sábado, 18 de março de 2017

CHAVE DE CORREÇÃO - 1º ANO

Chave de correção - Capítulo 01 – História, tempo e cultura

PÁGINAS: 10, 11, 12, 15, 18, 19, 20, 21 E 22.

PÁGINA 10
1. O objeto chama-se ampulheta, instrumento de medição do tempo, inventado por volta do século XIV, no norte da Europa.
2. Para saber a hora media-se a quantidade de areia passava do vaso superior para o vaso inferior.
3. Resposta pessoal.

PÁGINA 11
Nota-se que na figura 1 a comunicação era feita por carta, a pessoa podia se expressar com mais profundidade e romantismo. Já no caso da figura 2, a pessoa pode ficar mais inibida ao dizer diretamente para o outro os seus sentimentos. Pode-se entender que os avanços tecnológicos também contribuíram para uma grande perda do romantismo do passado, ou seja, do amor a moda antiga.
Na figura 3, as pessoas estão bem vestidas, ou seja, mais descentes e estão dançando mais próximas, possivelmente com uma música lenta, o que gera um clima de romantismo. Já na figura 4, as pessoas estão menos vestidas, com decotes provocantes, possivelmente dançando uma música eletrônica, som muito alto, o que dificulta o contato direto, por isso a necessidade do uso de aparelhos eletrônicos. Provocando assim, mais uma vez a perda do romantismo.

PÁGINA 12
1. O machismo é algo muito ruim já que homem se põe no lugar de superior colocando a mulher num nível de submissão e inferioridade.
2. Resiste ao longo do tempo devido a uma estrutura de sociedade patriarcal, onde o homem (pai) que era o chefe da família mandava e os outros obedeciam. Hoje em alguns lugares ainda existem este modo de organização social. Mas, através de constates manifestações e protestos em busca da igualdade dos sexos, as mulheres já conseguiram grandes conquistas e grandes mudanças.

PÁGINA 15
a) Média duração
b) Longa duração
c) Curta duração

PÁGINA 18
1. Jurídico
2. A todos, pois quando ocorre um tombamento e determinada propriedade torna-se um patrimônio histórico, ele passa a pertencer a todos, ou seja, torna-se um bem público.
3. Os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
4. Bens de natureza material - Monte Aghá, Ilhas (Gambá, Meio, Cabritos), Sítio arqueológico Vale do Orobó, Árvore de Tamarindo (representa o bairro), artesanato de conchas
Bens de natureza Imaterial: Capoeira, Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, Festa de São Pedro, Bloco do Mé.

PÁGINA 19 e 20

QUESTÃO 01
a) Título - A utilidade da História
autor: Jaime Pinsky
época: Idade Antiga - século I a.C.
fonte: texto antigo- 100 textos de história antiga.
b) Ao público em geral
c) Porque aos jovens ela confere a prudência dos adultos. Aos velhos ela redobra e multiplica a experiência já adquirida. Em relação aos governantes, ela transforma uma pessoa comum em alguém digno de governar.
d) A visão de que a História é a mais útil das disciplinas.
e) Debate - Resposta pessoal.

QUESTÃO 02
a) Pode ser considerado como um testemunho
b) É o homem branco
c) Uma é do homem branco, que se guia pelo relógio (segundo, minuto, hora) – ele esta sempre apressado por entender que o tempo voa, e que ele tem menos tempo do que precisa.
A outra visão é de Tuiávii, chefe indígena da Polinésia, há tempo suficiente para fazer tudo o que necessitamos; assim sendo, não precisamos ser escravos do relógio.
d) Resposta pessoal

QUESTÃO 03
a) História: Ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico.
Conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido.
b) Cultura: É tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela esta presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis , religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
c) Memória: é basicamente a capacidade de inscrever, conservar, e relembrar mentalmente vivências, conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em um tempo passado.
d) Fontes históricas: é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso a compreensão do passado humano.

QUESTÃO 04
A

QUESTÃO 05
C

PÁGINA 21
1. Os trechos são depoimentos
2. Conclui-se que a escola indígena tem contribuído para a construção da identidade da criança indígena.
3. O idoso é descrito como uma “enciclopédia”, dono de saberes que interessam as gerações futuras e que, por isso, precisam ser registrados.
4. Resposta pessoal da dupla
5. Resposta pessoal.

PÁGINA 21
a) Veem-se figuras com motivos geométricos: pontos agrupados; linhas, triângulos, círculos, linhas paralelas, entre outros. Pode-se observar que são dois homens caçando (resposta pessoal).
b) Vê-se uma representação de uma capivara e seu filhote.
c) Pinturas rupestres: são pinturas feitas em rochas por povos que viveram há milhares de anos.
Sítio arqueológico: é um local no qual homens deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na qual assaram sua comida, etc.
Iphan: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
d) Sim, como se pode ver, a pintura sugere movimento; mãe e filhote avançam na mesma direção e transmitem a impressão de estar correndo; o filhote parece estar fazendo um esforço grande para acompanhar a mãe.
e) O cientista francês Eric Boeda comprovou que os artefatos de pedra feitos pelos seres humanos que viveram, onde hoje é o estado do Piauí, entre 33 e 58 mil anos.

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