CAPÍTULO
1: A CONQUISTA DA AMÉRICA
A conquista da América
→
América espanhola e América Portuguesa
−
Brutal violência = extermínio e exploração das nações indígenas (trabalho
compulsório)
−
Aculturação – Companhia de Jesus – Catequese – missões (ou reduções).
→
América Inglesa
−
Não ocorreram iniciativas como a catequese, assimilação e muito menos
miscigenação.
•
No processo de conquista os nativos eram simplesmente eliminados ou
expulsos para as áreas mais distantes.
Encontros e desencontros na
conquista da América
→
A multiplicidade de povos e culturas fez com que os contatos iniciais
apresentassem grande variedade.
−
Antilhas – A escravização e a exploração imposta pelos espanhóis provocou uma tragédia
demográfica.
−
México e região andina – formas variadas de trabalho compulsório (mita),
foram responsáveis pela diminuição da
população indígena.
−
América portuguesa – extrativismo do pau-brasil – no primeiro momento os
conquistadores mantiveram relações amistosas (escambo) – no período da
colonização e exploração da cana-de-açúcar as relações tornaram-se
conflituosas.
→
A visão de mundo europeu era marcada pela religiosidade = conflito permanente
entre o “Bem” e o “Mal”.
−
A conquista tornou-se uma reconquista cristã.
•
Aqueles que não professavam a fé cristã eram considerados infiéis e deveriam
ser combatidos.
→
Na América existiam povos com Estados organizados como o Império Inca e povos
que ainda eram nômades como os que viviam no território do Brasil atual.
−
Independente do estagio de evolução de cada povo o intercâmbio entre as culturas
se deu através da imposição dos valores culturais europeus.
→
Como os espanhóis em menor número conseguiram subjugar os povos da América?
−
Superioridade bélica – uso de cavalos.
−
Divisões internas entre os incas e os astecas enfraqueceram estes povos.
−
Os povos dominados pelos astecas viram os espanhóis como os seus
“libertadores”.
−
Disputas sucessórias no Império Inca.
−
As doenças introduzidas pelos europeus.
−
A chegada dos espanhóis foi vista como uma realização profética – foram vistos
como deuses.
Conflitos
entre europeus e indígenas na América colonial
→ No
ano de 1556 – a fase de conquista da América Espanhola foi oficialmente
encerrada.
−
O rei da Espanha, Felipe II, determinou que as Leis Novas, de 1542
(proibição da escravidão indígena) fossem rigorosamente cumpridas.
−
Fortalecimento do poder real – através de seus representantes oficiais nas
áreas coloniais.
−
Estruturou-se um sistema colonial:
•
Divisão do império em vice-reinos e capitanias gerais.
•
Exclusivo comercial = Monopólio colonial.
•
Sistema de portos únicos – evitar o contrabando.
•
Sistema de frotas e galeões – as embarcações que atravessavam o
atlântico eram escoltadas por navios de guerra.
•
Casa de Contratação – responsável pelo controle das atividades
comerciais das colônias.
•
Real e Supremo Conselho das Índias – direito de aplicação e fiscalização
das leis nas “Indias Ocidentais” (América) – Nomeação dos funcionários nas
áreas coloniais.
•
Audiências – Exerciam funções jurídicas e tinham ampla competência
administrativa – era subordinada ao Real e Supremo Conselho das Índias.
•
Sistematização do trabalho compulsório indígena.
└
Repartimientos
└
Encomiendas
└
Mitas
└
Cuatequil
→
Na América Inglesa, as relações entre os “brancos” e os povos indígenas
foram conflituosas.
−
Não ocorreu um acompanhamento da Igreja objetivando a catequese e a inserção
dos índios na sociedade colonial.
•
Os nativos foram exterminados, mantidos a margem do processo colonial ou
expulsos para as regiões ainda não incorporadas – Jamais foram integrados.
→
As 13 colônias inglesas na América podem ser agrupadas em três grandes núcleos:
−
As colônias do Norte – “Nova Inglaterra”
•
Colônias de povoamento
•
Baseada na agricultura familiar – pequenas propriedades – empregando os servos
de contrato.
•
Produção manufatureira
•
Comércio triangular (Inglaterra, Antilhas Inglesas e Costa africana do Oceano
Atlântico)
•
Alcançaram um expressivo desenvolvimento onde se fazia concorrência à própria
burguesia mercantil inglesa.
−
As colônias do Sul
•
Desenvolveu-se uma economia centrada na plantation
└
Grande unidade de produção agrária – latifúndio
└
Monocultura
└
Trabalho escravo
└
Exportação
•
Beneficiada pelas condições geoclimáticas – cultivava o algodão, o tabaco e o
índigo (anil).
•
O controle do governo inglês era mais rigoroso.
−
As colônias do Centro
•
Apresentavam condições naturais presentes tanto no Norte, quanto no Sul.
└
Isso fez com que ali se desenvolvesse tanto a agricultura de exportação quanto
as atividades manufatureiras.
•
Predomínio de pequenas e médias propriedades – favorecidas por terras
extremamente férteis.
Formas de resistência
indígena e africana na América
→ O tráfico fez com que os africanos fossem
desprovidos de sua individualidade.
− Uma vez escravizados eram transformados em
mercadoria.
• Consolidava-se a “coisificação” do negro –
percebido como inferior.
• Não se levou em conta a enorme
multiplicidade étnica, cultural e linguística dos povos africanos.
• Aqueles que participavam da escravização
tentavam justifica-la construindo ideologias racistas.
└ Os negros eram vítimas da “maldição de
Caim”.
└ Os negros passaram a ser vistos como seres
primitivos, incivilizados e portadores de uma cultura desprezível.
• Já nos portos de entrada o negro perdia o
seu nome de origem e era rebatizado geralmente com nomes bíblicos.
• As condições de vida e de trabalho dos
africanos eram extremamente desumanas.
└ Encerrados em grandes plantações e áreas de
mineração.
└ Superexploração do trabalho = recuperar o
capital investido.
└ Desequilíbrio entre os sexos – predomínio absoluto
de homens.
└ Enorme mortandade.
→ A resistência dos africanos e dos
afrodescendentes se estendeu do século XVI ao XIX.
− Múltiplas revoltas, formação de quilombos,
fugas, incêndios de plantações, destruição de equipamentos, lentidão do
trabalho, automutilações, assassinatos de senhores e capatazes, embriaguez e
até mesmo suicídios.
→ Colônia francesa (São Domingos) – final do
século XVIII – a resistência escrava se transformou em uma revolução social –
liquidou com a elite branca proprietária de terras – estabeleceu pela primeira
vez uma República – ex-escravos assumiram o poder.
− As autoridades temiam a influência dessa
resistência.
→ A conquista da América resultou no
aniquilamento não só dos valores culturais, mas em muitos casos, da própria
população indígena.
− A maioria dos índios não existe mais, e os
que existem hoje, são descendentes daqueles que, pelo fato de habitarem regiões
mais distantes do litoral, entraram em contato mais tarde com os colonos.
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