EEEFM
“Professora Filomena Quitiba”
Série:
3º ano – Ensino Médio
Assunto: Revolução Inglesa, Revolução Industrial e
Revolução Francesa
Professor:
Dayvid Machado Fernandes – História.
ATIVIDADE
DE HISTÓRIA – A ERA DAS REVOLUÇÕES
QUESTÃO
01
Explique como era organizada a estrutura
social e política no período do Antigo Regime e quais foram as motivações
responsáveis pelas revoluções?
Sociedade altamente estatizada (1º
Estado = clero, 2º Estado = nobreza, 3º Estado = camponeses, burguesia e
artesãos), onde uma pequena parte dela desfrutava de vários privilégios.
Politicamente, era uma Monarquia
Absolutista baseada numa autoridade considerada divina.
Principalmente o
pensamento iluminista serviu de base para o questionamento do sistema,
propagando novos ideais na população. Emergia
também o pensamento liberal que pregava mudanças na forma da economia e na
lógica do homem como ser econômico e social.
QUESTÃO
02
Quais foram as transformações políticas
ocorridas na Inglaterra após a assinatura da Magna Carta?
A nova lei dizia que o rei não
poderia mais criar impostos ou alterar as leis sem antes consultar o Grande
Conselho, órgão que seria integrado por representantes do clero e da nobreza.
Além disso, nenhum súdito poderia ser condenado a prisão sem antes passar por
um processo judicial.
Os membros do Parlamento (sucessor
do Grande Conselho) deram origem à monarquia constitucional que sagra o desenvolvimento da Revolução Inglesa,
acontecimento histórico que assinala a crise do Antigo Regime Europeu.
QUESTÃO
03
Como os governantes da Dinastia dos Tudor
contribuíram para a evolução econômica da Inglaterra?
Henrique VIII, durante seu governo,
iniciou-se um intenso desenvolvimento comercial, com investimentos na marinha
mercante, possibilitando intensos lucros para os comerciantes e para o Estado.
Sob o reinado de Elizabeth I, a
Inglaterra se tornou a maior potência econômica, política e cultural da Europa
sendo, por isso, o período de seu reinado conhecido como a “Era de Ouro”
inglesa.
Ao derrotar a Invencível Armada
Espanhola, em 1588, Elizabeth abriu de vez o caminho para a Inglaterra se
tornar a maior potência colonizadora do Novo Mundo. Mais tarde a Companhia das
Índias Orientais dominaria o tráfico negreiro e as rotas comerciais.
Em seu governo floresceram também
as artes e a cultura.
Descreva como se deu a relação entre os reis
da Dinastia Stuart com o Parlamento e como ela provocou a Guerra Civil
(1642-1649) na Inglaterra?
Os Stuart eram católicos e desagradavam
o parlamento que era anglicano e temia uma maior influencia da igreja
católica(papa) na Inglaterra porque o rei era católico, alem de que, os Stuart
fechavam e abriam o parlamento quando queriam alem de desrespeitarem a magna
carta.
Devido a estas atitudes, é iniciada
uma guerra civil liderada por Oliver Cromwell, que termina no episódio mais
conturbado da Dinastia Stuart, quando Carlos I foi preso e decapitado após sua derrota.
QUESTÃO
05
Após a Guerra Civil, Oliver Cromwell chega ao
poder e torna-se Lorde Protetor da Inglaterra.
Avalie de acordo com os seu conhecimentos
sobre o assunto, o seu governo foi benéfico para este país?
Cromwell conseguiu debelar os
últimos focos de resistência realista na Irlanda e na Escócia. No aspecto
político-administrativo, ele aboliu uma série de taxações consideradas
abusivas, além de expedir os Atos de Navegação, a partir de 1650. Cromwell
criava assim as bases para o desenvolvimento do imperialismo marítimo inglês.
Em 1653, após o aparecimento de
oposições a seu governo tanto entre os conservadores quanto entre os setores
mais populares, Oliver Cromwell dissolveu o Parlamento, intitulando-se Lorde
Protetor dos ingleses.
Ao mesmo tempo em que ele contribui
para tornar a Inglaterra uma potência marítima, centralizou o poder em suas
mãos ao dissolver o Parlamento, sem contar que instituiu um governo radical nas
bases do puritanismo.
QUESTÃO
06
Relate como ocorreu a Revolução Gloriosa e de
que forma ela foi responsável pela mudança definitiva na política inglesa?
Com a morte de Oliver Cromwell, seu
filho Richard, assumiu o cargo de Lorde Protetor, mas foi logo destituído pelo
Parlamento que restaurou a Monarquia (Dinastia Stuart).
Os dois monarcas Carlos II e Jaime
II, tomaram atitudes que fortaleciam o seu poder, prejudicando assim o
Parlamento.
Entrando em acordo secreto com
Guilherme de Orange, príncipe da Holanda e genro de Jaime II, o Parlamento se
mobilizou contra o rei, visando entregar-lhe o poder. As tropas abandonaram
Jaime II e em junho de 1688 Guilherme de Orange era feito rei com o nome de
Guilherme III. Este episódio é conhecido na história como "Revolução
Gloriosa", pois não houve derramamento de sangue.
O novo rei aceitou a
"Declaração de Direitos" (Bill of Rights) e em 1689 assumiu a Coroa,
marcando o fim do choque entre rei e Parlamento.
QUESTÃO
07
Como ocorreu a evolução do processo de
produção até o surgimento das industrias:
·
Artesanato
Produção independente, onde o
produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e
matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as
etapas da produção.
Era o próprio comerciante do
produto final e não conseguia produzir em larga escala.
·
Manufatura
O manufatureiro distribuía a
matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Surgiram
fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A
produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador
realizava uma etapa da produção.
·
Maquinofatura
O trabalhador estava submetido ao
regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta
etapa que se consolidou a Revolução Industrial.
A principal consequência dessa
organização foi a dependência do homem em relação à tecnologia. O trabalhador
deixou de ser o dono dos instrumentos de trabalho e perdeu o conhecimento que
tinha de todo o processo de produção.
QUESTÃO
08
Por que a Inglaterra foi a pioneira na
industrialização? Cite pelo menos três fatores que contribuíram para isso.
A Inglaterra foi precursora na
Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica
burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da
Europa, o êxodo rural e a abundância de mão de obra barata, riqueza em recursos
minerais como o carvão e o ferro e localização privilegiada junto ao mar o que
facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
QUESTÃO
09
Defina como eram as condições de trabalho e
vida na Inglaterra no período da Revolução Industrial e como elas provocaram
movimentos de insatisfação como o Ludismo e
o Cartismo.
As condições das fábricas eram
precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários
recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o
trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas
por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos
trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio
doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando
desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de
precariedade.
Em muitas regiões da Europa, os
trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Houve
também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também
conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam
fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com
relação a vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação,
pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os
trabalhadores.
QUESTÃO
10
Cite três causas responsáveis pelo início da
Revolução Francesa.
- Descontentamento do Terceiro
Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria
da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero;
- Grande vontade da alta burguesia
comercial em participar das decisões políticas da França. A burguesia queria
também maior liberdade econômica, com pouca interferência do governo;
- Grande influência dos ideais
iluministas, que defendia o fim do absolutismo, sobre os intelectuais e
integrantes da alta burguesia.
QUESTÃO
11
A Revolução Francesa foi influenciada pelas
ideias iluministas, cujo lema é: liberdade, Igualdade e fraternidade.
Você acha que a nova organização política e
social introduzida pela Assembleia Nacional faz jus ao lema da revolução?
Justifique.
De certa forma não, pois apesar de
terem instituído a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, pregando a
igualdade entre os homens, também foi instituído o voto censitário que excluía
as camadas mais humildes de participação política, além disso a França ainda
manteve o Haiti enquanto colônia e com regime de trabalho escravo.
QUESTÃO
12
Elabore um quadro explicativo sobre a
organização da Convenção Nacional.
JACOBINOS
Representavam:
Pequena, média burguesia e trabalhadores
urbanos (Sans-Culottes).
Defendiam:
Defendiam uma maior participação
popular no governo. Eram revolucionários. Como formavam um grupo oposto aos
Girondinos, sentavam do outro lado do parlamento, por isso, ficaram conhecidos
como partido de esquerda.
GIRONDINOS
Representavam:
Alta burguesia
Defendiam:
Queriam evitar uma participação maior
dos trabalhadores urbanos e rurais na política. Eram conservadores. Na
Assembleia francesa sentavam no lado direito do parlamento, por esse motivo
ficaram conhecidos como partido de direita.
PLANÍCIE
OU PÂNTANO
Representavam:
Alta burguesia
Defendiam:
Suas ideias oscilavam, num momento
apoiavam os jacobinos e em outro os girondinhas. Defendiam aqueles que os
beneficiasse mais. Porém, geralmente eram conservadores. Sentavam no centro do
parlamento, com isso, ficaram conhecidos por partido de centro.
QUESTÃO
13
Produza um pequeno texto explicativo sobre as
seguintes frases:
·
Período do Terror
·
Reação Termidoriana
·
18 de Brumário
Como os deputados da convenção
nacional tinham diferentes objetivos, isso cousou o conflito de ideias. Os
jacobinos tomaram o poder e passaram perseguir os opositores.
Foram criados o Comitê de Salvação
Pública e o Tribunal Revolucionário (responsável pela morte na guilhotina de
muitas pessoas que eram consideradas traidoras da causa revolucionária).
Esse período ficou conhecido como
“Terror”, ou "Grande Medo", pois os não jacobinos tinham medo de
perder suas cabeças.
Começa uma ditadura jacobina,
liderada por Robespierre. Durante seu governo, ele procurava equilibrar-se
entre várias tendências políticas, umas mais identificadas com a alta burguesia
e outras mais próximas das aspirações das camadas populares.
Robespierre conseguiu algumas
realizações significativas, principalmente no setor militar: o exército francês
conseguiu repelir o ataque de forças estrangeiras.
Durante o governo dele vigorou a
nova Constituição da República (1793) que assegurava ao povo:
·
Direito ao voto
·
Direito de rebelião
·
Direito ao trabalho e a
subsistência
Continha uma declaração de que o
objetivo do governo era o bem comum e a felicidade de todos.
Quando as tensões decorrentes da
ameaça estrangeira diminuíram, os girondinos e o grupo da planície uniram-se
contra Robespierre na chamada Reação Termidoriana, que sem o apoio popular foi
preso e guilhotinado em 1794.
Após a sua morte, a Convenção
Nacional foi controlada por políticos que representavam os interesses da alta
burguesia. Com nova orientação política, essa convenção decidiu elaborar outra
constituição para a França.
A nova constituição estabelecia a
continuidade do regime republicano que seria controlado pelo Diretório (1795 -
1799). Neste período houve várias tentativas para controlar o descontentamento
popular e afirmar o controle político da burguesia sobre o país.
Durante este período, a França
voltou a receber ameaças das nações absolutistas vizinhas agravando a situação.
Nessa época, Napoleão Bonaparte
ganhou prestígio como militar e com o apoio da burguesia e do exército,
provocou um golpe.
Em 10/11/1799, Napoleão dissolveu o
diretório e estabeleceu um novo governo chamado Consulado. Esse episódio ficou
conhecido como 18 Brumário.
Com isso ele consolidava as conquistas da burguesia dando um fim
para a revolução.
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