ATIVIDADE DE HISTÓRIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS E PRÉ-HISTÓRIA
1) Com relação as fontes históricas,
considere os textos a seguir:
I- Constitui um mecanismo que permite o
historiador estudar e conhecer o passado
II-O trabalho com fontes históricas permite
o historiador lidar também com o tempo
III- As fontes orais: entrevistas, os
relatos, os causos, os contos, as lendas, etc. não são considerados validos
como fontes históricas.
IV- Podemos dizer que fontes históricas são
registros ou vestígios deixados pelo homem ao longo da historia da humanidade.
A
ordem dos itens corretos é:
a) I, II e III
b) somente I e II
c) somente I, II e IV
d) somente III e IV
e) somente a III
2)
"A História humana não se desenrola apenas nos campos de batalha e nos
gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais entre plantas e
galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos
colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas."
Ferreira Gullar
No
que refere ao fato histórico e à produção do conhecimento histórico, é correto
afirmar que:
a) o fato histórico não tem que ser,
necessariamente, um grande acontecimento; ele também se faz no cotidiano das
pessoas.
b) a missão do historiador é, a partir dos
documentos primários; estabelecer os fatos históricos e estudá-los em sua
linearidade.
c) o trabalho do historiador é mostrar os
fatos como realmente ocorreram, não cabendo uma abordagem crítica.
d) a nova História tem-se preocupado,
basicamente, em gerar uma produção histórica objetivando contestar a
interpretação marxista da História.
e) a história marxista enfoca fatos
históricos protagonizados por "Heróis", reforçando a ideologia da
classe dominante.
3)
A lei que transforma o funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro
foi aprovada em 2009
Qual
é a diferença entre cultura material e imaterial. Dê exemplos.
4)
Há cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores
antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na
tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada
itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais
cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.
(André Prous. O Brasil
antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país)
O texto associa o desenvolvimento da
agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do
Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura
a) favoreceu a ampliação das trocas
comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica
e as transmitiram aos povos guarani.
b) possibilitou que os povos que a
praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a
necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los.
c) proliferou, sobretudo, entre os povos
dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a
utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas.
d) difundiu-se, originalmente, na ilha de
Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as
populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos.
e)
era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e
que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes
fora da América.
5) Os arqueólogos dividem a Pré-História
humana em vários períodos, de acordo com as características tecnológicas e com
as formas de exploração da natureza. Com relação a um desses períodos, o
Paleolítico, é correto afirmar:
a) Os sítios arqueológicos do Paleolítico
caracterizam-se pela existência de grandes casas de madeira, às vezes,
acompanhadas de pequenos “altares” de pedra, demonstrando, assim, a presença de
um pensamento religioso.
b) Os homens iniciaram a domesticação de
cabras e ovelhas, fazendo uso da lã e do leite, e confeccionando roupas de
couro para enfrentarem o rigoroso clima glacial.
c) Os homens viviam da caça e da coleta,
utilizando instrumentos de pedra lascada, madeira e osso, vestindo peles de
animais nas regiões mais frias, e elaborando belíssimas pinturas nas paredes
das cavernas.
d) O homem começou, de forma ainda
rudimentar, a trabalhar com metais, como o ferro e o ouro, deixando alguns
belos ornamentos pessoais e iniciando a fabricação de armas e instrumentos mais
eficientes.
e) Os homens já cultivavam algumas plantas,
como o trigo e a cevada, armazenando sua pequena produção em recipientes muito
simples, feitos de palha e madeira.
6) Observe a imagem e responda
7) Observe a imagem e responda:
No Paleolítico
(Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas
abaixo explica o que era a arte rupestre?
a) A arte
rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais)
feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
b) Tipo de arte
feita na Pré-história que se baseava na pintura de quadros e escultura em
madeira.
c) Pinturas
feitas com sangue de animais nas paredes das primeiras igrejas, que surgiram neste
período.
d) Estilo
artístico desenvolvido na Pré-História onde os artistas podiam expor suas obras
de arte em pequenos museus e galerias de arte.
e) N.d.r.a.
8)
Para que um historiador possa transformar uma história vivida numa história
contada, ele deve ir de encontro a uma série de etapas: Deve pensar no assunto
a ser pesquisado; criar uma hipótese; buscar, analisar e separar as fontes
históricas. Só desta maneira, conseguirá alcançar o seu alvo, concluído a sua
pesquisa.
Levando
em consideração o texto acima, as fontes históricas são de grande importância
para a pesquisa, por isso especifique a que tipo de fonte as frases abaixo
referem-se:
a) Fontes
Escritas
|
b) Fontes
Visuais
|
c) Cultura
Material
|
d) Fontes
Orais
|
e) Fontes
Sonoras
|
( ) Registros feitos pelo homem através de
imagens e usados para o estudo de história.
( ) Referem-se ás músicas e aos ritmos que fazem
parte da cultura do homem de uma determinada época.
( ) Materiais que acompanham a vida de uma
determinada pessoa, família ou comunidade, como móveis, utensílios domésticos,
ferramentas, roupas e etc.
( ) Experiência humanas registradas em
documentos escritos e utilizados para estudar história.
( ) Relatos falados que passam de uma pessoa a
outra ou de uma geração a outra e permanecem na memória individual ou coletiva.
Marque a sequência
correta:
a) d, c, e, a, b
b) b, e, c, d, a
c) b, e, c, a, d
d) e, c, a, b, d
9) Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento
Qual a alternativa que apresenta
características das atividades do homem na fase neolítica?
a) Os homens praticavam uma economia
coletora de alimentos.
b) Os homens fabricavam seus instrumentos
para obtenção de alimentos e abrigo.
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia
comercial e já praticavam os juros.
e)
Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de
alimentos.
10) (PUCSP) “... o tempo é a minha matéria,
o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.” (Carlos Drummond de
Andrade, Mãos Dadas, 1940)
a) Se o presente é o tempo do poeta, resta
ao historiador somente o tempo passado?
b) Justifique sua resposta, procurando
discutir as relações que a História ou o historiador pode estabelecer entre
presente e passado.
11) Atualmente, acostumamo-nos a separar a
vida urbana das atividades agrícolas. No entanto, a agricultura teve papel
fundamental na origem das primeiras vilas e cidades. Explique quais são as
relações entre as primeiras atividades agrícolas e a formação de vilas e
cidades.
12) As transformações provocadas pela
agricultura e pela formação das primeiras vilas e cidades não afetaram apenas
os hábitos alimentares e as formas de moradia. Elas também influenciariam a
organização social e política dos grupos humanos sedentarizados. Com base nessa
afirmação, explique como surgiram os primeiros reis e governantes.
13) A fotografia também é utilizada pelos
historiadores como fonte histórica. Entretanto, assim como uma pintura, ela
privilegia o ponto de vista do autor e desconsidera outros aspectos importantes
de um acontecimento. A fotografia, além disso, cria a ilusão de que reproduz
fielmente a realidade. Observe a tirinha do personagem Calvin e seu amigo, o
tigre Aroldo. Ela demonstra como a fotografia pode retratar apenas um aspecto do
fato e excluir outros detalhes que podem modificar a interpretação do
acontecimento.
a) Se Calvin mostrar a alguém a fotografia
que Haroldo tirou, o que essa pessoa vai pensar sobre a organização do quarto?
b) A partir da análise da tirinha, quais
cuidados o historiador precisa tomar ao utilizar uma fotografia como fonte
histórica?
0 comentários:
Postar um comentário
Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid