Chave de correção - Capítulo 01 – História, tempo e cultura
PÁGINAS:
10, 11, 12, 15, 18, 19, 20, 21 E 22.
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10
1. O objeto chama-se ampulheta, instrumento
de medição do tempo, inventado por volta do século XIV, no norte da Europa.
2. Para saber a hora media-se a quantidade
de areia passava do vaso superior para o vaso inferior.
3. Resposta pessoal.
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11
Nota-se que na figura 1 a comunicação era
feita por carta, a pessoa podia se expressar com mais profundidade e
romantismo. Já no caso da figura 2, a pessoa pode ficar mais inibida ao dizer
diretamente para o outro os seus sentimentos. Pode-se entender que os avanços
tecnológicos também contribuíram para uma grande perda do romantismo do passado,
ou seja, do amor a moda antiga.
Na figura 3, as pessoas estão bem vestidas,
ou seja, mais descentes e estão dançando mais próximas, possivelmente com uma
música lenta, o que gera um clima de romantismo. Já na figura 4, as pessoas
estão menos vestidas, com decotes provocantes, possivelmente dançando uma
música eletrônica, som muito alto, o que dificulta o contato direto, por isso a
necessidade do uso de aparelhos eletrônicos. Provocando assim, mais uma vez a
perda do romantismo.
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1. O machismo é algo muito ruim já que
homem se põe no lugar de superior colocando a mulher num nível de submissão e
inferioridade.
2. Resiste ao longo do tempo devido a uma
estrutura de sociedade patriarcal, onde o homem (pai) que era o chefe da
família mandava e os outros obedeciam. Hoje em alguns lugares ainda existem
este modo de organização social. Mas, através de constates manifestações e
protestos em busca da igualdade dos sexos, as mulheres já conseguiram grandes
conquistas e grandes mudanças.
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a) Média duração
b) Longa duração
c) Curta duração
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18
1. Jurídico
2. A todos, pois quando ocorre um
tombamento e determinada propriedade torna-se um patrimônio histórico, ele
passa a pertencer a todos, ou seja, torna-se um bem público.
3. Os bens de natureza material e
imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência a
identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade
brasileira.
4. Bens de natureza material - Monte
Aghá, Ilhas (Gambá, Meio, Cabritos), Sítio arqueológico Vale do Orobó, Árvore
de Tamarindo (representa o bairro), artesanato de conchas
Bens de natureza Imaterial: Capoeira,
Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, Festa de São Pedro, Bloco do Mé.
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19 e 20
QUESTÃO
01
a) Título - A utilidade da História
autor: Jaime Pinsky
época: Idade Antiga - século I a.C.
fonte: texto antigo- 100 textos de história
antiga.
b) Ao público em geral
c) Porque aos jovens ela confere a
prudência dos adultos. Aos velhos ela redobra e multiplica a experiência já
adquirida. Em relação aos governantes, ela transforma uma pessoa comum em
alguém digno de governar.
d) A visão de que a História é a mais útil
das disciplinas.
e) Debate - Resposta pessoal.
QUESTÃO
02
a) Pode
ser considerado como um testemunho
b) É o homem branco
c) Uma é do homem branco, que se guia pelo
relógio (segundo, minuto, hora) – ele esta sempre apressado por entender que o
tempo voa, e que ele tem menos tempo do que precisa.
A outra visão é de Tuiávii, chefe indígena
da Polinésia, há tempo suficiente para fazer tudo o que necessitamos; assim
sendo, não precisamos ser escravos do relógio.
d) Resposta pessoal
QUESTÃO
03
a) História:
Ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou
indivíduo específico.
Conjunto de conhecimentos relativos ao
passado da humanidade e sua evolução segundo o lugar, a época, o ponto de vista
escolhido.
b) Cultura:
É tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Ela esta
presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis , religião,
em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que
compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
c) Memória:
é basicamente a capacidade de inscrever, conservar, e relembrar mentalmente
vivências, conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em
um tempo passado.
d)
Fontes históricas: é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo
vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso a compreensão
do passado humano.
QUESTÃO
04
A
QUESTÃO
05
C
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21
1. Os trechos são depoimentos
2. Conclui-se que a escola indígena tem
contribuído para a construção da identidade da criança indígena.
3. O idoso é descrito como uma
“enciclopédia”, dono de saberes que interessam as gerações futuras e que, por
isso, precisam ser registrados.
4. Resposta pessoal da dupla
5. Resposta pessoal.
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a) Veem-se figuras com motivos geométricos:
pontos agrupados; linhas, triângulos, círculos, linhas paralelas, entre outros.
Pode-se observar que são dois homens caçando (resposta pessoal).
b) Vê-se uma representação de uma capivara
e seu filhote.
c) Pinturas
rupestres: são pinturas feitas em rochas por povos que viveram há milhares
de anos.
Sítio
arqueológico: é um local no qual homens deixaram algum
vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na
qual assaram sua comida, etc.
Iphan:
Instituto
do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
d) Sim, como se pode ver, a pintura sugere
movimento; mãe e filhote avançam na mesma direção e transmitem a impressão de
estar correndo; o filhote parece estar fazendo um esforço grande para
acompanhar a mãe.
e) O cientista francês Eric Boeda comprovou
que os artefatos de pedra feitos pelos seres humanos que viveram, onde hoje é o
estado do Piauí, entre 33 e 58 mil anos.
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