sábado, 27 de julho de 2013

Esquema de estudo - A conquista da América - 1º ano EEEFM Prof Filomena Quitiba





CAPÍTULO 1: A CONQUISTA DA AMÉRICA

A conquista da América
América espanhola e América Portuguesa
− Brutal violência = extermínio e exploração das nações indígenas (trabalho compulsório)
− Aculturação – Companhia de Jesus – Catequese – missões (ou reduções).
América Inglesa
− Não ocorreram iniciativas como a catequese, assimilação e muito menos miscigenação.
• No processo de conquista os nativos eram simplesmente eliminados ou expulsos para as áreas mais distantes.

Encontros e desencontros na conquista da América
→ A multiplicidade de povos e culturas fez com que os contatos iniciais apresentassem grande variedade.
− Antilhas – A escravização e a exploração imposta pelos espanhóis provocou uma tragédia demográfica.
− México e região andina – formas variadas de trabalho compulsório (mita),  foram responsáveis pela diminuição da população indígena.
− América portuguesa – extrativismo do pau-brasil – no primeiro momento os conquistadores mantiveram relações amistosas (escambo) – no período da colonização e exploração da cana-de-açúcar as relações tornaram-se conflituosas.
→ A visão de mundo europeu era marcada pela religiosidade = conflito permanente entre o “Bem” e o “Mal”.
− A conquista tornou-se uma reconquista cristã.
• Aqueles que não professavam a fé cristã eram considerados infiéis e deveriam ser combatidos.
→ Na América existiam povos com Estados organizados como o Império Inca e povos que ainda eram nômades como os que viviam no território do Brasil atual.
− Independente do estagio de evolução de cada povo o intercâmbio entre as culturas se deu através da imposição dos valores culturais europeus.
→ Como os espanhóis em menor número conseguiram subjugar os povos da América?
− Superioridade bélica – uso de cavalos.
− Divisões internas entre os incas e os astecas enfraqueceram estes povos.
− Os povos dominados pelos astecas viram os espanhóis como os seus “libertadores”.
− Disputas sucessórias no Império Inca.
− As doenças introduzidas pelos europeus.
− A chegada dos espanhóis foi vista como uma realização profética – foram vistos como deuses.


Conflitos entre europeus e indígenas na América colonial
No ano de 1556 – a fase de conquista da América Espanhola foi oficialmente encerrada.
− O rei da Espanha, Felipe II, determinou que as Leis Novas, de 1542 (proibição da escravidão indígena) fossem rigorosamente cumpridas.
− Fortalecimento do poder real – através de seus representantes oficiais nas áreas coloniais.
− Estruturou-se um sistema colonial:
• Divisão do império em vice-reinos e capitanias gerais.
Exclusivo comercial = Monopólio colonial.
Sistema de portos únicos – evitar o contrabando.
Sistema de frotas e galeões – as embarcações que atravessavam o atlântico eram escoltadas por navios de guerra.
Casa de Contratação – responsável pelo controle das atividades comerciais das colônias.
Real e Supremo Conselho das Índias – direito de aplicação e fiscalização das leis nas “Indias Ocidentais” (América) – Nomeação dos funcionários nas áreas coloniais.
Audiências – Exerciam funções jurídicas e tinham ampla competência administrativa – era subordinada ao Real e Supremo Conselho das Índias.
• Sistematização do trabalho compulsório indígena.
└ Repartimientos
└ Encomiendas
└ Mitas
└ Cuatequil
→ Na América Inglesa, as relações entre os “brancos” e os povos indígenas foram conflituosas.
− Não ocorreu um acompanhamento da Igreja objetivando a catequese e a inserção dos índios na sociedade colonial.
• Os nativos foram exterminados, mantidos a margem do processo colonial ou expulsos para as regiões ainda não incorporadas – Jamais foram integrados.
→ As 13 colônias inglesas na América podem ser agrupadas em três grandes núcleos:
As colônias do Norte – “Nova Inglaterra”
• Colônias de povoamento
• Baseada na agricultura familiar – pequenas propriedades – empregando os servos de contrato.
• Produção manufatureira
• Comércio triangular (Inglaterra, Antilhas Inglesas e Costa africana do Oceano Atlântico)
• Alcançaram um expressivo desenvolvimento onde se fazia concorrência à própria burguesia mercantil inglesa.
As colônias do Sul
• Desenvolveu-se uma economia centrada na plantation
└ Grande unidade de produção agrária – latifúndio
└ Monocultura
└ Trabalho escravo
└ Exportação
• Beneficiada pelas condições geoclimáticas – cultivava o algodão, o tabaco e o índigo (anil).
• O controle do governo inglês era mais rigoroso.
As colônias do Centro
• Apresentavam condições naturais presentes tanto no Norte, quanto no Sul.
└ Isso fez com que ali se desenvolvesse tanto a agricultura de exportação quanto as atividades manufatureiras.
• Predomínio de pequenas e médias propriedades – favorecidas por terras extremamente férteis.

Formas de resistência indígena e africana na América
→ O tráfico fez com que os africanos fossem desprovidos de sua individualidade.
− Uma vez escravizados eram transformados em mercadoria.
• Consolidava-se a “coisificação” do negro – percebido como inferior.
• Não se levou em conta a enorme multiplicidade étnica, cultural e linguística dos povos africanos.
• Aqueles que participavam da escravização tentavam justifica-la construindo ideologias racistas.
└ Os negros eram vítimas da “maldição de Caim”.
└ Os negros passaram a ser vistos como seres primitivos, incivilizados e portadores de uma cultura desprezível.
• Já nos portos de entrada o negro perdia o seu nome de origem e era rebatizado geralmente com nomes bíblicos.
• As condições de vida e de trabalho dos africanos eram extremamente desumanas.
└ Encerrados em grandes plantações e áreas de mineração.
└ Superexploração do trabalho = recuperar o capital investido.
└ Desequilíbrio entre os sexos – predomínio absoluto de homens.
└ Enorme mortandade.
→ A resistência dos africanos e dos afrodescendentes se estendeu do século XVI ao XIX.
− Múltiplas revoltas, formação de quilombos, fugas, incêndios de plantações, destruição de equipamentos, lentidão do trabalho, automutilações, assassinatos de senhores e capatazes, embriaguez e até mesmo suicídios.
→ Colônia francesa (São Domingos) – final do século XVIII – a resistência escrava se transformou em uma revolução social – liquidou com a elite branca proprietária de terras – estabeleceu pela primeira vez uma República – ex-escravos assumiram o poder.
− As autoridades temiam a influência dessa resistência.
→ A conquista da América resultou no aniquilamento não só dos valores culturais, mas em muitos casos, da própria população indígena.
− A maioria dos índios não existe mais, e os que existem hoje, são descendentes daqueles que, pelo fato de habitarem regiões mais distantes do litoral, entraram em contato mais tarde com os colonos.

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