina para 63,8% em 1823. Mesmo assim, essas regiões detêm a maioria da população brasileira.
QUESTÃO 06
Trabalho em grupo.
QUESTÃO 07
A divisão dos capoeiras, no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX, entre nagoas e guaiamus, parecia encenar os conf itos internos das comunidades escravas nas primeiras décadas, especialmente entre africanos e crioulos.
QUESTÃO 08
As public houses eram redutos de jogatina e prostituição na zona portuária.
QUESTÃO 09
Manter a ordem pública na capital do Império significava resguardar o bom funcionamento do principal porto do país, preservar instituições como o Paço, o Senado e a Câmara de Deputados, e garantir a segurança dos políticos mais expressivos, dos grandes comerciantes e dos principais exportadores do país. Dessa forma, perturbar a ordem social na Corte era pôr em perigo os alicerces do poder.
DE OLHO NO VESTIBULAR
1. A
2. A
3. D
4. D
0 comentários:
Postar um comentário
Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid