quarta-feira, 23 de março de 2016

ATIVIDADE - 1º ANO - 2016

 ATIVIDADE DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E PRÉ-HISTÓRIA

1) Com relação as fontes históricas, considere os textos a seguir:
I- Constitui um mecanismo que permite o historiador estudar e conhecer o passado
II-O trabalho com fontes históricas permite o historiador lidar também com o tempo
III- As fontes orais: entrevistas, os relatos, os causos, os contos, as lendas, etc. não são considerados validos como fontes históricas.
IV- Podemos dizer que fontes históricas são registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo da historia da humanidade.
A ordem dos itens corretos é:
a) I, II e III                  
b) somente I e II                   
c) somente I, II e IV
d) somente III e IV                 
e) somente a III

2) "A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas."
Ferreira Gullar
No que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto afirmar que:
a) o fato histórico não tem que ser, necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das pessoas.
b) a missão do historiador é, a partir dos documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua linearidade.
c) o trabalho do historiador é mostrar os fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica.
d) a nova História tem-se preocupado, basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a interpretação marxista da História.
e) a história marxista enfoca fatos históricos protagonizados por "Heróis", reforçando a ideologia da classe dominante.

3) A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009


Qual é a diferença entre cultura material e imaterial. Dê exemplos.

4) Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.        
(André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país)
O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura
a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América.

5) Os arqueólogos dividem a Pré-História humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o Paleolítico, é correto afirmar:
a) Os sítios arqueológicos do Paleolítico caracterizam-se pela existência de grandes casas de madeira, às vezes, acompanhadas de pequenos “altares” de pedra, demonstrando, assim, a presença de um pensamento religioso.
b) Os homens iniciaram a domesticação de cabras e ovelhas, fazendo uso da lã e do leite, e confeccionando roupas de couro para enfrentarem o rigoroso clima glacial.
c) Os homens viviam da caça e da coleta, utilizando instrumentos de pedra lascada, madeira e osso, vestindo peles de animais nas regiões mais frias, e elaborando belíssimas pinturas nas paredes das cavernas.
d) O homem começou, de forma ainda rudimentar, a trabalhar com metais, como o ferro e o ouro, deixando alguns belos ornamentos pessoais e iniciando a fabricação de armas e instrumentos mais eficientes.
e) Os homens já cultivavam algumas plantas, como o trigo e a cevada, armazenando sua pequena produção em recipientes muito simples, feitos de palha e madeira.

6) Observe a imagem e responda


7) Observe a imagem e responda:


No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas abaixo explica o que era a arte rupestre?
a) A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
b) Tipo de arte feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em madeira.
c) Pinturas feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste período.
d) Estilo artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras de arte em pequenos museus e galerias de arte.
e) N.d.r.a.

8) Para que um historiador possa transformar uma história vivida numa história contada, ele deve ir de encontro a uma série de etapas: Deve pensar no assunto a ser pesquisado; criar uma hipótese; buscar, analisar e separar as fontes históricas. Só desta maneira, conseguirá alcançar o seu alvo, concluído a sua pesquisa.
Levando em consideração o texto acima, as fontes históricas são de grande importância para a pesquisa, por isso especifique a que tipo de fonte as frases abaixo referem-se:
a) Fontes Escritas
b) Fontes Visuais
c) Cultura Material
d) Fontes Orais
e) Fontes Sonoras
(   ) Registros feitos pelo homem através de imagens e usados para o estudo de história.
(  ) Referem-se ás músicas e aos ritmos que fazem parte da cultura do homem de uma determinada época.
(  ) Materiais que acompanham a vida de uma determinada pessoa, família ou comunidade, como móveis, utensílios domésticos, ferramentas, roupas e etc.
(   ) Experiência humanas registradas em documentos escritos e utilizados para estudar história.
(  ) Relatos falados que passam  de  uma pessoa  a outra ou de uma geração a outra e permanecem na memória individual ou coletiva.
Marque a sequência correta:
a) d, c, e, a, b   
b) b, e, c, d, a   
c) b, e, c, a, d   
d) e, c, a, b, d

9) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento



Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros.
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.

10) (PUCSP) “... o tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.” (Carlos Drummond de Andrade, Mãos Dadas, 1940)
a) Se o presente é o tempo do poeta, resta ao historiador somente o tempo passado?
b) Justifique sua resposta, procurando discutir as relações que a História ou o historiador pode estabelecer entre presente e passado.

11) Atualmente, acostumamo-nos a separar a vida urbana das atividades agrícolas. No entanto, a agricultura teve papel fundamental na origem das primeiras vilas e cidades. Explique quais são as relações entre as primeiras atividades agrícolas e a formação de vilas e cidades.

12) As transformações provocadas pela agricultura e pela formação das primeiras vilas e cidades não afetaram apenas os hábitos alimentares e as formas de moradia. Elas também influenciariam a organização social e política dos grupos humanos sedentarizados. Com base nessa afirmação, explique como surgiram os primeiros reis e governantes.

13) A fotografia também é utilizada pelos historiadores como fonte histórica. Entretanto, assim como uma pintura, ela privilegia o ponto de vista do autor e desconsidera outros aspectos importantes de um acontecimento. A fotografia, além disso, cria a ilusão de que reproduz fielmente a realidade. Observe a tirinha do personagem Calvin e seu amigo, o tigre Aroldo. Ela demonstra como a fotografia pode retratar apenas um aspecto do fato e excluir outros detalhes que podem modificar a interpretação do acontecimento.


a) Se Calvin mostrar a alguém a fotografia que Haroldo tirou, o que essa pessoa vai pensar sobre a organização do quarto?
b) A partir da análise da tirinha, quais cuidados o historiador precisa tomar ao utilizar uma fotografia como fonte histórica?


0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas