sábado, 20 de agosto de 2016

CHAVE DE CORREÇÃO - 3º ANO

EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 3º ano – Ensino Médio
Assunto: Revolução Inglesa, Revolução Industrial e Revolução Francesa
Professor: Dayvid Machado FernandesHistória.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA –  A ERA DAS REVOLUÇÕES

QUESTÃO 01
Explique como era organizada a estrutura social e política no período do Antigo Regime e quais foram as motivações responsáveis pelas revoluções?
Sociedade altamente estatizada (1º Estado = clero, 2º Estado = nobreza, 3º Estado = camponeses, burguesia e artesãos), onde uma pequena parte dela desfrutava de vários privilégios.
Politicamente, era uma Monarquia Absolutista baseada numa autoridade considerada divina.
Principalmente o pensamento iluminista serviu de base para o questionamento do sistema, propagando novos ideais na população. Emergia também o pensamento liberal que pregava mudanças na forma da economia e na lógica do homem como ser econômico e social.

QUESTÃO 02
Quais foram as transformações políticas ocorridas na Inglaterra após a assinatura da Magna Carta?
A nova lei dizia que o rei não poderia mais criar impostos ou alterar as leis sem antes consultar o Grande Conselho, órgão que seria integrado por representantes do clero e da nobreza. Além disso, nenhum súdito poderia ser condenado a prisão sem antes passar por um processo judicial.
Os membros do Parlamento (sucessor do Grande Conselho) deram origem à monarquia constitucional que sagra o desenvolvimento da Revolução Inglesa, acontecimento histórico que assinala a crise do Antigo Regime Europeu.

QUESTÃO 03
Como os governantes da Dinastia dos Tudor contribuíram para a evolução econômica da Inglaterra?
Henrique VIII, durante seu governo, iniciou-se um intenso desenvolvimento comercial, com investimentos na marinha mercante, possibilitando intensos lucros para os comerciantes e para o Estado.
Sob o reinado de Elizabeth I, a Inglaterra se tornou a maior potência econômica, política e cultural da Europa sendo, por isso, o período de seu reinado conhecido como a “Era de Ouro” inglesa.
Ao derrotar a Invencível Armada Espanhola, em 1588, Elizabeth abriu de vez o caminho para a Inglaterra se tornar a maior potência colonizadora do Novo Mundo. Mais tarde a Companhia das Índias Orientais dominaria o tráfico negreiro e as rotas comerciais.
Em seu governo floresceram também as artes e a cultura.


QUESTÃO 04
Descreva como se deu a relação entre os reis da Dinastia Stuart com o Parlamento e como ela provocou a Guerra Civil (1642-1649) na Inglaterra?
Os Stuart eram católicos e desagradavam o parlamento que era anglicano e temia uma maior influencia da igreja católica(papa) na Inglaterra porque o rei era católico, alem de que, os Stuart fechavam e abriam o parlamento quando queriam alem de desrespeitarem a magna carta.
Devido a estas atitudes, é iniciada uma guerra civil liderada por Oliver Cromwell, que termina no episódio mais conturbado da Dinastia Stuart, quando Carlos I foi preso e decapitado após sua derrota.

QUESTÃO 05
Após a Guerra Civil, Oliver Cromwell chega ao poder e torna-se Lorde Protetor da Inglaterra.
Avalie de acordo com os seu conhecimentos sobre o assunto, o seu governo foi benéfico para este país?
Cromwell conseguiu debelar os últimos focos de resistência realista na Irlanda e na Escócia. No aspecto político-administrativo, ele aboliu uma série de taxações consideradas abusivas, além de expedir os Atos de Navegação, a partir de 1650. Cromwell criava assim as bases para o desenvolvimento do imperialismo marítimo inglês.
Em 1653, após o aparecimento de oposições a seu governo tanto entre os conservadores quanto entre os setores mais populares, Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento, intitulando-se Lorde Protetor dos ingleses.
Ao mesmo tempo em que ele contribui para tornar a Inglaterra uma potência marítima, centralizou o poder em suas mãos ao dissolver o Parlamento, sem contar que instituiu um governo radical nas bases do puritanismo.

QUESTÃO 06
Relate como ocorreu a Revolução Gloriosa e de que forma ela foi responsável pela mudança definitiva na política inglesa?
Com a morte de Oliver Cromwell, seu filho Richard, assumiu o cargo de Lorde Protetor, mas foi logo destituído pelo Parlamento que restaurou a Monarquia (Dinastia Stuart).
Os dois monarcas Carlos II e Jaime II, tomaram atitudes que fortaleciam o seu poder, prejudicando assim o Parlamento.
Entrando em acordo secreto com Guilherme de Orange, príncipe da Holanda e genro de Jaime II, o Parlamento se mobilizou contra o rei, visando entregar-lhe o poder. As tropas abandonaram Jaime II e em junho de 1688 Guilherme de Orange era feito rei com o nome de Guilherme III. Este episódio é conhecido na história como "Revolução Gloriosa", pois não houve derramamento de sangue.
O novo rei aceitou a "Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa, marcando o fim do choque entre rei e Parlamento.

QUESTÃO 07
Como ocorreu a evolução do processo de produção até o surgimento das industrias:
·         Artesanato
Produção independente, onde o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.
Era o próprio comerciante do produto final e não conseguia produzir em larga escala.
·         Manufatura
O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.
·         Maquinofatura
O trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.
A principal consequência dessa organização foi a dependência do homem em relação à tecnologia. O trabalhador deixou de ser o dono dos instrumentos de trabalho e perdeu o conhecimento que tinha de todo o processo de produção.

QUESTÃO 08
Por que a Inglaterra foi a pioneira na industrialização? Cite pelo menos três fatores que contribuíram para isso.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a abundância de mão de obra barata, riqueza em recursos minerais como o carvão e o ferro e localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

QUESTÃO 09
Defina como eram as condições de trabalho e vida na Inglaterra no período da Revolução Industrial e como elas provocaram movimentos de insatisfação como o Ludismo e  o Cartismo.
As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.

QUESTÃO 10
Cite três causas responsáveis pelo início da Revolução Francesa.
- Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero;
- Grande vontade da alta burguesia comercial em participar das decisões políticas da França. A burguesia queria também maior liberdade econômica, com pouca interferência do governo;
- Grande influência dos ideais iluministas, que defendia o fim do absolutismo, sobre os intelectuais e integrantes da alta burguesia.

QUESTÃO 11
A Revolução Francesa foi influenciada pelas ideias iluministas, cujo lema é: liberdade, Igualdade e fraternidade.
Você acha que a nova organização política e social introduzida pela Assembleia Nacional faz jus ao lema da revolução? Justifique.
De certa forma não, pois apesar de terem instituído a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, pregando a igualdade entre os homens, também foi instituído o voto censitário que excluía as camadas mais humildes de participação política, além disso a França ainda manteve o Haiti enquanto colônia e com regime de trabalho escravo.

QUESTÃO 12
Elabore um quadro explicativo sobre a organização da Convenção Nacional.

JACOBINOS
Representavam:
Pequena, média burguesia e trabalhadores urbanos (Sans-Culottes).

Defendiam:
Defendiam uma maior participação popular no governo. Eram revolucionários. Como formavam um grupo oposto aos Girondinos, sentavam do outro lado do parlamento, por isso, ficaram conhecidos como partido de esquerda.

GIRONDINOS
Representavam:
Alta burguesia
Defendiam:
Queriam evitar uma participação maior dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Eram conservadores. Na Assembleia francesa sentavam no lado direito do parlamento, por esse motivo ficaram conhecidos como partido de direita.

PLANÍCIE OU PÂNTANO
Representavam:
Alta burguesia
Defendiam:
Suas ideias oscilavam, num momento apoiavam os jacobinos e em outro os girondinhas. Defendiam aqueles que os beneficiasse mais. Porém, geralmente eram conservadores. Sentavam no centro do parlamento, com isso, ficaram conhecidos por partido de centro.

QUESTÃO 13
Produza um pequeno texto explicativo sobre as seguintes frases:
·         Período do Terror
·         Reação Termidoriana
·         18 de Brumário
Como os deputados da convenção nacional tinham diferentes objetivos, isso cousou o conflito de ideias. Os jacobinos tomaram o poder e passaram perseguir os opositores.
Foram criados o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário (responsável pela morte na guilhotina de muitas pessoas que eram consideradas traidoras da causa revolucionária).
Esse período ficou conhecido como “Terror”, ou "Grande Medo", pois os não jacobinos tinham medo de perder suas cabeças.
Começa uma ditadura jacobina, liderada por Robespierre. Durante seu governo, ele procurava equilibrar-se entre várias tendências políticas, umas mais identificadas com a alta burguesia e outras mais próximas das aspirações das camadas populares.
Robespierre conseguiu algumas realizações significativas, principalmente no setor militar: o exército francês conseguiu repelir o ataque de forças estrangeiras.
Durante o governo dele vigorou a nova Constituição da República (1793) que assegurava ao povo:

·         Direito ao voto
·         Direito de rebelião
·         Direito ao trabalho e a subsistência
Continha uma declaração de que o objetivo do governo era o bem comum e a felicidade de todos.
Quando as tensões decorrentes da ameaça estrangeira diminuíram, os girondinos e o grupo da planície uniram-se contra Robespierre na chamada Reação Termidoriana, que sem o apoio popular foi preso e guilhotinado em 1794.
Após a sua morte, a Convenção Nacional foi controlada por políticos que representavam os interesses da alta burguesia. Com nova orientação política, essa convenção decidiu elaborar outra constituição para a França.
A nova constituição estabelecia a continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório (1795 - 1799). Neste período houve várias tentativas para controlar o descontentamento popular e afirmar o controle político da burguesia sobre o país.
Durante este período, a França voltou a receber ameaças das nações absolutistas vizinhas agravando a situação.
Nessa época, Napoleão Bonaparte ganhou prestígio como militar e com o apoio da burguesia e do exército, provocou um golpe.
Em 10/11/1799, Napoleão dissolveu o diretório e estabeleceu um novo governo chamado Consulado. Esse episódio ficou conhecido como 18 Brumário.

Com isso ele consolidava as conquistas da burguesia dando um fim para a revolução.


0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas