INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
→ CONCEITO DE HISTÓRIA:
- História é a ciência que estuda a mudança.
- História é vida, é movimento, é transformação.
- A História estuda a vida humana através do tempo: estuda o que os
homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
- Processo de transformação onde todos os homens são agentes das
constantes mudanças que ocorrem: processo histórico.
→ O TERMO HISTÓRIA:
- Os gregos foram os primeiros a utilizá-lo:
• Histor, originalmente, significava aquele que apreende pelo olhar,
aquele que sabe, o testemunho, aquele que testemunhou com seus próprios olhos
os acontecimentos.
• “História” (“his” + “oren”) significava apreender pelo olhar aquilo
que se sucede dinamicamente, ou seja, testemunhar os acontecimentos, a
realidade.
- Por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado
de suas pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido
particular de busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico.
- História passou a significar a busca, a pesquisa e também os
resultados compilados na obra histórica.
→ O AGENTE DA HISTÓRIA:
- O Homem é o agente fazedor da História
→ CULTURA:
- Cultura é a maneira de manifestar vida de
um grupo humano.
- É o conjunto das diversas formas naturais e
espirituais com que os indivíduos de um grupo convivem, nas quais atuam e se
comunicam e cuja experiência coletiva pode ser transmitida através de vias
simbólicas para a geração seguinte.
- o Homem
produz cultura: produz objetos e ideias de acordo com suas necessidades de
sobrevivência.
→ FONTES HISTÓRICAS:
− É todo vestígio da vida humana utilizado pelo historiador para
produzir conhecimento histórico.
• Vestígios (documento) que permitem a
reconstituição do passado.
└ Ex.: cartas, roupas,
fotografias depoimentos, pinturas, livros e etc.
− Para realizar seu
trabalho, o historiador costuma recorrer a fontes de pesquisas, que podem ser
escritas e não escritas.
• As fontes escritas
podem ser: jornais, revistas, cartas testamentos e outros.
• As fontes não
escritas podem ser:
└ Visuais -
construções, ou ruínas de monumentos, fotografias, quadros.
└ Orais -depoimentos e
relatos orais, músicas e etc.
→ FATO HISTÓRICO:
− Fato histórico é o objeto de estudo da História.
− Existem dois tipos de fatos:
• Fato Social: é o fato que não muda uma
realidade social mais ampla.
└ Ex: Aniversário, casamento, etc.
• Fato Histórico: Muda a realidade social
mais ampla.
└ Ex: A eleição de Barack Obama, O atentado
as Torres Gêmeas (World Trade Center), etc.
→ CIÊNCIAS AUXILIARES DA HISTÓRIA:
- Economia: estuda os meios de produção,
distribuição, consumo e circulação da riqueza.
- Sociologia: estuda o homem em sociedade.
- Geografia: estuda a superfície da terra no
seu aspecto físico e humano.
- Antropologia: estuda o homem no aspecto
biológico e cultural.
- Arqueologia: estuda as culturas extintas.
- Paleontologia: estuda os fósseis.
- Cronologia: localização dos fatos no tempo.
- Paleografia: escritos antigos em materiais
leves.
- Epigrafia: escritos antigos em materiais
pesados.
- Heráldica: brasões, escudos e insígnias.
- Numismática: moedas.
→ PARA QUE SERVE A HISTÓRIA?
- Para dar consciências aos homens do seu
poder de transformar a realidade.
→ A HISTÓRIA E O TEMPO:
− A história estuda a transformação e as
permanências das sociedades ao longo do tempo.
− O estudo tempo é
chamado de cronologia. A divisão do tempo pode ser feita de várias maneiras,
uma delas é o calendário. Há diversos calendários:
• O nosso é o
calendário cristão (o ano do nascimento de Cristo é o ano 1). Assim, todos
acontecimentos antes do nascimento de Cristo é representado por a.C. e depois é
d.C.
└ Ele por Júlio César
(Juliano). No século XVI, o papa Gregório XIII, fez uma reformulação que
resultou no calendário cristão gregoriano.
• O calendário judaico
O marco inicial do calendário judeu
é a criação do mundo. Ou seja, o mundo foi criado há 5774 anos.
• O calendário islâmico começa no dia 16 de
julho do ano 622. Marca a data em que Maomé fugiu de Meca para Medina, evento
conhecido com Hégira – De acordo com o calendário cristão eles estão no ano de
1392.
− Periodização Tradicional: Pré-História e
História.
• Pré-História:
└ Paleolítico.
└ Neolítico.
• História:
└ Idade Antiga: da invenção da escrita (4.000
a.C.) até a queda do império romano (476).
└ Idade Média: da queda do império romano até
a tomada de Constantinopla (1453).
└ Idade Moderna: da tomada de Constantinopla
até a Revolução Francesa (1789).
└ Idade Contemporânea: da Revolução Francesa
até os dias atuais.
→ TEORIA DA HISTÓRIA:
- A historiografia é a arte ou o modo de
escrever a História ou o estudo crítico da História.
- Os conceitos de espaço e de tempo,
essenciais no conhecimento histórico, evidenciam a inter-relação da História
com a Geografia.
- a História, como as outras formas de
conhecimento da realidade, está sempre se constituindo: o conhecimento que ela
produz nunca é perfeito ou acabado.
- a História dos homens na transformação da
natureza e na organização das sociedades é objeto de controvérsia permanente
para historiadores e cientistas sociais.
- o passado histórico não deve ser
apresentado de maneira única, como uma verdade absoluta, desvinculado das
discussões que envolvam o presente.
- o historiador não é homem neutro, imparcial
e isolado de sua época. O mundo de hoje contagia de alguma maneira o trabalho
do historiador, refletindo-se na reconstrução que ele elabora do passado.
- a compreensão do presente e o estudo do
passado não se relacionam entre si de forma mecânica, estreita e determinista.
→ PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA
− Patrimônio Cultural pode ser definido como
um conjunto de bens culturais, antigos e novos, representativo das
manifestações culturais de uma nação ou de um povo.
PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA
“Quando vivemos num lugar somos reconhecidos
por alguma coisa que fazemos, pelo que fazem nossos pais ou as pessoas com quem
vivemos, ou por coisas que nos vão acontecendo. Fazendo amigos, indo à escola,
trabalhando, ajudando aos outros, brincando, marcamos a nossa vida e as vidas
das pessoas que nos cercam.”
Tudo o que fazemos, o que criamos ou
inventamos, é a partir do que vemos, do que sentimos e do que aprendemos. E
tanta coisa! Há jeitos diferentes de viver, de tratar o meio ambiente e os
animais, de cuidar dos doentes, fazer festas e comidas. Também as brincadeiras,
as músicas que cantamos, as danças, os jogos, as histórias. Chamamos a este
conjunto de coisas de Patrimônio Cultural. Ele é constituído pelo que já
encontramos desde que nascemos, mas também pelo que vamos construindo e
acrescentando com a nossa vida e a nossa ação. É como uma “herança” que todos
recebemos ao nascer e que faz o conjunto dos bens que pertencem a um povo ou a
um país: o meio ambiente, tudo o que se escreve nos livros, o que se produz
nas artes, tudo o que se aprende e se faz para sobreviver (como o saber subir
em árvores, saber pescar, plantar e colher, saber cuidar dos animais, saber nadar...);
e tudo o mais que é necessário para viver bem (como cozinhar, costurar,
construir fabricar, instalar; assim como os objetos que se fabrica, as
construções, as cidades). Esta “herança” é o patrimônio cultural.
Somente conhecendo o patrimônio cultural de
uma comunidade podemos entender um pouco o que ela é: o que fazem as pessoas
que ali vivem, e até o que desejam e sonham, podemos enfim conhecer a sua
história. Por isto os historiadores, para escrever os livros de História, vão
procurar informações estudando os bens do patrimônio cultural. Eles pesquisam
dados do meio ambiente, buscam documentos nos arquivos, museus e bibliotecas, leem
livros, entrevistam pessoas, estudam outros tipos de bens culturais.
Podemos aprender História nos livros, mas
precisamos também entender como trabalham os historiadores e, como eles.
conhecer o que dizem os documentos, os monumentos, as fotografias, as
manifestações artísticas, os documentários da TV ou do cinema, os jornais,
ou o que nos dizem as lembranças dos mais velhos. Assim veremos como é fascinante
a nossa história, quanto há o que aprender com ela! Certamente vamos entender
e valorizar este patrimônio, que fala da nossa história e que, portanto, fala
sobre nós mesmos”.
Texto extraído: SANTOS, Lenalda Andrade e. Para
Conhecer a História de Sergipe. SEED. 1998.
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