EEEFM “Professora
Filomena Quitiba”
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Série: 3ª série – Ensino Médio
Assunto: Iluminismo e Revolução Francesa
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História.
ILUMINISMO E REVOLUÇÃO FRANCESA
→ Iluminismo e noções de liberdade - o
contexto histórico do Iluminismo
− Nós séculos XVII e XVIII, na Europa Ocidental ainda
predominava uma estrutura social, política, econômica e cultural, que
privilegiava um pequeno grupo = ANTIGO REGIME.
− No século XVIII muitos pensadores concluíram que as
pessoas precisavam abandonar muitas crenças, práticas e ideias aparentemente
absurdas e buscar substituí-las por outras mais interessantes e racionais.
• Este século ficou conhecido como século das luzes
ou da ilustração ou idade da razão.
• A maneira de pensar as coisas vinha mudando desde os
séculos XV e XVI.
└ Renascimento cultural
└ Revoluções inglesas – fim do absolutismo –
introdução do parlamento.
└ A dominação cultural exercida pelas igrejas passou a
ser bastante criticada: Fé X
Razão.
→ As ideias da
ilustração
− As ideias eram discutidas e elaboradas, sempre tendo
como fundamento a razão e a natureza humana.
− Das muitas propostas discutidas pelos iluministas,
as três que ficaram mais evidentes referem-se a liberdade, igualdade de leis
e defesa da propriedade privada.
− Os filósofos do iluminismo
• Jhohn Locke (1632 a 1704)
└ Para ele, a sociedade civil, que veio substituir o
estado natural, tem dois poderes essenciais: o Legislativo, que elabora
as leis e o Executivo, que administra o país. Estes dois poderes devem
estar em diferentes mãos para evitar possíveis abusos.
└ A autoridade do governo provinha do consenso dos
governados – se o governante não respeitasse sua parte do contrato, os
governados tinham o direito de se rebelar, até depor o governante.
└ A proposta de Locke não defendia a democracia como
conhecemos hoje – para ele somente as pessoas que tinham propriedade privada
tinha o direito de escolher os governantes.
− Os principais iluministas franceses
foram:
• Montesquieu (1689 – 1755)
└ O poder podia ser dividido em três partes
principais: legislativo, executivo e judiciário.
└ A separação garantia a liberdade evitando o abuso de
poder.
• Voltaire (1694 – 1778)
└ Defendia a liberdade de expressão e condenava
toda a intolerância religiosa.
└ Para ele as pessoas deveriam se tornar mais esclarecidas, libertando-se dos
preconceitos, das superstições, da ignorância e do fanatismo.
└ Era um defensor da monarquia, desde que o rei se
cercasse de conselheiros esclarecidos.
• Jean-Jacques Rousseau ( 1712 a 1778)
└ Defendia um Estado republicano, em que as pessoas
renunciassem à vontade individual em favor da vontade geral a sociedade, mas
conservassem o direito à voz no estabelecimento das leis, que governariam suas
vidas.
└ Para ele o progresso trazido pelo uso da razão
trazia benefícios, mas estes nunca eram distribuídos igualmente entre os
homens, prevalecendo a desigualdade e a
tirania.
• Denis Diderot e D’Alembert:
└ Organizaram a Enciclopédia reunindo todo o
alcance intelectual da época, cobrindo todos os assuntos discutidos pelo
Iluminismo.
└ Para Diderot a finalidade da Enciclopédia era reunir
os conhecimentos e expor aos homens de seu tempo, e transmiti-los a gerações
futuras a fim de que aquilo que foi realizado no passado não caísse no
esquecimento e, assim, tornando-se mais instruídos, os homens seriam mais
virtuosos e mais felizes.
− O pensamento iluminista era, ao
mesmo tempo, elitista e progressista, já que era voltado pra um público
instruído.
− Razão e progresso eram à base do pensamento
iluminista.
→ O
despotismo esclarecido
− Alguns soberanos europeus também se interessaram
pela efervescência cultural e, inspirados pelas ideias iluministas, começaram a
demonstrar consciência de que seu povo tinha direito a algo em troca do
pagamento de impostos e do envio de seus filhos para as guerras.
− Apesar dos contatos com filósofos iluministas e das
reformas que fizeram em seus países, nenhum monarca chegou a ponto de colocar
em perigo o princípio do governo autocrático (concentrado em uma só pessoa).
→ Uma revolução contra o absolutismo e
contra a miséria?
− A Revolução Francesa foi o marco principal do início
da colocação em prática do modelo político social preconizado pelo Iluminismo.
− A Revolução Francesa, como movimento, ocorreu entre 1789
e 1799.
− A Tomada da Bastilha (14 de julho de 1789) é
considerada o marco inicial d Revolução Francesa.
• O rei estava com os seus poderes limitados e a
nobreza seria tratada no mesmo nível das demais categorias sociais.
→Os principais
problemas da França pré-revolucionária
− Os problemas políticos
• No final do século XVII e início do XVIII, a França
conheceu o esplendor da sua monarquia absolutista no governo de Luís XIV,
conhecido como “Rei Sol”. Este esplendor trouxe muitos gastos para a França e
os sucessores de Luís XIV não conseguiram se manter da mesma forma.
• O Estado absolutista francês, controlava a economia,
não permitia a participação da maioria da população na vida política do país –
A justiça era também controlada pelo Estado e pelas pessoas ligadas ao Rei, na
sua maioria nobres e clérigos (padres e bispos).
└ Monarquia vinha sendo contestada e os privilégios
concedidos a nobreza e o clero postos em cheque.
− O problema social
• A sociedade francesa era uma sociedade estamental
típica do Antigo Regime, dividida em três ordens ou Estados: Clero, Nobreza
e Terceiro Estado.
• A situação das camadas pobres que já era ruim ficou
ainda pior, em 1788.
└ Período de más colheitas: Tempestades
violentas e inverno rigoroso comprometia as plantações causando o aumento no
preço os alimentos.
└ A Inglaterra aproveitando o tratado de livre
comércio feito com a França em 1786 inunda o mercado francês com os seus
produtos, aplicando um golpe demolidor nas fábricas locais e provocando o
desemprego.
− O problema financeiro
• O déficit (saldo negativo) das finanças reais
não parava de se aprofundar em razão do crescimento constante das despesas
públicas e da inflação generalizada.
• Outra razão desse déficit era o crescimento
impressionante do orçamento militar.
└ As guerras nas quais a França se envolveu ficaram
mais caras, já que exigiam uma frota importante e uma marinha poderosa, e a
construção de navios de guerra onerava pesadamente o orçamento.
└ A ajuda aos EUA na guerra de independência custou à
França muito dinheiro – Necker precisou recorrer a gigantescos
empréstimos em 1788, a dívida era a metade do orçamento do Estado.
→A reinvenção da cidadania: novo
conceito para um novo tempo.
− Um dos problemas para o rei resolver era a questão
financeira, pois a dívida era enorme e crescente, não se conseguiam mais
empréstimos, e a arrecadação caia a cada ano.
• O rei nomeou, em 1787, Calonne, como Ministro das
Finanças.
└ Este quis implantar um sistema onde todos pagariam
impostos, mas não conseguiu e foi demitido por preções políticas.
• Em 1789, por sugestão da nobreza e
do clero, Luís XVI convocou os Estados Gerais, para encontrarem uma
proposta que fosse do agrado de todos e resolvesse o problema.
└ O Terceiro Estado que representava 96% da população
exigiu que os seus deputados fossem o dobro dos deputados escolhidos pelo rei –
este aceitou a proposta.
└ Depois foi exigido que a votação fosse por cabeça
e não por estado – o rei não aceitou e a partir daí os fatos se
precipitaram.
− Os representantes do Terceiro
Estado, com o apoio de vários representantes do clero e da nobreza,
desrespeitando ao rei, formaram uma Assembleia Nacional com poderes para
resolver a questão e autorizar que os impostos fossem cobrados a pessoas de
todos os Estados.
• Em 09 de julho de 1789, proclamaram-se Assembleia
Nacional Constituinte.
− No dia 14 de julho de 1789,
ocorreu a Tomada da Bastilha simbolizando assim, o início da Revolução
Francesa.
− Logo após a Tomada da Bastilha, as notícias do
levante na capital espalharam-se.
• No campo surgiram levantes violentos.
− Na Assembleia Nacional, os próprios
nobres propuseram a abolição da maioria dos seus privilégios.
• Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia divulgou sua
retumbante Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
└ “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as
leis; a ignorância, o esquecimento e o desprezo são as únicas causas da miséria
do povo e da corrupção dos governos.”
− A Assembleia Nacional Constituinte
elaborou uma constituição para França em 1791.
• Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
• Monarquia Constitucional
• Os cidadãos foram divididos em passivos e ativos – Voto
censitário.
• Foi elaborada uma Constituição Civil do Clero.
└ O clero passava a ser funcionário público e os bens
da igreja foram nacionalizados.
→ Da intenção ao gesto: liberdade e
terror
− O movimento se radicalizava: mudanças profundas e
terror.
− Desesperado o rei Luís XVI tenta fugir do país, mas
é capturado em Varenes.
• Voltando para Paris teve que assinar a constituição
elaborada pelos deputados da Assembleia Constituinte.
• O povo acusava o Rei de traição e invadiram o
palácio – o Rei foi preso e a monarquia abolida.
− Em 1792, foram convocadas eleições
pra uma convenção que iria governar o país, que passou a ser uma República.
• A Convenção era composta por 749 deputados de três
principais tendências:
└ A Planície ou Pântano - em alguns momentos apoiavam os Girondinos noutros os Jacobinos - porém, geralmente
eram conservadores - Sentavam no centro.
└ Os Girondinos - Grande burguesia comercial e
nobres liberais - queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores
urbanos e rurais na política - sentavam-se a direita.
└ Os Jacobinos - pequena burguesia e classe
média - defendiam uma sociedade igualitária - sentavam-se a esquerda.
− Os girondinos que de início
comandavam a convenção, tentaram conter as pressões das camadas populares, mas
não obtiveram sucesso.
• O Rei foi julgado, condenado e guilhotinado.
− Após a execução do rei os
girondinos perderam o comando da Convenção passou para os jacobinos.
• Foi formado o Comitê de Salvação Pública –
para tentar reverter a situação da França na guerra, conter a insatisfação
popular e salvar a revolução.
└ Criação da lei do Máximo – que congelava os
preços das mercadorias.
└ Foi estabelecido o sufrágio universal - direito de voto para todos os franceses
maiores de 21 anos (menos as mulheres).
└ Criação das terras comunais – as terras dos
emigrados e contrarrevolucionários foram
confiscadas e distribuídas entre os camponeses. (reforma agrária)
└ Foi decretado o fim da escravidão nas
colônias francesas.
└ Criação das escolas primárias públicas.
• Criou-se um exército
revolucionário, que varreu o país espalhando o pânico entre os opositores.
− Entre os jacobinos ,
destacou-se Robespierre, que passou a comandar a Convenção instalando
uma ditadura que levou ao Terror.
• Os ideais revolucionários foram impostos pela força
física ou psicológica.
└ Mudança no calendário.
└ Tentativa de instituir uma nova religião.
• Robespierre, por ser muito
autoritário e ter executado muitas pessoas, começou a perder o apoio de alguns
jacobinos, do povo e da burguesia.
└ Isolado, caiu e foi levado a guilhotina no final de
julho de 1794, dia 09 de Termidor, por isso esse episódio ficou conhecido como Reação
Termidoriana.
└ Sua queda significou o fim do radicalismo e também
das conquistas populares – pois o poder passou a ser controlado pela alta
burguesia.
→A revolução
não podia avançar
− Os deputados da Planície passaram a comandar o país
– mantiveram a República e instalaram o Diretório ( governo formado por
5 diretores).
− O terror continuava contra os líderes populares -
Terror Branco
− As conquistas populares foram em grande parte
retiradas e foi estabelecida uma nova constituição.
− Em pouco tempo a população de Paris começava a se
decepcionar com o Diretório.
− Cansados da guerra, da crise política e das dificuldades
econômicas, o Diretório tentou criar um governo forte através de Napoleão
Bonaparte, que acabou dando um golpe de Estado em 1799, que ficou conhecido
como 18 de Brumário.
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