sábado, 16 de fevereiro de 2013

ESQUEMA DE ESTUDO - CAPÍTULO 01 - 7º ANO



CAPÍTULO 01: TRABALHO E DOMINAÇÃO: SERVIDÃO À TERRA E SUBMISSÃO AO CAPITAL.

   Da dominação pela terra à força do capital
  Capitalismo e feudalismo
  A Idade Média – séculos V e XV d.C.
·  Milênio de poucas realizações, de muita superstição e pouca criação.
·  A Idade Média pode ser dividida em:
L  Alta Idade Média – Séculos V  a X.
L  Baixa Idade Média – Séculos X a XV.
  O feudalismo e a dominação pela terra.
 · Século III – crise do Império Romano
Diminuição das guerras de conquista – crise o sistema escravista.
Instituição do regime de colonato.
  ·  Invasões bárbaras – povos germânicos.
L  Ruína total do Império Romano (Ocidente).
Descentralização do poder político – Reinos bárbaros.
L Miscigenação cultural – Romanos e povos bárbaros = surgimento da sociedade feudal.
L  Pacto de Vassalagem – relações de fidelidade e honra entre suserano e vassalo – proteção mútua.
Servidão – em troca da terra e da proteção o servo dava a força do trabalho ou mão de obra.
  ·  Sociedade feudal
            . Sociedade hierarquizada, quase sem mobilidade social.
              L Clero
              L Nobreza
              L Servos
              L Citadinos 
   · Economia
L Majoritariamente agrária – diminuição das transações monetárias e do comércio.
L Desenvolvimento das cidades – Burgos – (entre os séculos XI e XIII).
              L Enriquecimento em virtude da produção artesanal e comercial = Burguesia.
Outros tempos a dominação pelo capital - Capitalismo
· Aumento das relações comerciais – século XIII – desestruturou as bases do feudalismo
· O capital – é o dinheiro investido na produção, que gera lucro para seu proprietário.
L O capital é a essência de toda a economia capitalista.
L Qual é a diferença entre capital e dinheiro?
· No capitalismo uma pequena parcela da população possui o capital – os que não possuem vendem a sua força de trabalho (trabalhadores assalariados).
  Relações de trabalho: servidão e assalariamento.
  Relações de trabalho no sistema feudal = servos e senhores (servidão).
  Relações de trabalho no sistema capitalista = assalariamento.
  As condições da servidão na sociedade feudal.
·  Servos = Em grande parte eram ex-escravos submetidos a proteção de senhores.
L  Sujeição do indivíduo – O senhor se apropriava do seu trabalho.
L  Sujeição da terra – O senhor arrendava a terra em troca dos impostos 
Principais: Talha, corveia e banalidades.
L Os servos não podiam transformar-se em nobres, devido ao nascimento (sangue), as podiam conseguir outra condição social com o exercício de outros ofícios – Comércio.
L Os servos sofriam de várias maneiras: altos impostos, fome, a falta de higiene – causa das epidemias ( peste negra, disenteria, tifo) – causa de muitas mortes.
Trabalho no mundo capitalista
·  Feudalismo -  relação servo X senhor – submissão pela terra.
· Capitalismo – relação empregado X empregador – trabalho assalariado – trocas de serviço por remuneração.
L Relação de desigualdade – o capitalista detém os meios de produção e o trabalhador deve se submeter às condições que lhe são oferecidas.
L   Existe uma hierarquia – alguns trabalhadores são submetidos a outros.
· No sistema capitalista de produção, o objetivo maior dos empregadores é o aumento da produtividade – maior lucro.
L Quanto menos custa ou quanto mais trabalha o trabalhador, maior é o lucro do patrão – exploração.
 As jornadas de trabalho no século XVIII era de 14 a 16 horas diárias.
Desenvolvimento tecnológico – As máquinas passaram a fazer o trabalho que era realizado pelos homens = desemprego = revoltas contra as máquinas (movimento ludita).
 Especialização do trabalho.
 Controle do trabalhador.
L Os trabalhadores industriais foram importantes no processo de urbanização – êxodo rural.
·  Os trabalhadores em defesa dos seus interesses.
L Associação de trabalhadores – Paralisação do trabalho (greves) – Invasão das fábricas – Negociação com os atroes e com o governo – Pressões para a criação de leis de regulamentação do trabalho.
  O poder da imagem: da religiosidade medieval a mundo da propaganda.
  Igreja – exerceu um papel formador de valores e práticas.
A função formadora as imagens medievais.
· Sociedade medieval leiga – Reis -  Nobres – servos – citadinos.
· Sociedade medieval clerical – Papa, bispos, padres e monges.
L  As mulheres (monjas) – ficaram reclusas e não exerciam funções na sociedade.
Clérigos + Leigos = Cristandade
A igreja era uma instituição muito poderosa e rica – grande proprietária de terras (senhora feudal).
   Divisão do poder na Idade Média.
·  Sagrado – ligado a religião – o principal representante era o Papa.
·  Temporal – Exercido por reis e senhores.
  A igreja tinha direitos e deveres sobre a sociedade que iam além da fé.
·  Cobrança de impostos, realização de julgamentos, realização de obras de caridade – resolução de problemas criados pela fome e pela escassez, responsável pela manutenção e pela produção do conhecimento, responsável pelos hospitais e casas de saúde.
  Nas questões de fé tinha o dever de controlar os hábitos dos cristãos
· Responsável por julgá-los pelo não cumprimento das leis divinas, podendo expulsá-los da igreja (excomunhão).
  A religião cristã estimulava a imaginação dos religiosos – “A criação do imaginário cristão”.
    O objetivo da igreja era formar “bons cristãos” – obedientes a “fé”.
·  O bom cristão tinha obrigações de crença e de ações.
L  Deveria acreditar na santíssima trindade e o poder dos seus intermediários
L  Deveria almejar o paraíso.
L Orações diárias/ Frequência as celebrações/ prática da comunhão/ cumprimento dos sacramentos e das ações cotidianas, voltadas para o bem e a castidade.
  A formação de valores e hábitos cristãos também se dava por meio da divulgação de imagens demoníacas.
·  Medo da condenação eterna e do sofrimento.
·  Ceder a tentação significava ir para o inferno ou para o purgatório.
  As imagens da propaganda, uma questão de negócios
·  No mundo feudal as imagens tinham uma função formadora – no mundo capitalista as imagens tinham uma função de fomentar negócios – fazer propaganda.
L  A imagem e utilizada para mostrar e vender um produto para a obtenção de lucro.
   No século XVI, quando a imprensa foi inventada aumentou a circulação das informações e a igreja perdeu desta forma, o poder de controle da qualidade e da natureza das informações que circulavam na sociedade.

Diante disso, podemos dizer que as imagens que são produzidas e que circulam e determinada sociedade cumprem funções específicas na organização social, política e econômica em que são inseridas.



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