CHAVE DE CORREÇÃO –
CAPÍTULO 02 – 7º ANO – PE. OTÁVIO
1) Resposta pessoal
2) Essas respostas dependem do que respondeu na questão
anterior – Resposta pessoal.
3) a) Observa-se, nas tabelas, um grande declínio populacional
em todas as regiões europeias entre os séculos XIV e XV (especialmente no XIV,
abordado na segunda tabela).
b) O texto da seção anterior menciona que houve grande
crescimento populacional e desenvolvimento da população urbana entre os séculos
XII e XIII, o que é oposto do que aconteceu entre os séculos XIV e XV, segundo
os dados das tabelas.
4) Senhores feudais e donos de manufaturas perderam boa parte
do contingente de mão de obra produtiva, visto que a população mais simples foi
ainda mais afetada pela crise. Além disso, donos de manufaturas e comerciantes
perderam consumidores de seus produtos. Tudo isso gerou um retrocesso numa
economia que estava em avanço.
5) a) Compra de produtos pela internet; negociações em sites
de leilões virtuais; negociações em
bolsas de valores com o uso dos recursos da internet; etc.
b) Computadores, telefones, celulares, internet, MSN, sites
de relacionamento, etc.
6) a)
Cor do círculo
|
Nome da empresa
|
Nacionalidade
|
Ramo de atuação
|
Amarelo
|
The CO-OP Food Store
|
Canadense
|
Alimentação
|
Rosa
|
Shoney’s Inn
|
Estadudinense
|
Hotelaria
|
Branco
|
Fina
|
Belga/Estadudinense
|
Petroquímica
|
b) Resposta pessoal – sugestão: Mac Donald’s (EUA, setor
alimentício), Coca-cola (EUA, setor alimentício); Johnson & Johnson (EUA,
setor de cosméticos e higiene).
7) a) A imagem deixa claro que não havia um espaço urbano
planejado exclusivamente para o mercado. Pelo contrário, ele era montado na
rua, em meio à vida regular dos citadinos.
b) As mercadorias facilmente identificáveis na imagem são
tecidos (nas barracas), roupas ( na imagem do senhor à direita) e alimentos (no
lombo do burrico ao centro da imagem).
c) A imagem apresenta, envolvidos nas atividades do mercado,
apenas sujeitos do sexo masculino, adultos (alguns mais velhos), em sua maioria
com o tipo físico europeu. Entretanto, é possível identificar dois sujeitos de
tipo físico árabe: o que esta no canto, à esquerda, em primeiro plano; e um que
esta ao fundo, à direita, de túnica marrom.
d) As pessoas que não estão envolvidas na atividade
comercial, na pintura, estão envolvidas, com seus afazeres domésticos. É o caso
da pessoa no alto, à esquerda, na janela de uma residência, estendendo roupa no
varal e de um vulto a direita ao fundo na porta de uma edificação. Além disso,
há uma criança agachada alimentando um porco.
8) a) O site é um espaço de comércio de produtos e serviços
(que têm um link específico na barra da esquerda) de todo tipo. Os produtos
anunciados são divididos em diferentes categorias, que mostram o amplo espectro
de ofertas: de decoração a saúde, de
eletrônicos e animais.
b) Assim como o espectro de produtos, a faixa de preços é
absolutamente ampla e flexível, variando de um real ao infinito.
c) O site é brasileiro, o que pode ser identificado por meio
da língua (português) e da moeda das transações comerciais (real). Os produtos
provêm de diferentes nações e tem diferentes marcas.
d) Todo tipo de usuário pode ter acesso, na condição de
comprador e de vendedor, e não há restrições econômicas etárias ou de gênero. O
poder aquisitivo não é empecilho, visto que há produtos e serviços de
diferentes preços. Não há restrições quanto a gênero, faixa etária ou
nacionalidade. As restrições para o comercio são, em primeiro lugar, éticas e
legais (produtos proibidos não podem ser comercializados). Em segundo lugar,
são técnicas: é preciso que o usuário tenha acesso (físico) à internet e saiba
utilizar os recursos do site.
9) Resposta pessoal – sugestão: O mercado de Florença é um
local de trocas e comércio de mercadorias, fisicamente existente e pertencente
a uma municipalidade (Florença); ali poderiam ser comercializados produtos de
diferentes procedências, o que mostra a existência de uma rede de comércio
internacional. O site, por sua vez, é um mercado globalizado no mercado global,
no sentido de que é um espaço real (embora não físico, mas virtual) de comércio
de produto e serviços de diferentes procedências e preços, que faz parte do
jogo mais amplo de oferta e procura de produtos e serviços, que, por sua vez,
transcende fronteiras e economias nacionais.
10) a) Médicis, Ângelo Tani, Tamaso Portinari, Simone Néri,
Amerigo Benci.
b) Londres
Milão, Veneza, Roma
Lyon, Avignon
Genebra
Bruges
11) Porque eles são o único elemento em comum entre os
negócios das demais famílias, tal como foi apresentado no texto.
12) Resposta pessoal – sugestão: Sim, essa formação pode ser
considerada como um “cartel primitivo”, pois era uma associação de comerciantes
e “industriais” que dominavam o mercado europeu.
13)
Documentos
|
Tipo de
operação de
crédito
|
O que ele
propõe?
|
Documento 1
|
Seguro
|
O
documento propõe segurar o barco de Baldo Ridolfi e Cia em 100 florins,
recebendo 4 florins em pagamento pelo fato de a mercadoria ter chegado sã e
salva ao destino.
|
Documento 2
|
Letra de
câmbio
|
O documento propõe
que sejam pagas a Brunácio di Guido e Cª... CCCCLXXII libras e X soldos de
Barcelona, correspondentes ao valor que foi pago ao banqueiro por um
terceiro. Propõe, ainda, que o débito do pagamento seja lançado na conta do
banqueiro
|
14) No DOCUMENTO 2, aparecem as expressões “Em nome de Deus”
e “Que Deus vos guarde” para abrir e encerrar a transação financeira. É uma
forma de pedir benção, proteção e, talvez, de justificar o sucesso da operação
com a proteção divina, livrando-se do pecado da usura.
15) Se as operações não tivessem sido bem-sucedidas, o
prejuízo maior seria dos banqueiros, que deveriam arcar com os custos integrais
da carga perdida (no caso do DOCUMENTO 1), ou do não pagamento da letra de
câmbio pelo outro banqueiro (no caso do DOCUMENTO 2). No máximo, podemos
considerar que, se a carga a que se refere o DOCUMENTO 1 não tivesse chegado ao
destino, o segurado teria tido danos de credibilidade em suas relações
comerciais.
16) GM, Ford, Chrysler, Toyota, Honda, Nissan, BMW.
17) a) Marcar com um X os Estados Unidos.
b) Pintar de verde: França, Brasil, China, Japão, Alemanha e
EUA.
18) A “crise de crédito é negativa dos bancos em emprestar
dinheiro para as montadoras resolverem sua situação financeira. Neste caso, é
bom discutir com os alunos as informações dadas no texto anterior à reportagem:
os bancos estavam imersos em crise, por causa do setor imobiliário. Portanto,
não quiseram se arriscar ainda mais.
19) a) Estados Unidos: o governo (o Congresso) emprestou
dinheiro para GM, Ford e Chrysler.
b) França: o governo facilitou a compra de carros novos, para
estimular o mercado.
c) Europa e Ásia: os fabricantes devem recorrer as férias
forçadas para diminuir os gastos das empresas (com maquinário funcionando) e
evitar superprodução em época de baixa procura da mercadoria.
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