CHAVE
DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 02 – 8º ANO – PE. OTÁVIO
1) a) Faculdade de fazer ou
não fazer algo, de escolher; independência; estado oposto ao cativeiro ou
prisão, à escravidão; desembaraço, facilidade; permissão, licença.
b) Qualidade do que é igual;
relação entre coisas iguais; uniformidade, identidade, principio pelo qual
todos os cidadãos podem invocar os mesmos direitos.
c) Laço de parentesco entre
irmãos; irmandade; vinculo de solidariedade; fraternização; camaradagem.
2) Não totalmente, pois,
conforme se pode ler na notícia, as mulheres tem uma remuneração inferior e,
portanto, uma renda menor do que a dos homens e, se foram portadoras de alguma
deficiência, a situação piora. Assim, pode-se considerar que, na prática, o
ideal da igualdade entre os homens e mulheres ainda está longe de ser atingido.
3) a) De acordo com o texto,
a marca principal da sociedade do Antigo Regime é o privilégio restrito a um
pequeno número de pessoas e localidades.
b) o Antigo Regime, os
direitos à igualdade e à liberdade, considerados naturais pelos filósofos
iluministas, eram flagrantemente desrespeitados, pois nem todos tinham os
privilégios, e o governo era absolutista, portanto a liberdade política era
inexistente.
4)
Montesquieu
|
Voltaire
|
Rousseau
|
A
concentração do poder
|
Falta
de racionalidade; a falta de liberdade de pensamento e religiosa.
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Para
ele, no Antigo Regime prevalecia a desigualdade, a tirania e o mau uso da
propriedade.
|
Divisão
do poder em três partes
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Governante
esclarecido
|
Governo
republicano em que a vontade da maioria prevalecesse.
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Igualdade
política ou de leis
|
Liberdade
|
Igualdade
|
O
poder não pode se concentrar em uma única pessoa ou grupo.
|
Defesa
da liberdade como direito natural.
|
A
noção da necessidade de um contrato social para a formação da sociedade
civil.
|
5) Resposta pessoal
6) Para Rousseau, pelo
contrato social, as pessoas abrem mão de todos os seus direitos para formar uma
comunidade na qual o povo será o soberano, enquanto, para Locke, o soberano
seria a pessoa ou grupo escolhido por aqueles que tinham o direito de
propriedade a ser defendido. Rousseau condenava a propriedade privada enquanto
para Locke ela era um direito natural que deveria ser garantido a partir do
contrato social.
7) ____
8) A economia francesa havia
prosperado, mas apesar dos avanços, continuava vulnerável diante de algum
problema natural ou eventualidade, por exemplo, uma colheita ruim ou uma catástrofe
natural.
9) A figura a esquerda
mostra um nobre vivendo em abundancia, enquanto o pobre, que tem pouco, ainda
tem de entregar parte do que produz ao nobre, mesmo que a colheita tivesse sido
fraca; o sentido da frase citada na legenda é que a nobreza e o Estado criavam
a tela ou o emaranhado de leis e privilégios para enredar o pobre camponês, de
forma que ele não teria como fugir de pagar as suas obrigações aos nobres e ao
Estado. A figura a direita mostra um artesão também vivendo com dificuldades
diante dos altos preços dos produtos de primeira necessidade na França, às
vésperas da Revolução.
10) Atividade em dupla.
11) a) Rousseau foi um dos
iluministas mais mencionados durante a Revolução Francesa. A figura mostra que
o que aconteceu durante a Revolução Francesa teria sido influenciado pelo Iluminismo,
especialmente Rousseau, que defendia a igualdade.
b) Força: na figura, há um
canhão, outras armas e um soldado. Verdade: a figura mostra uma realidade em
que tudo estaria a descoberto, visto por todos, sem nada a esconder. Justiça: a
figura mostra uma realidade sem privilégios e sem desigualdade social aparente;
A guilhotina, ao fundo, representaria a justiça aplicada àqueles que se
desviassem da verdade e da justiça. União: a figura mostra duas pessoas
dando-se as mãos, num sinal de fraternidade e união.
c) Havendo justiça os
privilégios deveriam acabar, apesar de que os três estados teriam os mesmos
direitos; com união, não haveria mais o abismo que separava as camadas
populares da elite; com o predomínio da verdade, acabariam o fanatismo e
superstição.
12) a) A Declaração diz que
todos nascem e permanecem iguais nos direitos e que as distinções sociais só
podem ser baseadas sobre a utilidade comum. Além disso, as pessoas nascem
livres. Portanto, acabariam os privilégios de classe.
b) O texto da Declaração
ressalta os direitos à igualdade, à liberdade, à segurança. Ressalta também o
direito à propriedade, que era criticado por Rousseau, mas que foi defendido
por Locke.
13) a) Os camponeses falam
em privilégios da nobreza e do clero: direito de não pagar impostos, de cobrar
impostos, taxas e obrigações dos camponeses.
b) A ilustração tenta
retratar a situação de opressão vivida pelo Terceiro Estado na sua relação com
o clero e a nobreza. Tal situação era ainda mais opressora no campo, onde os
camponeses eram submetidos ao pagamento de impostos e taxas muito altos aos
nobres e aos clérigos, ficando privados de recursos necessários para se manterem,
como se pode ler no texto do documento.
c) A situação também não se
aplica à realidade francesa após a Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, pois esta aboliu os privilégios de ordem que a charge mostra. Os privilégios
passaram a ser de classe (quem tem mais bens passa a ter alguns privilégios,
como o de votar) e não mais de ordem.
14) a) A figura mostra cenas
de fuzilamento coletivo, espancamentos, prisões de muitas pessoas, carroça de
cadáveres de pessoas provavelmente guilhotinadas, incêndio de propriedades por
populares. Tudo isso, com certeza, criou um clima de intranquilidade e medo
entre as pessoas, ou seja, elas ficaram sem liberdade de se manifestar quando
não concordassem com o governo revolucionário.
b) Durante o governo de
Robespierre, foram adotadas medidas sociais de combate à desigualdade social,
tais como o congelamento de preços, a divisão das propriedades, a distribuição
de alimentos. No entanto, a liberdade foi cerceada pela instalação do terror demonstrado
pela figura, com muitas mortes e prisões, que causaram muito medo nas pessoas e
instabilidade no país.
15) a) De acordo com o
texto, a Revolução Francesa teve o mérito de destruir tudo o que derivava das
instituições aristocráticas (nobreza) e feudais, pondo um fim no Antigo Regime.
b) A imagem é da época de
Napoleão, portanto, após o fim da Revolução Francesa. Apesar de apresentar um
ambiente um pouco mais simples, a imagem mostra algumas pessoas em uma festa de
gala numa situação que lembra as festas da aristocracia de antes da Revolução.
Portanto, logo após o fim da Revolução, a sociedade ainda não havia mudado
tanto quanto afirmava Tocqueville.
c) Para Tocqueville, as
mudanças operadas pela Revolução Francesa, mais cedo ou mais tarde,
aconteceriam, mas de forma lenta e gradual; entretanto seu processo acelerado
pela revolução, ou seja, a importância da Revolução foi apressar as mudanças.
16) a) Para os franceses, a
Revolução trouxe liberdade e melhores condições de vida e alterou as relações
dos governos com a população, que passou a ser ouvida.
b) A Revolução provou que as
relações políticas e sociais não eram imutáveis, portanto, caso os governos não
atendessem pelo menos parcialmente à maioria da população, a revolução poderia
acontecer novamente e derrubar tais governos.
c) Ainda hoje, percebe-se a
presença dos valores e ideais da revolução Francesa nas constituições dos
países, na Declaração dos Direitos Humanos, nas relações econômicas e sociais,
nas tentativas de aproximação dos povos do mundo inteiro e na luta de vários
segmentos sociais e entidades civis e religiosas em defesa da igualdade, da
fraternidade e do direito à felicidade para todos os seres humanos.
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