quarta-feira, 19 de junho de 2013

Esquema de estudo - América Colonial - 1º ano



CAPÍTULO 1: AMÉRICA COLONIAL: A CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO NOVO?

Choque de culturas: a percepção de mundo dos europeus e dos nativos da América no contexto mercantilista.
Choque de culturas – Europeus X nativos.
− Interesses mercantis - processo expansionista – imposição cultural das tradições europeias.
• domínio através da força das armas.
Colonização por exploração
• Transferência de recursos – fortalecimento econômico das potências europeias.
• Produção agrícola especializada – larga escala – mercado externo – trabalho compulsório.
• Rígida fiscalização.
Colonização por povoamento
• Objetivo de professar com liberdade as suas convicções políticas e / ou religiosas – vítimas da exclusão social (cercamento dos campos).
• Trabalho livre e familiar – pequenas propriedades.
• Produção artesanal e manufatureira – voltada para o mercado interno.

Sociedade e economia na Hispano-América: os parâmetros do universo colonial
Capitulação de Santa fé – Oficializou a viagem de Colombo a América.
Etapa da Conquista
• Atuação dos adelantados.
Capitulações – direito de explorar as regiões recém conquistadas – poderes civis e militares.
Genocídio étnico contra as civilizações da América espanhola.
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem”. (Pablo Neruda)
→ A Espanha instituiu uma burocracia e estruturada organização administrativa – enriquecimento.
Casa de contratação – 1503
• Regulava e fiscalizava o comércio entre a Espanha e suas regiões coloniais.
Supremo Conselho das Índias – 1511.
• Administração e legislação do espaço colonial hispano-americano.
− A metrópole dividiu seu espaço colonial em duas unidades administrativas
Os vice-reinos
└ Instituições de competência administrativa e judiciária.
As Capitanias Gerais
└ Instituições implantadas para a defesa do Império.
Audiências
• Atuavam na metrópole como tribunais de justiça.
• Ao se instalarem nas colônias, agregaram funções administrativas e, eventualmente, executivas, quando se fazia necessário substituir o poder dos vice-reis.
• Transformaram-se nos órgãos de maior poder na América Espanhola.
Cabildos ou Ayuntamientos
└ Órgãos instituídos para assegurar a administração local.
└ Atuavam como câmaras municipais – atribuições legislativas e judiciárias.
└ Dirigidos pelos Alcaides e Corregedores.
→ A igreja atuou no sentido de promover o trabalho de conversão dos nativos aos valores da cristandade europeia.
− As comunidades indígenas foram congregadas em aldeias definidas como reduções.
− Além de se encarregarem da conversão e da catequese – tornaram-se responsáveis pelo controle da educação.
• Instituição de colégios e de universidades.
− Presença do Tribunal da Inquisição – repreção as heresias.
→ Sociedade
Chapetones
Criollos
Mestiços
Indígenas
Negros
→ Os índios foram submetidos a diferentes modalidades de trabalho compulsório
Encomienda
• Direito dos colonos espanhóis explorarem a mão de obra nativa com o pagamento de tributo e prestação de variados tipos de trabalho, mediante o serviço da catequese e de “defesa” da comunidade indígena.
Repartimiento
• Obrigação de grupos indígenas de uma determinada comunidade oferecera mão de obra necessária voltada, principalmente para a exploração das minas de ouro e prata, por um prazo determinado.
• Os mitayos eram remunerados com simbólicos salários, vestuário e alimentação – aos olhos do Estado, descaracterizava a relação escravista.
• Método inspirado na instituição incaica – a Mita.
Peonagem
• Fundamentada no sistema de endividamento dos trabalhadores praticado nas grandes fazendas.
└ Mão de obra era remunerada pela cessão de uma pequena gleba para lavoura de subsistência.
└ Abertura de crédito nos armazéns da propriedade rural – o endividamento submetia os indivíduos ao controle dos proprietários.
→ Atividade agrícola com base no sistema de plantation.
− O latifúndio era organizado em unidades definidas pelos conquistadores como haciendas.

Sociedade e economia na América Inglesa: os parâmetros do universo colonial
Formação das treze colônias na América – imigrantes ingleses.
− Dissidentes políticos e religiosos, comerciantes, lavradores, despossuídos.
− A ocupação oficial definiu-se a partir de 1583 – a mando da Rainha Elizabeth.
− Em 1605, durante o reinado de Jaime I, organizaram Companhias Privilegiadas de Comercio para efetivar o processo de ocupação.
→ Em favor dos colonos a conduta política da metrópole inglesa foi marcada, no século XVII, por uma considerável atitude de negligência.
− A relativa autonomia contribuiu para o desenvolvimento do princípio político do self government (autogoverno).
Assembleias coloniais – procurava garantir aos cidadãos americanos os seus respectivos direitos e liberdades.
• A autonomia administrativa era assegurada por meio das Cartas constitucionais.
As colônias do Norte
− Desenvolveram uma sociedade mais liberal organizada em minifúndios.
− Trabalho familiar e por servidão de contrato.
− Pequenos comerciantes.
− Produção para o mercado interno.
→ Realização de Triângulos Comerciais – Antilhas, Europa e África.
→ As Colônias do Centro
− Produção agrícola voltada para o comércio intercolonial e com a região das Antilhas.
− Desenvolveram o comércio de peles além do setor manufatureiro.
As Colônias do Sul
− Produção agrícola baseada nas plantations.
• Exploração de latifúndios.
• Uso da mão de obra escrava.
• Produção voltada para o mercado europeu.

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