sábado, 5 de março de 2016

ESQUEMA 02 - 7ª SÉRIE - 2016


EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 7ª série – Ensino Fundamental
Assunto: Revolução Industrial
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História.

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

→ A partir de 1770, aproximadamente, houve na Inglaterra uma grande transformação social e econômica chamada pelos estudiosos de Revolução Industrial.
− Por que a Revolução Industrial teve o seu início na Inglaterra?
• Revolução Inglesa = transformações sociais, políticas e econômicas.
• Modernização da agricultura - cercamentos - êxodo rural.
• Abundância de carvão e ferro.
Artesanato
− Antes do surgimento das fábricas, era o principal meio de organização da produção.
− Os artesão conheciam todas as fases da fabricação de uma mercadoria.
• Compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no.
• A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão.
└ Por isso o artesão não garantia uma produção em grande quantidade.
Sistema doméstico
− O artesão recebia encomendas para produzirem em casa:
• Os empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final.
• O artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas da produção e controlava o seu tempo.


Manufatura
− Os artesão foram agrupados em grandes galpões - controle da produção.
− A produção foi dividida em diferentes etapas - divisão do trabalho.
− O trabalhador passou a contar como apoio de ferramentas e algumas máquinas.
− A força de trabalho passa a ser remunerada - salário.
A Indústria Mecanizada
− Segunda metade do século XVIII - a manufatura foi substituída pela maquinofatura.
• Motores a vapor começaram a mover as máquinas = aumento da velocidade e a precisão da produção.
• A tarefa do trabalhador era alimentar a máquina, controlar sua velocidade e zelar por sua manutenção.
• principal consequência - dependência do homem em relação a tecnologia.
A máquina substitui o homem
− O trabalhador deixou de ser dono dos instrumentos de trabalho.
− Perdeu o conhecimento que tinha de todo o processo de produção.
− O trabalhador que antes era um produtor se tornou um operador de máquinas.
− O ritmo da vida e do trabalho deixou de ser determinado pelo ritmo da natureza para acompanhar o da máquina.
A Instalação de fábricas
− O aspecto mais visível da Revolução Inglesa aconteceu nas cidades
• A construção de fábricas
Inchaço populacional causado pelos cercamentos e êxodo rural.
A busca do lucro e o uso de novas invenções
− A busca do lucro tornou-se mais intensa - obter maior retorno financeiro com o menor custo e tempo possível tornou-se a meta mais importante.
− O industrial passou a investir incessantemente na melhoria da técnica de produção e no uso de novas fontes de energia.
• A invenção do barco a vapor e a inauguração da primeira ferrovia - agilizaram a comunicação entre os países - possibilitaram o transporte de um volume maior de mercadoria.
 Novos grupos sociais
Burguesia - classe constituída de proprietários da fábricas, das máquinas, dos bancos , do comércio, etc.
Proletariado  - Trabalhador operário que surgiu com a Revolução Industrial e que vive do salário que recebe.
Os impactos ambientais da industrialização
− Com a Revolução Industrial os homens estruturaram-se na crença de que os recursos naturais eram infinitos e estavam a serviço do homem, apenas.
− Não havia a ideia de que o consumo desenfreado de matérias-primas e o uso de combustíveis fósseis pudessem causar danos ambientais, em muitos casos irreversíveis:
• Poluição das águas;
• Alteração do habitat de muitas espécies;
• A construção de ferrovias devastou grandes áreas de vegetação;
• inchaço urbano = problemas urbanos, como o acúmulo de lixo e dejetos.
Do campo para as cidades
− A mudança para as cidades significou a adoção de novos hábitos.
• A medição do tempo estava relacionada aos ciclos da natureza - no ritmo das atividades agrícolas e pastoris.
• Nas cidades conheceram a disciplina do relógio.
└ O relógio passa a ser difundido pelas fábricas para disciplinar o horário de entrada e saída dos trabalhadores.
• A fim de garantir a nova disciplina, os patrões contrataram supervisores para vigiar o trabalho nas fábricas.
• Instituíram prêmios e multas.
Ruas, moradias e alimentação
− Bairros de ruas estreitas, sinuosas e sujas, aspecto esfumaçado, cheiro nauseante de sujeira e alimentos estragados, a miséria tomava conta das ruas.
− As casas operárias se localizava próximo as fábricas, dois andares e geminadas, abrigava um grande número de pessoas - os banheiros eram fossas e exalavam um cheiro horrível.
− A água era fornecida em bicas, poços e fontes públicas espalhadas pelas cidades - eram comum a formação de filas para obtenção do precioso líquido.
− A alimentação era nas casas operárias era muito pobre e as péssimas condições, diversas doenças, como a cólera e a tuberculose, atingiam com frequência os trabalhadores e suas famílias.
As lutas operárias e os sindicatos - a organização da classe operária
− No início do século XVIII, os tecelões ingleses organizaram as primeiras associações trabalhistas - fundaram pequenos clubes - o objetivo era obter aumentos de salários - passaram a representar uma ameaça aos capitalistas.
− Destruindo as máquinas - ludismo
• A vida dos operários era extremamente difícil:
└ Trabalhavam de 14 a 16 horas por dia
└ Não havia férias, descanso semanal remunerado ou qualquer outro direito trabalhista.
└ A mecanização do trabalho causava a dispensa de muitos trabalhadores.
• Muitos trabalhadores reagiram destruindo as máquinas - vistas como responsáveis pelo desemprego e pela miséria.
• O movimento foi violentamente reprimido pelas autoridades, que chegaram a aplicar a pena de morte aos envolvidos.
− O movimento cartista
• Foi o primeiro movimento da classe operária inglesa a reivindicar direitos políticos e a adquirir um caráter nacional.
• O movimento nasceu em Londres, em 1838 - quando foi enviado ao Parlamento inglês a Carta do Povo, que requeriam:
└ Voto secreto
└ Sufrágio universal masculino
└ Parlamentos renovados anualmente.
• A petição recebeu mais de um milhão de assinaturas - a recusa do Parlamento em aprovar a carta desencadeou uma onda de greves, manifestações e prisões.
• Por volta de 1840, o movimento apresentou uma segunda petição, bem mais radical que a primeira.
└ Alem das reivindicações iniciais, o documento exigia aumento de salário para os operários e redução da jornada de trabalho.
└ Recebeu cerca de 3,3 milhões de assinaturas.
• Aos poucos, as lutas operárias surtiram efeito - as leis trabalhistas do século XIX e início do século XX melhoraram as condições de trabalho nas fábricas.


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