sexta-feira, 26 de abril de 2013

Chave de correção - Capítulo 02 - 7º ano


CHAVE DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 02 – 7º ANO – PE. OTÁVIO

1) Resposta pessoal

2) Essas respostas dependem do que respondeu na questão anterior – Resposta pessoal.

3) a) Observa-se, nas tabelas, um grande declínio populacional em todas as regiões europeias entre os séculos XIV e XV (especialmente no XIV, abordado na segunda tabela).

b) O texto da seção anterior menciona que houve grande crescimento populacional e desenvolvimento da população urbana entre os séculos XII e XIII, o que é oposto do que aconteceu entre os séculos XIV e XV, segundo os dados das tabelas.

4) Senhores feudais e donos de manufaturas perderam boa parte do contingente de mão de obra produtiva, visto que a população mais simples foi ainda mais afetada pela crise. Além disso, donos de manufaturas e comerciantes perderam consumidores de seus produtos. Tudo isso gerou um retrocesso numa economia que estava em avanço.

5) a) Compra de produtos pela internet; negociações em sites de leilões virtuais; negociações  em bolsas de valores com o uso dos recursos da internet; etc.

b) Computadores, telefones, celulares, internet, MSN, sites de relacionamento, etc.

6) a)

Cor do círculo
Nome da empresa
Nacionalidade
Ramo de atuação
Amarelo
The CO-OP Food Store
Canadense
Alimentação
Rosa
Shoney’s Inn
Estadudinense
Hotelaria
Branco
Fina
Belga/Estadudinense
Petroquímica

 

b) Resposta pessoal – sugestão: Mac Donald’s (EUA, setor alimentício), Coca-cola (EUA, setor alimentício); Johnson & Johnson (EUA, setor de cosméticos e higiene).

7) a) A imagem deixa claro que não havia um espaço urbano planejado exclusivamente para o mercado. Pelo contrário, ele era montado na rua, em meio à vida regular dos citadinos.

b) As mercadorias facilmente identificáveis na imagem são tecidos (nas barracas), roupas ( na imagem do senhor à direita) e alimentos (no lombo do burrico ao centro da imagem).

c) A imagem apresenta, envolvidos nas atividades do mercado, apenas sujeitos do sexo masculino, adultos (alguns mais velhos), em sua maioria com o tipo físico europeu. Entretanto, é possível identificar dois sujeitos de tipo físico árabe: o que esta no canto, à esquerda, em primeiro plano; e um que esta ao fundo, à direita, de túnica marrom.

d) As pessoas que não estão envolvidas na atividade comercial, na pintura, estão envolvidas, com seus afazeres domésticos. É o caso da pessoa no alto, à esquerda, na janela de uma residência, estendendo roupa no varal e de um vulto a direita ao fundo na porta de uma edificação. Além disso, há uma criança agachada alimentando um porco.

8) a) O site é um espaço de comércio de produtos e serviços (que têm um link específico na barra da esquerda) de todo tipo. Os produtos anunciados são divididos em diferentes categorias, que mostram o amplo espectro de ofertas: de decoração a saúde, de  eletrônicos e animais.

b) Assim como o espectro de produtos, a faixa de preços é absolutamente ampla e flexível, variando de um real ao infinito.

c) O site é brasileiro, o que pode ser identificado por meio da língua (português) e da moeda das transações comerciais (real). Os produtos provêm de diferentes nações e tem diferentes marcas.

d) Todo tipo de usuário pode ter acesso, na condição de comprador e de vendedor, e não há restrições econômicas etárias ou de gênero. O poder aquisitivo não é empecilho, visto que há produtos e serviços de diferentes preços. Não há restrições quanto a gênero, faixa etária ou nacionalidade. As restrições para o comercio são, em primeiro lugar, éticas e legais (produtos proibidos não podem ser comercializados). Em segundo lugar, são técnicas: é preciso que o usuário tenha acesso (físico) à internet e saiba utilizar os recursos do site.

9) Resposta pessoal – sugestão: O mercado de Florença é um local de trocas e comércio de mercadorias, fisicamente existente e pertencente a uma municipalidade (Florença); ali poderiam ser comercializados produtos de diferentes procedências, o que mostra a existência de uma rede de comércio internacional. O site, por sua vez, é um mercado globalizado no mercado global, no sentido de que é um espaço real (embora não físico, mas virtual) de comércio de produto e serviços de diferentes procedências e preços, que faz parte do jogo mais amplo de oferta e procura de produtos e serviços, que, por sua vez, transcende fronteiras e economias nacionais.

10) a) Médicis, Ângelo Tani, Tamaso Portinari, Simone Néri, Amerigo Benci.

b) Londres

Milão, Veneza, Roma

Lyon, Avignon

Genebra

Bruges

11) Porque eles são o único elemento em comum entre os negócios das demais famílias, tal como foi apresentado no texto.

12) Resposta pessoal – sugestão: Sim, essa formação pode ser considerada como um “cartel primitivo”, pois era uma associação de comerciantes e “industriais” que dominavam o mercado europeu.

13)

Documentos
Tipo de operação de
crédito
O que ele propõe?
Documento 1
Seguro
O documento propõe segurar o barco de Baldo Ridolfi e Cia em 100 florins, recebendo 4 florins em pagamento pelo fato de a mercadoria ter chegado sã e salva ao destino.
Documento 2
Letra de câmbio
O documento propõe que sejam pagas a Brunácio di Guido e Cª... CCCCLXXII libras e X soldos de Barcelona, correspondentes ao valor que foi pago ao banqueiro por um terceiro. Propõe, ainda, que o débito do pagamento seja lançado na conta do banqueiro

 

14) No DOCUMENTO 2, aparecem as expressões “Em nome de Deus” e “Que Deus vos guarde” para abrir e encerrar a transação financeira. É uma forma de pedir benção, proteção e, talvez, de justificar o sucesso da operação com a proteção divina, livrando-se do pecado da usura.

15) Se as operações não tivessem sido bem-sucedidas, o prejuízo maior seria dos banqueiros, que deveriam arcar com os custos integrais da carga perdida (no caso do DOCUMENTO 1), ou do não pagamento da letra de câmbio pelo outro banqueiro (no caso do DOCUMENTO 2). No máximo, podemos considerar que, se a carga a que se refere o DOCUMENTO 1 não tivesse chegado ao destino, o segurado teria tido danos de credibilidade em suas relações comerciais.

16) GM, Ford, Chrysler, Toyota, Honda, Nissan, BMW.

17) a) Marcar com um X os Estados Unidos.

b) Pintar de verde: França, Brasil, China, Japão, Alemanha e EUA.

18) A “crise de crédito é negativa dos bancos em emprestar dinheiro para as montadoras resolverem sua situação financeira. Neste caso, é bom discutir com os alunos as informações dadas no texto anterior à reportagem: os bancos estavam imersos em crise, por causa do setor imobiliário. Portanto, não quiseram se arriscar ainda mais.

19) a) Estados Unidos: o governo (o Congresso) emprestou dinheiro para GM, Ford e Chrysler.

b) França: o governo facilitou a compra de carros novos, para estimular o mercado.

c) Europa e Ásia: os fabricantes devem recorrer as férias forçadas para diminuir os gastos das empresas (com maquinário funcionando) e evitar superprodução em época de baixa procura da mercadoria.

 

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas