terça-feira, 5 de novembro de 2013

Chave de correção - Capítulo 3 - 2ª série - En sino Médio - EEEFM "Professora Filomena Quitiba"



2ª SÉRIE – EEEFM PROFESSORA FILOMENA QUITIBA - MATUTINO
CHAVE DE CORREÇÃO – ATIVIDADES – UNIDADE 1 – CAPÍTULO 03 – O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO LIBERAL NA SOCIEDADE CAPITALISTA E SEUS CRÍTICOS NO SÉCULO XIX


PÁGINA 102
Resposta pessoal. Com certeza não, pois o sistema capitalista impulsiona a concorrência que gera a exploração e a luta de classes tornando a sociedade desigual onde a maioria acaba sendo explorada por uma minoria que detém em suas mãos a propriedade privada.  

PÁGINA 103
Pois o movimento iluminista liberou o indivíduo do tradicionalismo da Idade Média, da superstição das igrejas, irracionalidade que dividia os homens em uma hierarquia estabelecida pelo nascimento. A liberdade a igualdade e a fraternidade passaram a ser slogans dos movimentos revolucionários influenciados pelas ideias iluministas.

PÁGINA 106
Rousseau defendia um governo onde o soberano e o povo pudessem ter um único e mesmo interesse para que o Estado se dirigisse sempre para a felicidade de todos. Essas ideias acabaram influenciando os jacobinos no processo revolucionário francês ao instituir o Período do Terror ao se oporem as ideias dos girondinos que acabaram excluindo o povo dos direitos de igualdade.

PÁGINA 111
Questão 01
Porque o poder do rei acabou sendo limitado pela autoridade das leis, Montesquieu criou a divisão dos três poderes para evitar o abuso de autoridade. Rousseau foi ainda mais longe, fazendo com que o direito da Nação prevalecesse sobre o direito divino dos reis. Os ataques da filosofia e do uso da razão golpearam a fé secular imposta pela igreja medieval.

Questão 04
Segundo o autor a maioria dos franceses passaram a pensar como Voltaire pois passaram a questionar a realidade em que viviam, defendendo dessa maneira a liberdade, a igualdade, convencidos de que vão refazer um mundo que só esperava por eles para se tornar melhor – liberdade de expressão e ação.

PÁGINA 114
Pode se ver povos vivendo na pobreza em terras vastíssimas, potencialmente férteis. Enquanto encontra-se por vezes, uma população numerosa vivendo na abundância em um território exíguo, ou em territórios que não são favorecidos por dons naturais.
Adam Smith explica dessa forma que as desigualdades de riqueza entre os povos é predominantemente causada pelo trabalho.

PÁGINA 115
Resposta pessoal.
A divisão do trabalho é sim uma prática comum nas fábricas na atualidade, já que indústrias de várias partes do mundo acabam produzindo partes de um mesmo produto, para fazer com que o custo da produção fique mais barato devido a grande concorrência capitalista.

PÁGINA 119
As ideologias dominantes nas revoluções europeias de 1848 foram os movimentos liberais e nacionais

PÁGINA 122
Sim, porque eles idealizavam uma sociedade igualitária, mais não tinham uma fundamentação científica para se chegar a esse tipo de sociedade e ao mesmo tempo acabam dependendo daqueles que detinham o poder em suas mãos para que para alcançarem o seu objetivo e se dependesse da burguesia essa igualdade nunca iria acontecer.

PÁGINA 123
Resposta pessoal.
Não, pois hoje os patrões não estão preocupados com o bem estar dos seus trabalhadores e sim com o lucro. Robert Owem preocupado com os problemas sociais fez grandes transformações em suas fábricas como a construção de casas para os seus funcionários, a participação dos lucros, redução da jornada de trabalho, a fundação de escolas para os filhos dos seus empregados.

PÁGINA 125
Resposta pessoal.
Com certeza, pois é a partir do convívio social que o indivíduo começa a formar os seus conceitos e as suas ideologias, é através desse convívio que passa a pensar coletivamente e defender aquilo que acha correto não somente para si mas para um todo.

PÁGINA 126
Para Bakunin, a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social.

PÁGINA 128
Questão 01
Ao governo, aos capitalistas (patrões).

Questão 02
Igualdade, ausência do Estado, de leis, de instituições de regulamentação, liberdade.

PÁGINA 132
Responda em seu caderno
Questão 01
Liberdade de expressão, combate a centralização do poder, combate as superstições religiosas, igualdade e liberdade.

Questão 02
Porque o pensamento liberal defendia uma liberdade econômica, a livre concorrência o que também era defendido pela burguesia para o acúmulo do capital.

Questão 03
A propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio, de produção e de contrato de trabalho.

Questão 05
O aumento da produtividade e a redução dos custos da produção, maior destreza doo trabalhador, economia de tempo.

Questão 08
Foi o período em que a consolidação da ordem burguesa, industrial e capitalista na Europa do século XIX, provocou grandes mudanças no mundo do trabalho como as precárias condições de vida dos trabalhadores, as longas jornadas de trabalho, a exploração em larga escala da mão de obra feminina e infantil, os baixíssimos salários e o surgimento dos bairros operários, onde conforto e higiene inexistiam.

Questão 09
Socialismo Utópico: Crítica ao liberalismo econômico, formação de comunidades autossuficientes e de livre cooperação, organização de um sistema de cooperativas de trabalho (escala nacional), atuação do Estado que, por meio da centralização da economia, evitaria os abusos típicos do capitalismo.
Socialismo Científico: Teoria da mais-valia, teoria do materialismo histórico, a teoria da luta de classes, a teoria do materialismo dialético.

Questão 10
Os socialista e os anarquistas se aproximavam quando defendiam a abolição da propriedade privada, a instalação de uma sociedade sem classes a inexistência de desigualdades sociais, a revolução dos trabalhadores.
Eles se distanciavam quando os anarquistas defendiam a imediata instalação de um sociedade comunista, sem a necessidade de uma etapa intermediária ( a ditadura do proletariado), defendida pelo socialismo científico.

PENSANDO NO ENEM

1. C

PENSANDO NO VESTIBULAR

1. E

2. A

3. C

4. A

5. A

6. B

7. A

8. A

9. B

10. E

11. A

12. B

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas