CAPÍTULO 01: TRABALHO E DOMINAÇÃO:
SERVIDÃO À TERRA E SUBMISSÃO AO CAPITAL.
→
Da dominação pela terra à força do capital
− Capitalismo e feudalismo
−
A Idade Média – séculos V e XV d.C.
· Milênio
de poucas realizações, de muita superstição e pouca criação.
· A
Idade Média pode ser dividida em:
L
Alta Idade Média –
Séculos V a X.
L Baixa Idade Média –
Séculos X a XV.
− O feudalismo e a dominação pela terra.
· Século
III – crise do Império Romano
L Diminuição das guerras de conquista – crise o
sistema escravista.
L Instituição do regime de colonato.
· Invasões
bárbaras – povos germânicos.
L Ruína total do Império Romano (Ocidente).
L Descentralização do
poder político – Reinos bárbaros.
L Miscigenação cultural –
Romanos e povos bárbaros = surgimento da sociedade feudal.
L Pacto de Vassalagem –
relações de fidelidade e honra entre suserano e vassalo – proteção mútua.
L Servidão –
em troca da terra e da proteção o servo dava a força do trabalho ou mão de
obra.
· Sociedade
feudal
. Sociedade hierarquizada,
quase sem mobilidade social.L Clero
L Nobreza
L Servos
L Citadinos
· Economia
L Majoritariamente agrária – diminuição
das transações monetárias e do comércio.
L Desenvolvimento das cidades – Burgos – (entre
os séculos XI e XIII).
L Enriquecimento em virtude da produção
artesanal e comercial = Burguesia.
− Outros tempos a dominação pelo capital -
Capitalismo
· Aumento
das relações comerciais – século XIII – desestruturou as bases do feudalismo
· O
capital – é o dinheiro investido na produção, que gera lucro para seu
proprietário.
L
O capital é a essência de toda a economia
capitalista.
L
Qual é a diferença entre capital e dinheiro?
· No
capitalismo uma pequena parcela da população possui o capital – os que não
possuem vendem a sua força de trabalho (trabalhadores assalariados).
→
Relações de trabalho: servidão e
assalariamento.
− Relações de trabalho no sistema feudal =
servos e senhores (servidão).
− Relações de trabalho no sistema capitalista =
assalariamento.
− As condições da servidão na sociedade feudal.
· Servos
= Em grande parte eram ex-escravos submetidos a proteção de senhores.
L
Sujeição do indivíduo – O senhor se
apropriava do seu trabalho.
L
Sujeição da terra – O senhor arrendava a
terra em troca dos impostos
Principais: Talha, corveia e banalidades.
L Os servos não podiam transformar-se em
nobres, devido ao nascimento (sangue), as podiam conseguir outra condição
social com o exercício de outros ofícios – Comércio.
L
Os servos sofriam de várias maneiras: altos
impostos, fome, a falta de higiene – causa das epidemias ( peste negra,
disenteria, tifo) – causa de muitas mortes.
− Trabalho no mundo capitalista
· Feudalismo
- relação servo X senhor – submissão
pela terra.
· Capitalismo
– relação empregado X empregador – trabalho assalariado – trocas de
serviço por remuneração.
L
Relação de desigualdade – o capitalista detém
os meios de produção e o trabalhador deve se submeter às condições que lhe são
oferecidas.
L
Existe uma hierarquia – alguns trabalhadores
são submetidos a outros.
· No
sistema capitalista de produção, o objetivo maior dos empregadores é o aumento
da produtividade – maior lucro.
L
Quanto menos custa ou quanto mais trabalha o
trabalhador, maior é o lucro do patrão – exploração.
As jornadas de trabalho no século XVIII era de
14 a 16 horas diárias.
Desenvolvimento tecnológico – As máquinas
passaram a fazer o trabalho que era realizado pelos homens = desemprego = revoltas
contra as máquinas (movimento ludita).
Especialização do trabalho.
Controle do trabalhador.
L Os trabalhadores industriais foram
importantes no processo de urbanização – êxodo rural.
· Os
trabalhadores em defesa dos seus interesses.
L
Associação de trabalhadores – Paralisação do
trabalho (greves) – Invasão das fábricas – Negociação com os atroes e
com o governo – Pressões para a criação de leis de regulamentação do trabalho.
→
O poder da imagem: da religiosidade medieval
a mundo da propaganda.
− Igreja – exerceu um papel formador de valores
e práticas.
− A função formadora as imagens medievais.
· Sociedade
medieval leiga – Reis - Nobres – servos
– citadinos.
· Sociedade
medieval clerical – Papa, bispos, padres e monges.
L
As mulheres (monjas) – ficaram reclusas e não
exerciam funções na sociedade.
Clérigos + Leigos = Cristandade
− A igreja era uma instituição muito poderosa e
rica – grande proprietária de terras (senhora feudal).
−
Divisão do poder na Idade Média.
· Sagrado –
ligado a religião – o principal representante era o Papa.
· Temporal –
Exercido por reis e senhores.
− A igreja tinha direitos e deveres sobre a
sociedade que iam além da fé.
· Cobrança
de impostos, realização de julgamentos, realização de obras de caridade –
resolução de problemas criados pela fome e pela escassez, responsável pela
manutenção e pela produção do conhecimento, responsável pelos hospitais e casas
de saúde.
− Nas questões de fé tinha o dever de controlar
os hábitos dos cristãos
· Responsável
por julgá-los pelo não cumprimento das leis divinas, podendo expulsá-los da
igreja (excomunhão).
− A religião cristã estimulava a imaginação dos
religiosos – “A criação do imaginário cristão”.
− O objetivo da igreja era formar “bons
cristãos” – obedientes a “fé”.
· O
bom cristão tinha obrigações de crença e de ações.
L
Deveria acreditar na santíssima trindade e o
poder dos seus intermediários
L
Deveria almejar o paraíso.
L
Orações diárias/ Frequência as celebrações/
prática da comunhão/ cumprimento dos sacramentos e das ações cotidianas,
voltadas para o bem e a castidade.
− A formação de valores e hábitos cristãos
também se dava por meio da divulgação de imagens demoníacas.
· Medo
da condenação eterna e do sofrimento.
· Ceder
a tentação significava ir para o inferno ou para o purgatório.
− As imagens da propaganda, uma questão de
negócios
· No
mundo feudal as imagens tinham uma função formadora – no mundo capitalista as
imagens tinham uma função de fomentar negócios – fazer propaganda.
L
A imagem e utilizada para mostrar e vender um
produto para a obtenção de lucro.
− No século XVI, quando a imprensa foi
inventada aumentou a circulação das informações e a igreja perdeu desta forma,
o poder de controle da qualidade e da natureza das informações que circulavam
na sociedade.
Diante
disso, podemos dizer que as imagens que são produzidas e que circulam e
determinada sociedade cumprem funções específicas na organização social,
política e econômica em que são inseridas.

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