segunda-feira, 17 de março de 2014

Atividade para casa - Revolução Russa - Questões objetivas



EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Nome: _____________________________________________________________________________   Série/Turma:__________
Assunto: Revolução Russa
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA – REVOLUÇÃO RUSSA – QUESTÕES OBJETIVAS

De acordo com o texto anterior, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I. A Primeira Guerra Mundial serviu de caminho para os revolucionários bolcheviques tomarem o poder.
II. Os mencheviques contrariaram os bolcheviques, daí a implantação do socialismo a partir de fevereiro de 1917.
III. O czar Nicolau II, partidário do bolchevismo, ajudou a derrubar o governo menchevique de A. Kerenski.
IV. Às vésperas da Revolução, o povo russo se encontrava em precárias condições econômicas.

Assinale:
(A) se todas as proposições estão incorretas.
(B) se todas as proposições estão corretas.
(C) se somente as proposições I e II estão corretas.
(D) se somente as proposições I, II e IV estão corretas.
(E) se somente as proposições I e IV estão corretas.

QUESTÃO 02
"Levantou-se, então, um trabalhador, de aspecto rude, terrivelmente indignado, furibundo: - Falo em nome dos proletários de Petrogrado, disse brutalmente - Somos pela insurreição. Vocês façam o que o que bem entenderem. Mas eu os previno: se deixarem que os Sovietes sejam destruídos, vocês morrerão para nós." (John Reed) 
O texto anterior relaciona-se com:
a) a atuação dos conselhos de representantes de trabalhadores, soldados e camponeses, na Revolução Russa de outubro de 1917.
b) a resistência dos comunistas, integrantes do Congresso dos Sovietes da União, à eleição de Boris Yeltsin como presidente da URSS.
c) a organização do Exército Vermelho por Stálin, durante a Revolução Russa de fevereiro de 1917.
d) ao golpe político implementado por membros do Soviete Supremo, em agosto de 1991, contra as reformas de Michail Gorbatchev.
e) a resistência do proletariado e militares ao programa intitulado Nova Política Econômica, defendida e posta em prática por Lenin.

QUESTÃO 03
(UFMG) Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917, houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com divergências na estratégia de encaminhamento do movimento. 

A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Para os mencheviques, sob a liderança de Stálin, era fundamental a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
b) Para os bolcheviques, liderados por Lênin, a burguesia deveria ser a condutora inicial da revolução de outubro de 1917, desenvolvendo o capitalismo e criando condições para a posterior implantação do socialismo.
c) Os sovietes, conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram atuação decisiva na gestão da revolução, mas perderam força em seguida, com a centralização das decisões assumida pelo Partido Comunista.
d) Trótsky, comandante do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a internacionalização do socialismo.

QUESTÃO 04
(FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a)Trotsky, em abril de 1924
b)Stalin, em agosto de 1929
c)Kerensky, em fevereiro de 1917
d)Kornilov, em setembro de 1921
e)Lenin, no início de 1918

QUESTÃO 05
O Estado Soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado.

Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:
a) expressionismo soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
b) abstracionismo proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a "ordenação sincrônica da sociedade comunista".
c) realismo socialista - que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social" do povo soviético.
d) romantismo comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.
e) concretismo operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de modelos -, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a "prevalência do concreto sobre o abstrato"- ideia básica no materialismo dialético.

QUESTÃO 06

"DECRETO SOBRE TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS”.
                                                                                                                   26 de outubro (8 de novembro) de 1917

1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.                                                                                                             Presidente do Soviete de Comissários do Povo - Vladimir Ulianov - Lênin"   (ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.)

A edição deste decreto pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder exprime a necessidade de
a) explicitar o caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses.

QUESTÃO 07
Interprete as imagens a seguir:
Essas imagens apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos "inimigos" do regime soviético.
A respeito do stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta:
a) Stalin empreendeu um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror, massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do socialismo real e do marxismo ocidental.
b) No plano econômico, foram estabelecidos os chamados Planos Quinquenais, responsáveis pela implementação da reforma agrária com distribuição de pequenas propriedades aos camponeses e incentivo ao consumo de bens domésticos que promoveu a melhoria do padrão de vida dos trabalhadores em relação ao mundo capitalista.
c) A segunda fotografia, ao retirar a figura de Trotski  demonstra a tentativa de eliminar não só a presença deste líder dos documentos oficiais, mas a sua própria memória em relação à Revolução Russa, quando defendia que a revolução socialista deveria ser limitada ao território russo para depois estendê-la a outros países, na chamada política do socialismo em um só país.
d) A imagem de Stalin como o grande líder da revolução pode ser atestada pela sua postura diante dos trabalhadores na foto.

QUESTÃO 08
(Ufrrj) Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o "comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921, no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a Nova Política Econômica.
            NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo: Brasiliense, 1981.

Sobre a chamada Nova Política Econômica é correto afirmar que:
a) ela reintroduziu práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia (como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os Kolkhozes.
d) seu resultado foi catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome em grande escala.
e) ela significou, com a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial, mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo. e pela técnica de adulteração de fotografias que retirou Trotski da segunda imagem. Estas iniciativas foram também implementadas nos programas radiofônicos e na produção de filmes pelo governo de Stalin  a fim de justificar as suas medidas impopulares no chamado "comunismo de guerra".

QUESTÃO 09
Relacione as duas colunas:

1. Revolução Russa - 1905
2. Revolução Russa - março de 1917
3. Revolução Russa - novembro de 1917

(    ) Derrubou a monarquia.
(    ) Foi resultado das derrotas russas frente ao Japão no auge da crise econômica.
(    ) Convocação da Duma, legalização dos partidos políticos e ampliação do direito de voto.
(    ) Governo Provisório integrado por elementos liberais da Duma.
(    ) Foi grandemente decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
(    ) Levou ao poder os Bolchevistas. A sequência correta é:

a) 1, 3, 2, 2, 3, 2
b) 2, 1, 1, 2, 2, 3
c) 1, 2, 2, 1, 3, 3
d) 3, 1, 1, 2, 3, 1
e) 2, 2, 3, 3, 2, 1

QUESTÃO 10
O Governo Provisório foi deposto; a maioria de seus membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega ao comitês camponeses dos bens dos grandes proprietários, da Coroa e da Igreja (...). Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembleia Constituinte (...). O Congresso decide que o exercício de todo o poder nas províncias é transferido para os sovietes dos deputados operários, camponeses e soldados, que terão de assegurar uma disciplina revolucionária perfeita. ("Declaração do Congresso dos Sovietes, novembro de 1917."
In Ferro, M. A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974, p.126.)

Sem a participação das forças locais, sem uma organização a partir de baixo dos camponeses e operários, por si mesmos, é impossível construir uma nova vida. Poderia responder-me que os sovietes serviram precisamente para esta função de criar uma organização a partir de baixo. Mas a Rússia hoje é uma República Soviética só no nome. (...) No momento atual, são os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.
(Kropotkin, P. "CARTA A LENIN", 04.03.1920. In: Tragtenberg, M. (org.). Kropotkin. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, p. 179.)

Após a leitura dos dois fragmentos, relativos à Revolução Russa de 1917, considere as afirmações a seguir:
I - No primeiro fragmento, o mencionado "governo provisório" é o governo czarista, vigente na Rússia antes da revolução de 1917, e derrubado por esta.
II - A "paz democrática" proposta a todas as nações, mencionada no primeiro fragmento, refere-se à suspensão da participação russa na Primeira Guerra Mundial.
III - O segundo fragmento, escrito dois anos e meio após o primeiro, concorda com a ideia, expressa no primeiro fragmento, de que o poder deve ficar nas mãos dos sovietes.
IV - O segundo fragmento discorda do primeiro, ao afirmar que o poder deve ficar com os comitês do partido, e não com os sovietes.
V - O segundo fragmento concorda com a ideia, indicada no primeiro fragmento, de atribuir todo o poder aos sovietes, mas afirma que isso não ocorreu ainda.

Indique quais das afirmações anteriores são corretas.
a) I, II e V
b) II, III e V
c) I, III, IV
d) III, IV e V
e) I, II e IV

Se você preferir pode imprima em formato PDF - Clique no link abaixo e faça o Download

http://www.4shared.com/office/AzBB-vTAce/ATIVIDADE_PARA_CASA_-_REVOLUO_.html

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas