sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chave de correção - Atividade do capítulo 02 - 8º ano


CHAVE DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 02 – 8º ANO – PE. OTÁVIO

1) a) Faculdade de fazer ou não fazer algo, de escolher; independência; estado oposto ao cativeiro ou prisão, à escravidão; desembaraço, facilidade; permissão, licença.

b) Qualidade do que é igual; relação entre coisas iguais; uniformidade, identidade, principio pelo qual todos os cidadãos podem invocar os mesmos direitos.

c) Laço de parentesco entre irmãos; irmandade; vinculo de solidariedade; fraternização; camaradagem.

2) Não totalmente, pois, conforme se pode ler na notícia, as mulheres tem uma remuneração inferior e, portanto, uma renda menor do que a dos homens e, se foram portadoras de alguma deficiência, a situação piora. Assim, pode-se considerar que, na prática, o ideal da igualdade entre os homens e mulheres ainda está longe de ser atingido.

3) a) De acordo com o texto, a marca principal da sociedade do Antigo Regime é o privilégio restrito a um pequeno número de pessoas e localidades.

b) o Antigo Regime, os direitos à igualdade e à liberdade, considerados naturais pelos filósofos iluministas, eram flagrantemente desrespeitados, pois nem todos tinham os privilégios, e o governo era absolutista, portanto a liberdade política era inexistente.

4)

 
Montesquieu
 
Voltaire
Rousseau
A concentração do poder
Falta de racionalidade; a falta de liberdade de pensamento e religiosa.
Para ele, no Antigo Regime prevalecia a desigualdade, a tirania e o mau uso da propriedade.
 
Divisão do poder em três partes
Governante esclarecido
Governo republicano em que a vontade da maioria prevalecesse.
 
Igualdade política ou de leis
Liberdade
Igualdade
 
O poder não pode se concentrar em uma única pessoa ou grupo.
 
Defesa da liberdade como direito natural.
A noção da necessidade de um contrato social para a formação da sociedade civil.

 

5) Resposta pessoal

6) Para Rousseau, pelo contrato social, as pessoas abrem mão de todos os seus direitos para formar uma comunidade na qual o povo será o soberano, enquanto, para Locke, o soberano seria a pessoa ou grupo escolhido por aqueles que tinham o direito de propriedade a ser defendido. Rousseau condenava a propriedade privada enquanto para Locke ela era um direito natural que deveria ser garantido a partir do contrato social.

7) ____

8) A economia francesa havia prosperado, mas apesar dos avanços, continuava vulnerável diante de algum problema natural ou eventualidade, por exemplo, uma colheita ruim ou uma catástrofe natural.

9) A figura a esquerda mostra um nobre vivendo em abundancia, enquanto o pobre, que tem pouco, ainda tem de entregar parte do que produz ao nobre, mesmo que a colheita tivesse sido fraca; o sentido da frase citada na legenda é que a nobreza e o Estado criavam a tela ou o emaranhado de leis e privilégios para enredar o pobre camponês, de forma que ele não teria como fugir de pagar as suas obrigações aos nobres e ao Estado. A figura a direita mostra um artesão também vivendo com dificuldades diante dos altos preços dos produtos de primeira necessidade na França, às vésperas da Revolução.

10) Atividade em dupla.

11) a) Rousseau foi um dos iluministas mais mencionados durante a Revolução Francesa. A figura mostra que o que aconteceu durante a Revolução Francesa teria sido influenciado pelo Iluminismo, especialmente Rousseau, que defendia a igualdade.

b) Força: na figura, há um canhão, outras armas e um soldado. Verdade: a figura mostra uma realidade em que tudo estaria a descoberto, visto por todos, sem nada a esconder. Justiça: a figura mostra uma realidade sem privilégios e sem desigualdade social aparente; A guilhotina, ao fundo, representaria a justiça aplicada àqueles que se desviassem da verdade e da justiça. União: a figura mostra duas pessoas dando-se as mãos, num sinal de fraternidade e união.

c) Havendo justiça os privilégios deveriam acabar, apesar de que os três estados teriam os mesmos direitos; com união, não haveria mais o abismo que separava as camadas populares da elite; com o predomínio da verdade, acabariam o fanatismo e superstição.

12) a) A Declaração diz que todos nascem e permanecem iguais nos direitos e que as distinções sociais só podem ser baseadas sobre a utilidade comum. Além disso, as pessoas nascem livres. Portanto, acabariam os privilégios de classe.

b) O texto da Declaração ressalta os direitos à igualdade, à liberdade, à segurança. Ressalta também o direito à propriedade, que era criticado por Rousseau, mas que foi defendido por Locke.

13) a) Os camponeses falam em privilégios da nobreza e do clero: direito de não pagar impostos, de cobrar impostos, taxas e obrigações dos camponeses.

b) A ilustração tenta retratar a situação de opressão vivida pelo Terceiro Estado na sua relação com o clero e a nobreza. Tal situação era ainda mais opressora no campo, onde os camponeses eram submetidos ao pagamento de impostos e taxas muito altos aos nobres e aos clérigos, ficando privados de recursos necessários para se manterem, como se pode ler no texto do documento.

c) A situação também não se aplica à realidade francesa após a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pois esta aboliu os privilégios de ordem que a charge mostra. Os privilégios passaram a ser de classe (quem tem mais bens passa a ter alguns privilégios, como o de votar) e não mais de ordem.

14) a) A figura mostra cenas de fuzilamento coletivo, espancamentos, prisões de muitas pessoas, carroça de cadáveres de pessoas provavelmente guilhotinadas, incêndio de propriedades por populares. Tudo isso, com certeza, criou um clima de intranquilidade e medo entre as pessoas, ou seja, elas ficaram sem liberdade de se manifestar quando não concordassem com o governo revolucionário.

b) Durante o governo de Robespierre, foram adotadas medidas sociais de combate à desigualdade social, tais como o congelamento de preços, a divisão das propriedades, a distribuição de alimentos. No entanto, a liberdade foi cerceada pela instalação do terror demonstrado pela figura, com muitas mortes e prisões, que causaram muito medo nas pessoas e instabilidade no país.

15) a) De acordo com o texto, a Revolução Francesa teve o mérito de destruir tudo o que derivava das instituições aristocráticas (nobreza) e feudais, pondo um fim no Antigo Regime.

b) A imagem é da época de Napoleão, portanto, após o fim da Revolução Francesa. Apesar de apresentar um ambiente um pouco mais simples, a imagem mostra algumas pessoas em uma festa de gala numa situação que lembra as festas da aristocracia de antes da Revolução. Portanto, logo após o fim da Revolução, a sociedade ainda não havia mudado tanto quanto afirmava Tocqueville.

c) Para Tocqueville, as mudanças operadas pela Revolução Francesa, mais cedo ou mais tarde, aconteceriam, mas de forma lenta e gradual; entretanto seu processo acelerado pela revolução, ou seja, a importância da Revolução foi apressar as mudanças.

16) a) Para os franceses, a Revolução trouxe liberdade e melhores condições de vida e alterou as relações dos governos com a população, que passou a ser ouvida.

b) A Revolução provou que as relações políticas e sociais não eram imutáveis, portanto, caso os governos não atendessem pelo menos parcialmente à maioria da população, a revolução poderia acontecer novamente e derrubar tais governos.

c) Ainda hoje, percebe-se a presença dos valores e ideais da revolução Francesa nas constituições dos países, na Declaração dos Direitos Humanos, nas relações econômicas e sociais, nas tentativas de aproximação dos povos do mundo inteiro e na luta de vários segmentos sociais e entidades civis e religiosas em defesa da igualdade, da fraternidade e do direito à felicidade para todos os seres humanos.

 

 

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