EEEFM
“Professora Filomena Quitiba”
Nome:
_____________________________________________________________________________ Série/Turma:__________
Assunto: Revolução Russa
Professor:
Dayvid Machado Fernandes – História.
ATIVIDADE
DE HISTÓRIA – REVOLUÇÃO RUSSA – QUESTÕES OBJETIVAS
De acordo com o texto
anterior, analise as proposições abaixo e assinale a opção correta.
I. A Primeira Guerra
Mundial serviu de caminho para os revolucionários bolcheviques tomarem o poder.
II. Os mencheviques
contrariaram os bolcheviques, daí a implantação do socialismo a partir de
fevereiro de 1917.
III. O czar Nicolau
II, partidário do bolchevismo, ajudou a derrubar o governo menchevique de A.
Kerenski.
IV. Às vésperas da
Revolução, o povo russo se encontrava em precárias condições econômicas.
Assinale:
(A) se todas as
proposições estão incorretas.
(B) se todas as
proposições estão corretas.
(C) se somente as
proposições I e II estão corretas.
(D) se somente as
proposições I, II e IV estão corretas.
(E) se somente as
proposições I e IV estão corretas.
QUESTÃO 02
"Levantou-se, então, um trabalhador, de aspecto rude, terrivelmente
indignado, furibundo: - Falo em nome dos proletários de Petrogrado, disse
brutalmente - Somos pela insurreição. Vocês façam o que o que bem entenderem.
Mas eu os previno: se deixarem que os Sovietes sejam destruídos, vocês morrerão
para nós." (John Reed)
O texto anterior relaciona-se com:
a) a atuação dos conselhos de representantes de trabalhadores, soldados
e camponeses, na Revolução Russa de outubro de 1917.
b) a resistência dos comunistas, integrantes do Congresso dos Sovietes
da União, à eleição de Boris Yeltsin como presidente da URSS.
c) a organização do Exército Vermelho por Stálin, durante a Revolução
Russa de fevereiro de 1917.
d) ao golpe político implementado por membros do Soviete Supremo, em
agosto de 1991, contra as reformas de Michail Gorbatchev.
e) a resistência do proletariado e militares ao programa intitulado Nova
Política Econômica, defendida e posta em prática por Lenin.
QUESTÃO 03
(UFMG) Na queda do regime czarista e deflagração da Revolução Russa em 1917,
houve a participação de líderes, grupos e organizações de oposição com
divergências na estratégia de encaminhamento do movimento.
A esse respeito,
assinale a alternativa correta.
a) Para os
mencheviques, sob a liderança de Stálin, era fundamental a saída da Rússia da
Primeira Guerra Mundial, a fim de recuperar a economia, e a organização de um
partido de revolucionários profissionais e disciplinados que liderasse os
trabalhadores na deflagração imediata da revolução.
b) Para os
bolcheviques, liderados por Lênin, a burguesia deveria ser a condutora inicial
da revolução de outubro de 1917, desenvolvendo o capitalismo e criando
condições para a posterior implantação do socialismo.
c) Os sovietes,
conselhos formados por operários, camponeses e soldados, tiveram atuação
decisiva na gestão da revolução, mas perderam força em seguida, com a
centralização das decisões assumida pelo Partido Comunista.
d) Trótsky, comandante
do Exército Vermelho, defendia uma revolução limitada à Rússia, com a
construção de um Estado revolucionário forte, para em seguida buscar a
internacionalização do socialismo.
QUESTÃO 04
(FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios
de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a
saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a)Trotsky, em abril de
1924
b)Stalin, em agosto de
1929
c)Kerensky, em
fevereiro de 1917
d)Kornilov, em
setembro de 1921
e)Lenin, no início de
1918
QUESTÃO 05
O Estado Soviético,
formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura desse país toda e
qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades,
associada ao chamado "espírito burguês". Foi criada, então, uma
política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que
servissem de estímulo para a ideologia do proletariado.
Dessa forma, foi
consagrado um estilo conhecido por:
a) expressionismo
soviético - que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor
a "alma inquieta dos povos eslavos", que passaram a integrar a União
das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
b) abstracionismo
proletário - que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a
"ordenação sincrônica da sociedade comunista".
c) realismo socialista
- que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava
enaltecer a "combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência
social" do povo soviético.
d) romantismo
comunista - que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava
realizar a "idealização do mujique", o camponês russo típico, como
representante das raízes culturais russas.
e) concretismo
operário - que, através de uma concepção criadora autônoma - não resultante de
modelos -, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a
"prevalência do concreto sobre o abstrato"- ideia básica no
materialismo dialético.
QUESTÃO 06
"DECRETO SOBRE
TERRAS DA REUNIÃO DOS SOVIETES DE DEPUTADOS OPERÁRIOS E SOLDADOS”.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917
1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma
indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos
conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais
acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de
Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que
pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal
revolucionário. Presidente do Soviete de Comissários do Povo - Vladimir Ulianov -
Lênin" (ln: NENAROKOV, A. P. 1917: "a Revolução
mês a mês". Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.)
A edição deste decreto
pelo novo governo revolucionário russo imediatamente após a tomada do poder
exprime a necessidade de
a) explicitar o
caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a burguesia
russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder
dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa
da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos
antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de
fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a
propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de
Deputados e Camponeses.
QUESTÃO 07
Interprete as imagens a seguir:
Essas imagens
apresentam um dos recursos utilizados pelo stalinismo para a anulação dos
"inimigos" do regime soviético.
A respeito do
stalinismo na União Soviética, marque a alternativa correta:
a) Stalin empreendeu
um governo autoritário, com características totalitárias, espalhando o terror,
massacrando grupos considerados oposicionistas, cujas práticas foram
denunciadas e apuradas após sua morte, o que desencadeou uma grande crise do
socialismo real e do marxismo ocidental.
b) No plano econômico,
foram estabelecidos os chamados Planos Quinquenais, responsáveis pela
implementação da reforma agrária com distribuição de pequenas propriedades aos
camponeses e incentivo ao consumo de bens domésticos que promoveu a melhoria do
padrão de vida dos trabalhadores em relação ao mundo capitalista.
c) A segunda
fotografia, ao retirar a figura de Trotski
demonstra a tentativa de eliminar não só a presença deste líder dos
documentos oficiais, mas a sua própria memória em relação à Revolução Russa,
quando defendia que a revolução socialista deveria ser limitada ao território
russo para depois estendê-la a outros países, na chamada política do socialismo
em um só país.
d) A imagem de Stalin
como o grande líder da revolução pode ser atestada pela sua postura diante dos
trabalhadores na foto.
QUESTÃO 08
(Ufrrj) Leia o texto a seguir.
Em 1921, o problema nacional central era o da recuperação
econômica - o índice de desespero do país é eloquente: naquele ano, 36 milhões
de pessoas não tinham o que comer. Nas novas e ruinosas condições da paz, o
"comunismo de guerra" revelava-se insuficiente: era preciso estimular
mais efetivamente os mecanismos econômicos da sociedade. Assim, ainda em 1921,
no X Congresso do Partido, Lenin propõe um plano econômico de emergência: a
Nova Política Econômica.
NETO, J. P. "O que é Stalinismo". São Paulo:
Brasiliense, 1981.
Sobre a chamada Nova
Política Econômica é correto afirmar que:
a) ela reintroduziu
práticas de exploração econômica anteriores à Revolução Russa de 1917 que se
traduziram num abandono temporário de todas as transformações socialistas já
feitas e um retorno ao capitalismo.
b) ela consistiu na
manutenção de elementos econômicos socialistas, na organização da economia
(como o planejamento) e na permissão para o estabelecimento de elementos
capitalistas por meio da livre iniciativa em certos setores.
c) ela significou
fundamentalmente uma reforma agrária radical que promoveu a coletivização
forçada das propriedades agrárias e a construção de fazendas coletiva, os
Kolkhozes.
d) seu resultado foi
catastrófico, mesmo permitindo a volta controlada de relações capitalistas na
economia, já que ela ampliou ainda mais o nível de desemprego e produziu fome
em grande escala.
e) ela significou, com
a abertura para o capitalismo, um aumento substancial da produção industrial,
mas, ao mesmo tempo, por ter retirado todos os incentivos anteriormente
concedidos à produção agrícola, foi a razão da ruína do campo. e pela técnica
de adulteração de fotografias que retirou Trotski da segunda imagem. Estas
iniciativas foram também implementadas nos programas radiofônicos e na produção
de filmes pelo governo de Stalin a fim
de justificar as suas medidas impopulares no chamado "comunismo de
guerra".
QUESTÃO 09
Relacione as duas
colunas:
1. Revolução Russa -
1905
2. Revolução Russa -
março de 1917
3. Revolução Russa -
novembro de 1917
( ) Derrubou
a monarquia.
( ) Foi
resultado das derrotas russas frente ao Japão no auge da crise econômica.
( )
Convocação da Duma, legalização dos partidos políticos e ampliação do direito
de voto.
( )
Governo Provisório integrado por elementos liberais da Duma.
( ) Foi
grandemente decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
( ) Levou ao poder os Bolchevistas. A
sequência correta é:
a) 1, 3, 2, 2, 3, 2
b) 2, 1, 1, 2, 2, 3
c) 1, 2, 2, 1, 3, 3
d) 3, 1, 1, 2, 3, 1
e) 2, 2, 3, 3, 2, 1
QUESTÃO 10
O Governo Provisório foi deposto; a maioria de seus membros
está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática imediata a todas as
nações. Ele procederá à entrega ao comitês camponeses dos bens dos grandes
proprietários, da Coroa e da Igreja (...). Ele estabelecerá o controle operário
sobre a produção, garantirá a convocação da Assembleia Constituinte (...). O
Congresso decide que o exercício de todo o poder nas províncias é transferido
para os sovietes dos deputados operários, camponeses e soldados, que terão de
assegurar uma disciplina revolucionária perfeita. ("Declaração do
Congresso dos Sovietes, novembro de 1917."
In Ferro, M. A
REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917. São Paulo: Perspectiva, 1974, p.126.)
Sem a participação das forças locais, sem uma organização a
partir de baixo dos camponeses e operários, por si mesmos, é impossível
construir uma nova vida. Poderia responder-me que os sovietes serviram
precisamente para esta função de criar uma organização a partir de baixo. Mas a
Rússia hoje é uma República Soviética só no nome. (...) No momento atual, são
os comitês do partido e não os sovietes que governam a Rússia. E sua
organização padece de todos os defeitos da organização burocrática.
(Kropotkin, P. "CARTA A LENIN", 04.03.1920.
In: Tragtenberg, M. (org.). Kropotkin. Textos escolhidos. Porto Alegre: LPM, p. 179.)
Após a leitura dos
dois fragmentos, relativos à Revolução Russa de 1917, considere as afirmações a
seguir:
I - No primeiro
fragmento, o mencionado "governo provisório" é o governo czarista,
vigente na Rússia antes da revolução de 1917, e derrubado por esta.
II - A "paz
democrática" proposta a todas as nações, mencionada no primeiro fragmento,
refere-se à suspensão da participação russa na Primeira Guerra Mundial.
III - O segundo
fragmento, escrito dois anos e meio após o primeiro, concorda com a ideia,
expressa no primeiro fragmento, de que o poder deve ficar nas mãos dos
sovietes.
IV - O segundo
fragmento discorda do primeiro, ao afirmar que o poder deve ficar com os comitês
do partido, e não com os sovietes.
V - O segundo
fragmento concorda com a ideia, indicada no primeiro fragmento, de atribuir
todo o poder aos sovietes, mas afirma que isso não ocorreu ainda.
Indique quais das
afirmações anteriores são corretas.
a) I, II e V
b) II, III e V
c) I, III, IV
d) III, IV e V
e) I, II e IV
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