EEEFM
“Professora Filomena Quitiba”
Série: 7ª
série – Ensino Fundamental
Assunto: Revolução
Industrial
Professor:
Dayvid Machado Fernandes – História.
A
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
→ A
partir de 1770, aproximadamente, houve na Inglaterra uma grande
transformação social e econômica chamada pelos estudiosos de Revolução
Industrial.
− Por que a
Revolução Industrial teve o seu início na Inglaterra?
• Revolução Inglesa
= transformações sociais, políticas e econômicas.
• Modernização da
agricultura - cercamentos - êxodo rural.
• Abundância de
carvão e ferro.
→ Artesanato
− Antes do
surgimento das fábricas, era o principal meio de organização da produção.
− Os artesão
conheciam todas as fases da fabricação de uma mercadoria.
• Compravam a
matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no.
• A produtividade
dependia do ritmo e da habilidade do artesão.
└ Por isso o
artesão não garantia uma produção em grande quantidade.
→ Sistema doméstico
− O artesão recebia
encomendas para produzirem em casa:
• Os empresários
forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final.
• O artesão ainda
mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas da produção e
controlava o seu tempo.
→ Manufatura
− Os artesão foram
agrupados em grandes galpões - controle da produção.
− A produção foi
dividida em diferentes etapas - divisão do trabalho.
− O trabalhador
passou a contar como apoio de ferramentas e algumas máquinas.
− A força de
trabalho passa a ser remunerada - salário.
→ A Indústria
Mecanizada
− Segunda metade do
século XVIII - a manufatura foi substituída pela maquinofatura.
• Motores a vapor
começaram a mover as máquinas = aumento da velocidade e a precisão da produção.
• A tarefa do
trabalhador era alimentar a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua
manutenção.
• principal
consequência - dependência do homem em relação a tecnologia.
→ A máquina substitui
o homem
− O trabalhador
deixou de ser dono dos instrumentos de trabalho.
− Perdeu o
conhecimento que tinha de todo o processo de produção.
− O trabalhador que
antes era um produtor se tornou um operador de máquinas.
− O ritmo da vida e
do trabalho deixou de ser determinado pelo ritmo da natureza para acompanhar o
da máquina.
→ A Instalação de
fábricas
− O aspecto mais
visível da Revolução Inglesa aconteceu nas cidades
• A construção de
fábricas
• Inchaço
populacional causado pelos cercamentos e êxodo rural.
→ A busca do lucro e
o uso de novas invenções
− A busca do lucro
tornou-se mais intensa - obter maior retorno financeiro com o menor custo e
tempo possível tornou-se a meta mais importante.
− O industrial
passou a investir incessantemente na melhoria da técnica de produção e no uso
de novas fontes de energia.
• A invenção do barco
a vapor e a inauguração da primeira ferrovia - agilizaram a comunicação entre
os países - possibilitaram o transporte de um volume maior de mercadoria.
→ Novos grupos sociais
− Burguesia -
classe constituída de proprietários da fábricas, das máquinas, dos bancos , do
comércio, etc.
− Proletariado - Trabalhador operário que surgiu com a
Revolução Industrial e que vive do salário que recebe.
→ Os impactos
ambientais da industrialização
− Com a Revolução
Industrial os homens estruturaram-se na crença de que os recursos naturais eram
infinitos e estavam a serviço do homem, apenas.
− Não havia a ideia
de que o consumo desenfreado de matérias-primas e o uso de combustíveis fósseis
pudessem causar danos ambientais, em muitos casos irreversíveis:
• Poluição das
águas;
• Alteração do
habitat de muitas espécies;
• A construção de
ferrovias devastou grandes áreas de vegetação;
• inchaço urbano =
problemas urbanos, como o acúmulo de lixo e dejetos.
→ Do campo para as
cidades
− A mudança para as
cidades significou a adoção de novos hábitos.
• A medição do
tempo estava relacionada aos ciclos da natureza - no ritmo das atividades
agrícolas e pastoris.
• Nas cidades
conheceram a disciplina do relógio.
└ O relógio passa a
ser difundido pelas fábricas para disciplinar o horário de entrada e saída dos
trabalhadores.
• A fim de garantir
a nova disciplina, os patrões contrataram supervisores para vigiar o trabalho
nas fábricas.
• Instituíram
prêmios e multas.
→ Ruas, moradias e
alimentação
− Bairros de ruas
estreitas, sinuosas e sujas, aspecto esfumaçado, cheiro nauseante de sujeira e
alimentos estragados, a miséria tomava conta das ruas.
− As casas
operárias se localizava próximo as fábricas, dois andares e geminadas, abrigava
um grande número de pessoas - os banheiros eram fossas e exalavam um cheiro
horrível.
− A água era
fornecida em bicas, poços e fontes públicas espalhadas pelas cidades - eram
comum a formação de filas para obtenção do precioso líquido.
− A alimentação era
nas casas operárias era muito pobre e as péssimas condições, diversas doenças,
como a cólera e a tuberculose, atingiam com frequência os trabalhadores e suas
famílias.
→ As lutas operárias
e os sindicatos - a organização da classe operária
− No início do
século XVIII, os tecelões ingleses organizaram as primeiras associações
trabalhistas - fundaram pequenos clubes - o objetivo era obter aumentos de
salários - passaram a representar uma ameaça aos capitalistas.
− Destruindo as
máquinas - ludismo
• A vida dos
operários era extremamente difícil:
└ Trabalhavam de 14
a 16 horas por dia
└ Não havia férias,
descanso semanal remunerado ou qualquer outro direito trabalhista.
└ A mecanização do
trabalho causava a dispensa de muitos trabalhadores.
• Muitos
trabalhadores reagiram destruindo as máquinas - vistas como responsáveis pelo
desemprego e pela miséria.
• O movimento foi
violentamente reprimido pelas autoridades, que chegaram a aplicar a pena de
morte aos envolvidos.
− O movimento
cartista
• Foi o primeiro
movimento da classe operária inglesa a reivindicar direitos políticos e a
adquirir um caráter nacional.
• O movimento
nasceu em Londres, em 1838 - quando foi enviado ao Parlamento inglês a Carta
do Povo, que requeriam:
└ Voto secreto
└ Sufrágio
universal masculino
└ Parlamentos
renovados anualmente.
• A petição recebeu
mais de um milhão de assinaturas - a recusa do Parlamento em aprovar a carta
desencadeou uma onda de greves, manifestações e prisões.
• Por volta de
1840, o movimento apresentou uma segunda petição, bem mais radical que a
primeira.
└ Alem das
reivindicações iniciais, o documento exigia aumento de salário para os
operários e redução da jornada de trabalho.
└ Recebeu cerca de
3,3 milhões de assinaturas.
• Aos poucos, as
lutas operárias surtiram efeito - as leis trabalhistas do século XIX e início
do século XX melhoraram as condições de trabalho nas fábricas.
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