EEEFM
“Professora Filomena Quitiba”
Série: 1ª
série – Ensino Médio
Assunto: Introdução
aos Estudos Históricos
Professor:
Dayvid Machado Fernandes – História.
INTRODUÇÃO
AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
→ Ao longo de
milênios os seres humanos foram desenvolvendo Técnicas e Tecnologias com
as quais foram vencendo desafios e ocupando novos espaços.
→
O que é história e o que ela estuda?
− História é um
vocábulo de origem grega que significa “conhecimento por meio de uma indagação”.
Ele deriva de histor: “sábio” ou “conhecedor”.
−
História é a ciência que estuda a mudança, a vida humana através do tempo - o
que os homens fizeram, pensaram ou sentiram enquanto seres sociais.
− As mudanças as
permanências e as continuidades – são os objetos de estudo da história, ou
seja, a história estuda a longa aventura dos seres humanos sobre a terra, os
vários aspectos da vida social no passado e no presente.
−
O processo de transformação onde todos os homens são agentes das constantes
mudanças que ocorrem é chamado de processo histórico.
“História
é o estudo dos seres humanos no tempo” ( Marc Bloch)
“A História é o processo
de mudança contínua da sociedade humana” (Lucien Febvre)
− Os
gregos foram os primeiros a utilizá-lo - Histor, originalmente, significava
aquele que apreende pelo olhar, aquele que sabe, o testemunho, aquele que
testemunhou com seus próprios olhos os acontecimentos - “História” (“his” +
“oren”) significava apreender pelo olhar aquilo que se sucede dinamicamente, ou
seja, testemunhar os acontecimentos, a realidade.
−
Por influência de Heródoto, que deu o título de Histórias ao resultado de suas
pesquisas acerca das Guerras Médicas, o termo assumiu o sentido particular de
busca do conhecimento das coisas humanas, do saber histórico - História passou
a significar a busca, a pesquisa e também os resultados compilados na obra
histórica.
→ Tempo
− O tempo cronológico - cronológico é
aquilo que pertence ou que é relativo à cronologia (a disciplina cujo objetivo
é a determinação da ordem e das datas dos acontecimentos/eventos). Cada
povo de acordo com a sua cultura, criaram calendários próprios para dar início
a contagem do tempo:
• Judeus – datam a história da sua civilização a partir
da criação do mundo, episódio
bíblico narrado no Torá, que teria ocorrido numa data equivalente ao dia 7 de
outubro de 3760 a.C. do calendário cristão, ao pôr do sol.
• Cristãos – datam a história da
humanidade tendo como referência o nascimento de Cristo; (a.C. = antes de
Cristo – d.C. = depois de Cristo).
• Muçulmanos – datam a história da
sua civilização a partir da Hégira,
evento que marca a fuga do profeta Maomé,
fundador da religião islâmica , de Meca para Medina. Esse acontecimento, que
marca o início do calendário muçulmano, ocorreu no ano de 622 do calendário
cristão.
− O tempo
histórico – é o modo como cada grupo ou sociedade vivencia, percebe e
organiza o seu tempo cronológico, ou seja, o modo de vida varia muito de uma
sociedade para outra, cada uma tem a sua organização social e econômica; seus
membros tem mentalidade e visão de mundo próprias, criadas, desenvolvidas e
modificadas ao longo de sua história. Portanto, embora o tempo passe igualmente
para todo o mundo, nem todos passam pelo tempo da mesma forma.
• Tempo da natureza
• Tempo da fábrica
• Tempo da
informática
− O tempo e suas
durações
• Curta duração - é caracterizado por
eventos breves, como um golpe político, uma disputa eleitoral, ou a assinatura
de uma lei.
• Média duração - é marcado por
transformações mais lentas, mas que podem ser percebidas no decorrer da vida de
uma pessoa, como a vigência de um sistema econômico ou a duração do reinado de
um monarca.
• Longa duração - é formado por
processos históricos que demoram longos períodos de tempo par ocorrer. É o caso
dos valores morais, que se transformam muito lentamente.
− Chama-se cultura
tudo que é feito pelos homens, ou resulta do trabalho deles e de seus
pensamentos.
• Cultura material
– Conjunto de objetos que se pode ver, medir, pensar.
• Cultura
imaterial – Aquilo que é produzido pelo ser humano, mas que não se pode
pegar, medir ou pesar.
→ Patrimônio cultural
− Patrimônio Cultural pode ser
definido como um conjunto de bens culturais, antigos e novos, representativo
das manifestações culturais de uma nação ou de um povo.
→ As fontes
históricas
− É
todo vestígio da vida humana utilizado pelo historiador para produzir
conhecimento histórico.
− Para realizar seu
trabalho, o historiador costuma recorrer a fontes de pesquisas, que podem ser:
• Fontes escritas
• Fontes imagéticas
• Fontes orais
• Fontes sonoras
• Cultura material
→ Fato histórico
− Fato histórico é o objeto de estudo
da História.
− Existem dois tipos de fatos:
• Fato Social: é o fato que não
muda uma realidade social mais ampla.
└ Ex: Aniversário, casamento, etc.
• Fato Histórico: Muda a
realidade social mais ampla.
└ Ex: A eleição de
Barack Obama, O atentado as Torres Gêmeas (World Trade Center), etc.
→ Ciências auxiliares da história
− Economia: estuda os meios de
produção, distribuição, consumo e circulação da riqueza.
− Sociologia: estuda o homem em
sociedade.
− Geografia: estuda a
superfície da terra no seu aspecto físico e humano.
− Antropologia: estuda o homem
no aspecto biológico e cultural.
− Arqueologia: estuda as
culturas extintas.
− Paleontologia: estuda os
fósseis.
− Cronologia: localização dos
fatos no tempo.
− Paleografia: escritos antigos
em materiais leves.
− Epigrafia: escritos antigos
em materiais pesados.
− Heráldica: brasões, escudos e
insígnias.
− Numismática: moedas.
→
Periodização Tradicional: Pré-História e História.
− Pré-História:
• Paleolítico.
• Neolítico.
− História:
• Idade Antiga: da invenção da
escrita (4.000 a.C.) até a queda do império romano (476).
• Idade Média: da queda do
império romano até a tomada de Constantinopla (1453).
• Idade Moderna: da tomada de
Constantinopla até a Revolução Francesa (1789).
• Idade Contemporânea: da
Revolução Francesa até os dias atuais.
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