CAPÍTULO
1: AMÉRICA COLONIAL: A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO NOVO?
Choque de culturas: a percepção
de mundo dos europeus e dos nativos da América no contexto mercantilista.
→ Choque
de culturas – Europeus X nativos.
−
Interesses mercantis - processo expansionista – imposição cultural das
tradições europeias.
•
domínio através da força das armas.
−
Colonização por exploração
•
Transferência de recursos – fortalecimento econômico das potências europeias.
•
Produção agrícola especializada – larga escala – mercado externo – trabalho compulsório.
•
Rígida fiscalização.
−
Colonização por povoamento
•
Objetivo de professar com liberdade as suas convicções políticas e / ou
religiosas – vítimas da exclusão social (cercamento dos campos).
•
Trabalho livre e familiar – pequenas propriedades.
•
Produção artesanal e manufatureira – voltada para o mercado interno.
Sociedade e economia na
Hispano-América: os parâmetros do universo colonial
→ Capitulação
de Santa fé – Oficializou a viagem de Colombo a América.
−
Etapa da Conquista
•
Atuação dos adelantados.
└
Capitulações – direito de explorar as regiões recém conquistadas –
poderes civis e militares.
└
Genocídio étnico contra as civilizações da América espanhola.
“A
espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem”. (Pablo Neruda)
→
A Espanha instituiu uma burocracia e estruturada organização administrativa –
enriquecimento.
−
Casa de contratação – 1503
•
Regulava e fiscalizava o comércio entre a Espanha e suas regiões coloniais.
−
Supremo Conselho das Índias – 1511.
•
Administração e legislação do espaço colonial hispano-americano.
−
A metrópole dividiu seu espaço colonial em duas unidades administrativas
•
Os vice-reinos
└
Instituições de competência administrativa e judiciária.
•
As Capitanias Gerais
└
Instituições implantadas para a defesa do Império.
−
Audiências
•
Atuavam na metrópole como tribunais de justiça.
•
Ao se instalarem nas colônias, agregaram funções administrativas e,
eventualmente, executivas, quando se fazia necessário substituir o poder dos
vice-reis.
•
Transformaram-se nos órgãos de maior poder na América Espanhola.
−
Cabildos ou Ayuntamientos
└
Órgãos instituídos para assegurar a administração local.
└
Atuavam como câmaras municipais – atribuições legislativas e judiciárias.
└
Dirigidos pelos Alcaides e Corregedores.
→
A igreja atuou no sentido de promover o trabalho de conversão dos
nativos aos valores da cristandade europeia.
−
As comunidades indígenas foram congregadas em aldeias definidas como reduções.
−
Além de se encarregarem da conversão e da catequese – tornaram-se responsáveis
pelo controle da educação.
•
Instituição de colégios e de universidades.
−
Presença do Tribunal da Inquisição – repreção as heresias.
→
Sociedade
−
Chapetones
−
Criollos
−
Mestiços
−
Indígenas
−
Negros
→
Os índios foram submetidos a diferentes modalidades de trabalho compulsório
−
Encomienda
•
Direito dos colonos espanhóis explorarem a mão de obra nativa com o pagamento
de tributo e prestação de variados tipos de trabalho, mediante o serviço da
catequese e de “defesa” da comunidade indígena.
−
Repartimiento
•
Obrigação de grupos indígenas de uma determinada comunidade oferecera mão de
obra necessária voltada, principalmente para a exploração das minas de ouro e
prata, por um prazo determinado.
•
Os mitayos eram remunerados com simbólicos salários, vestuário e alimentação –
aos olhos do Estado, descaracterizava a relação escravista.
•
Método inspirado na instituição incaica – a Mita.
−
Peonagem
•
Fundamentada no sistema de endividamento dos trabalhadores praticado nas
grandes fazendas.
└
Mão de obra era remunerada pela cessão de uma pequena gleba para lavoura de
subsistência.
└
Abertura de crédito nos armazéns da propriedade rural – o endividamento submetia
os indivíduos ao controle dos proprietários.
→
Atividade agrícola com base no sistema de plantation.
−
O latifúndio era organizado em unidades definidas pelos conquistadores como haciendas.
Sociedade e economia na
América Inglesa: os parâmetros do universo colonial
→ Formação
das treze colônias na América – imigrantes ingleses.
−
Dissidentes políticos e religiosos, comerciantes, lavradores, despossuídos.
−
A ocupação oficial definiu-se a partir de 1583 – a mando da Rainha Elizabeth.
−
Em 1605, durante o reinado de Jaime I, organizaram Companhias Privilegiadas de
Comercio para efetivar o processo de ocupação.
→
Em favor dos colonos a conduta política da metrópole inglesa foi marcada, no
século XVII, por uma considerável atitude de negligência.
−
A relativa autonomia contribuiu para o desenvolvimento do princípio político do
self government (autogoverno).
• Assembleias
coloniais – procurava garantir aos cidadãos americanos os seus
respectivos direitos e liberdades.
•
A autonomia administrativa era assegurada por meio das Cartas
constitucionais.
→
As colônias do Norte
−
Desenvolveram uma sociedade mais liberal organizada em minifúndios.
−
Trabalho familiar e por servidão de contrato.
−
Pequenos comerciantes.
−
Produção para o mercado interno.
→
Realização de Triângulos Comerciais – Antilhas, Europa e África.
→
As Colônias do Centro
−
Produção agrícola voltada para o comércio intercolonial e com a região das
Antilhas.
−
Desenvolveram o comércio de peles além do setor manufatureiro.
→
As Colônias do Sul
−
Produção agrícola baseada nas plantations.
•
Exploração de latifúndios.
•
Uso da mão de obra escrava.
•
Produção voltada para o mercado europeu.
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