quarta-feira, 27 de julho de 2016

ESQUEMA 07 - 3º ANO - 2016


EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 3ª série – Ensino Médio
Assunto: Iluminismo e Revolução Francesa
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História.

ILUMINISMO E REVOLUÇÃO FRANCESA

Iluminismo e noções de liberdade - o contexto histórico do Iluminismo
− Nós séculos XVII e XVIII, na Europa Ocidental ainda predominava uma estrutura social, política, econômica e cultural, que privilegiava um pequeno grupo = ANTIGO REGIME.
− No século XVIII muitos pensadores concluíram que as pessoas precisavam abandonar muitas crenças, práticas e ideias aparentemente absurdas e buscar substituí-las por outras mais interessantes e racionais.
• Este século ficou conhecido como século das luzes ou da ilustração ou idade da razão.
• A maneira de pensar as coisas vinha mudando desde os séculos XV e XVI.
└ Renascimento cultural
└ Revoluções inglesas – fim do absolutismo – introdução do parlamento.
└ A dominação cultural exercida pelas igrejas passou a ser bastante criticada:  Fé   X    Razão.
As ideias da ilustração
− As ideias eram discutidas e elaboradas, sempre tendo como fundamento a razão e a natureza humana.
− Das muitas propostas discutidas pelos iluministas, as três que ficaram mais evidentes referem-se a liberdade, igualdade de leis e defesa da propriedade privada.
− Os filósofos do iluminismo
Jhohn Locke (1632 a 1704)
└ Para ele, a sociedade civil, que veio substituir o estado natural, tem dois poderes essenciais: o Legislativo, que elabora as leis e o Executivo, que administra o país. Estes dois poderes devem estar em diferentes mãos para evitar possíveis abusos.
└ A autoridade do governo provinha do consenso dos governados – se o governante não respeitasse sua parte do contrato, os governados tinham o direito de se rebelar, até depor o governante.
└ A proposta de Locke não defendia a democracia como conhecemos hoje – para ele somente as pessoas que tinham propriedade privada tinha o direito de escolher os governantes.
− Os principais iluministas franceses foram:
Montesquieu (1689 – 1755)
└ O poder podia ser dividido em três partes principais: legislativo, executivo e judiciário.
└ A separação garantia a liberdade evitando o abuso de poder.
Voltaire (1694 – 1778)
└ Defendia a liberdade de expressão e condenava toda a intolerância religiosa.
└ Para ele as pessoas deveriam se  tornar mais esclarecidas, libertando-se dos preconceitos, das superstições, da ignorância e do fanatismo.
└ Era um defensor da monarquia, desde que o rei se cercasse de conselheiros esclarecidos.
Jean-Jacques Rousseau ( 1712 a 1778)
└ Defendia um Estado republicano, em que as pessoas renunciassem à vontade individual em favor da vontade geral a sociedade, mas conservassem o direito à voz no estabelecimento das leis, que governariam suas vidas.
└ Para ele o progresso trazido pelo uso da razão trazia benefícios, mas estes nunca eram distribuídos igualmente entre os homens, prevalecendo a desigualdade e a  tirania.
Denis Diderot e D’Alembert:
└ Organizaram a Enciclopédia reunindo todo o alcance intelectual da época, cobrindo todos os assuntos discutidos pelo Iluminismo.
└ Para Diderot a finalidade da Enciclopédia era reunir os conhecimentos e expor aos homens de seu tempo, e transmiti-los a gerações futuras a fim de que aquilo que foi realizado no passado não caísse no esquecimento e, assim, tornando-se mais instruídos, os homens seriam mais virtuosos e mais felizes.
− O pensamento iluminista era, ao mesmo tempo, elitista e progressista, já que era voltado pra um público instruído.
Razão e progresso eram à base do pensamento iluminista.
O despotismo esclarecido
− Alguns soberanos europeus também se interessaram pela efervescência cultural e, inspirados pelas ideias iluministas, começaram a demonstrar consciência de que seu povo tinha direito a algo em troca do pagamento de impostos e do envio de seus filhos para as guerras.
− Apesar dos contatos com filósofos iluministas e das reformas que fizeram em seus países, nenhum monarca chegou a ponto de colocar em perigo o princípio do governo autocrático (concentrado em uma só pessoa).

Uma revolução contra o absolutismo e contra a miséria?
− A Revolução Francesa foi o marco principal do início da colocação em prática do modelo político social preconizado pelo Iluminismo.
− A Revolução Francesa, como movimento, ocorreu entre 1789 e 1799.
− A Tomada da Bastilha (14 de julho de 1789) é considerada o marco inicial d Revolução Francesa.
• O rei estava com os seus poderes limitados e a nobreza seria tratada no mesmo nível das demais categorias sociais.
Os principais problemas da França pré-revolucionária
− Os problemas políticos
• No final do século XVII e início do XVIII, a França conheceu o esplendor da sua monarquia absolutista no governo de Luís XIV, conhecido como “Rei Sol”. Este esplendor trouxe muitos gastos para a França e os sucessores de Luís XIV não conseguiram se manter da mesma forma.
• O Estado absolutista francês, controlava a economia, não permitia a participação da maioria da população na vida política do país – A justiça era também controlada pelo Estado e pelas pessoas ligadas ao Rei, na sua maioria nobres e clérigos (padres e bispos).
└ Monarquia vinha sendo contestada e os privilégios concedidos a nobreza e o clero postos em cheque.
− O problema social
• A sociedade francesa era uma sociedade estamental típica do Antigo Regime, dividida em três ordens ou Estados: Clero, Nobreza e Terceiro Estado.
• A situação das camadas pobres que já era ruim ficou ainda pior, em 1788.
Período de más colheitas: Tempestades violentas e inverno rigoroso comprometia as plantações causando o aumento no preço os alimentos.
└ A Inglaterra aproveitando o tratado de livre comércio feito com a França em 1786 inunda o mercado francês com os seus produtos, aplicando um golpe demolidor nas fábricas locais e provocando o desemprego.
O problema financeiro
O déficit (saldo negativo) das finanças reais não parava de se aprofundar em razão do crescimento constante das despesas públicas e da inflação generalizada.
• Outra razão desse déficit era o crescimento impressionante do orçamento militar.
└ As guerras nas quais a França se envolveu ficaram mais caras, já que exigiam uma frota importante e uma marinha poderosa, e a construção de navios de guerra onerava pesadamente o orçamento.
└ A ajuda aos EUA na guerra de independência custou à França muito dinheiro – Necker precisou recorrer a gigantescos empréstimos em 1788, a dívida era a metade do orçamento do Estado.
A reinvenção da cidadania: novo conceito para um novo tempo.
− Um dos problemas para o rei resolver era a questão financeira, pois a dívida era enorme e crescente, não se conseguiam mais empréstimos, e a arrecadação caia a cada ano.
• O rei nomeou, em 1787, Calonne, como Ministro das Finanças.
└ Este quis implantar um sistema onde todos pagariam impostos, mas não conseguiu e foi demitido por preções políticas.
• Em 1789, por sugestão da nobreza e do clero, Luís XVI convocou os Estados Gerais, para encontrarem uma proposta que fosse do agrado de todos e resolvesse o problema.
└ O Terceiro Estado que representava 96% da população exigiu que os seus deputados fossem o dobro dos deputados escolhidos pelo rei – este aceitou a proposta.

└ Depois foi exigido que a votação fosse por cabeça e não por estado – o rei não aceitou e a partir daí os fatos se precipitaram.
− Os representantes do Terceiro Estado, com o apoio de vários representantes do clero e da nobreza, desrespeitando ao rei, formaram uma Assembleia Nacional com poderes para resolver a questão e autorizar que os impostos fossem cobrados a pessoas de todos os Estados.
• Em 09 de julho de 1789, proclamaram-se Assembleia Nacional Constituinte.
− No dia 14 de julho de 1789, ocorreu a Tomada da Bastilha simbolizando assim, o início da Revolução Francesa.
− Logo após a Tomada da Bastilha, as notícias do levante na capital espalharam-se.
• No campo surgiram levantes violentos.
− Na Assembleia Nacional, os próprios nobres propuseram a abolição da maioria dos seus privilégios.
• Em 26 de agosto de 1789, a Assembleia divulgou sua retumbante Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
└ “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis; a ignorância, o esquecimento e o desprezo são as únicas causas da miséria do povo e da corrupção dos governos.”
− A Assembleia Nacional Constituinte elaborou uma constituição para França em 1791.
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
• Monarquia Constitucional
• Os cidadãos foram divididos em passivos e ativos – Voto censitário.
• Foi elaborada uma Constituição Civil do Clero.
└ O clero passava a ser funcionário público e os bens da igreja foram nacionalizados.
Da intenção ao gesto: liberdade e terror
− O movimento se radicalizava: mudanças profundas e terror.
− Desesperado o rei Luís XVI tenta fugir do país, mas é capturado em Varenes.
• Voltando para Paris teve que assinar a constituição elaborada pelos deputados da Assembleia Constituinte.
• O povo acusava o Rei de traição e invadiram o palácio – o Rei foi preso e a monarquia abolida.
− Em 1792, foram convocadas eleições pra uma convenção que iria governar o país, que passou a ser uma República.
• A Convenção era composta por 749 deputados de três principais tendências:
A Planície ou Pântano - em alguns momentos apoiavam os Girondinos noutros os Jacobinos - porém, geralmente eram conservadores - Sentavam no centro.
└ Os Girondinos - Grande burguesia comercial e nobres liberais - queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política - sentavam-se a direita.         
└ Os Jacobinos - pequena burguesia e classe média - defendiam uma sociedade igualitária - sentavam-se a esquerda.
− Os girondinos que de início comandavam a convenção, tentaram conter as pressões das camadas populares, mas não obtiveram sucesso.
• O Rei foi julgado, condenado e guilhotinado.
− Após a execução do rei os girondinos perderam o comando da Convenção passou para os jacobinos.
• Foi formado o Comitê de Salvação Pública – para tentar reverter a situação da França na guerra, conter a insatisfação popular e salvar a revolução.
└ Criação da lei do Máximo – que congelava os preços das mercadorias.
└ Foi estabelecido o sufrágio universal  - direito de voto para todos os franceses maiores de 21 anos (menos as mulheres).
└ Criação das terras comunais – as terras dos emigrados  e contrarrevolucionários foram confiscadas e distribuídas entre os camponeses. (reforma agrária)
└ Foi decretado o fim da escravidão nas colônias francesas.
└ Criação das escolas primárias públicas.
• Criou-se um exército revolucionário, que varreu o país espalhando o pânico entre os opositores.
− Entre os jacobinos , destacou-se Robespierre, que passou a comandar a Convenção instalando uma ditadura que levou ao Terror.
• Os ideais revolucionários foram impostos pela força física ou psicológica.
└ Mudança no calendário.
└ Tentativa de instituir uma nova religião.
Robespierre, por ser muito autoritário e ter executado muitas pessoas, começou a perder o apoio de alguns jacobinos, do povo e da burguesia.
└ Isolado, caiu e foi levado a guilhotina no final de julho de 1794, dia 09 de Termidor, por isso esse episódio ficou conhecido como Reação Termidoriana.
└ Sua queda significou o fim do radicalismo e também das conquistas populares – pois o poder passou a ser controlado pela alta burguesia.
A revolução não podia avançar
− Os deputados da Planície passaram a comandar o país – mantiveram a República e instalaram o Diretório ( governo formado por 5 diretores).
− O terror continuava contra os líderes populares - Terror Branco
− As conquistas populares foram em grande parte retiradas e foi estabelecida uma nova constituição.
− Em pouco tempo a população de Paris começava a se decepcionar com o Diretório.
− Cansados da guerra, da crise política e das dificuldades econômicas, o Diretório tentou criar um governo forte através de Napoleão Bonaparte, que acabou dando um golpe de Estado em 1799, que ficou conhecido como 18 de Brumário.


0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas