CHAVE
DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 02 – 6º ANO – PE. OTÁVIO
1) Definição do dicionário:
crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, consideradas(s) como
criadoras(s) do Universo e que, como tal, deve(m) ser adotada(s) e
obedecida(s); manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios,
que envolvem, em geral, preceitos éticos.
2) Resposta pessoal. A
resposta depende da religião escolhida pelo aluno.
3) A) Como objetos e
símbolos, é possível ver a veste branca e a Caaba (islâmicos), livro (na
igreja), galhos de árvore (ritual Xo); como gestos coletivos, podem se ver a
oração islâmica, o posicionamento para a oração dos fiéis da igreja, algumas
pessoas seguindo uma outra mais velha no ritual Xo; como gestos individuais, é
possível ver que, na igreja, cada um procura a melhor posição ou forma para se
concentrar na oração e , no ritual Xo, apesar da fila, cada pessoa expressa-se
à sua maneira.
B) Resposta pessoal. Sugestão:
as pessoas buscam a religião para conforto pessoal e com o objetivo de
encontrar respostas para dúvidas que possam existir e para entender os mistérios
da vida.
4) A figura mostra uma
pintura rupestre que retrata alguns animais e pessoas, aparentemente, dançando,
talvez agradecendo a caça conseguida ou pedindo sucesso nas próximas caçadas.
5) A) O xamã era considerado
uma pessoa que conseguia fazer a ponte entre o mundo natural e o sobrenatural
e, por isso, conseguia descobrir a causa do mal e providenciar o remédio ou
solução para vencê-lo.
B) Sim. Há pessoas que
acreditam e buscam benzedores para fazerem orações ou curarem alguns males como
mau-olhado, quebranto, etc. Outras procuram pessoas que fazem poções “milagrosas”
e as tomam para vencer algum mal corporal ou espiritual.
C) Resposta Pessoal.
6) Ambos tinham santuários,
porém os santuários dos caçadores e coletores não eram monumentais e não eram
construídos por eles; eles faziam da terra, do céu e de outros elementos
naturais os seus santuários. Já os criadores e agricultores, por serem
sedentários e bastante dependentes da terra, construíam santuários monumentais
para cultuar seus deuses e ancestrais.
7) A) • Os túmulos eram
geralmente feitos de pedra, mas havia urnas monumentárias de cerâmica.
• A
figura A mostra que o morto era sepultado em uma caverna destinada a isso; na
figura D, os mortos ganham outro tipo de morada: dentro de um vaso, onde são
depositadas as cinzas; o vaso depositado em um local protegido pelas pedras.
• Os
dois túmulos, apesar de diferentes, são feitos de pedra, de forma a proteger os
cadáveres e homenagear o morto.
B) Sim. Os túmulos são
individuais, mas havia outros coletivos, portanto é provável que quem tinha
túmulo individual eram pessoas de categorias sociais mais altas, enquanto as
pessoas de categoria social mais baixa iam para os túmulos coletivos; a urna da
figura D indica que seria de uma pessoa de posses, pois parece bem cuidado e
rigorosamente preparado para uma pessoa especial.
C) O cuidado com os mortos
revela, além do senso de comunidade, que as pessoas provavelmente tinham alguma
crença ou esperança na vida após a morte.
8) Resposta pessoal.
9) A) Resposta pessoal.
B) Resposta pessoal.
Sugestão: há pessoas que usam amuletos e objetos por superstição porque
acreditam que dão sorte ou proteção (há muitos exemplos disso na passagem de
ano), outros compram determinados amuletos, mas os usam porque veem outras
pessoas usando e não porque acreditam no seu poder mágico.
10) A) As comunidades
antigas eram bastante dependentes daquilo que a natureza oferecia para sua
sobrevivência e não entendiam várias manifestações naturais, por isso, acabavam
adorando elementos da natureza para que não fossem punidas e para garantir que
ela não as deixassem na mão.
B) Figura A: A imagem mostra
uma águia representando um deus das tempestades (um fenômeno da natureza)
Figura B: As cataratas de
Keieteur eram consideradas sagradas pelas comunidades que habitavam a região.
Figura C: O povo toba-batak
cultuava pedras (elemento da natureza) que, segundo eles, representavam
ancestrais divinos.
11) A) • O rito de passagem
tem o objetivo de preparar a criança para a entrada no mundo adulto.
• As meninas geralmente
ficam reclusas, enquanto os meninos saem para aprender coisas que os homens
adultos fazem nas caçadas e pescariam, testando sua virilidade, força física, o
domínio das emoções e o medo.
• As meninas passam por
transformações corporais diferentes das dos meninos e, como devem aprender a
fazer coisas domésticas, devem ficar na casa; os meninos, como vão aprender
trabalhos próprios dos homens das aldeias, devem sair de casa. Além disso, tudo
indica que a separação se dá pelo fato de ser nessa época que se afloram os
desejos sexuais.
B) Resposta pessoal
C) Resposta pessoal
D) Resposta pessoal
12) A) A observação permitia
saber o momento da chegada das chuvas, quando os agricultores já deveriam estar
com tudo preparado para o plantio.
B) Era feito por um sacerdote
que verificava o posicionamento do Sol, e quando este “nascia” atrás de uma
determinada montanha, era sinal de que as chuvas para a semeadura estavam
próximas.
C) Hoje, em várias
comunidades rurais, os agricultores também observam os sinais da natureza para
se certificarem sobre o momento certo para o plantio, mas existem também os
serviços de meteorologia que fazem previsões de muito valor para a agricultura;
os sacerdotes já não tem mais essa função.
13) A) Eles permitem
organizar melhor a vida diária das pessoas de modo a permitir que façam mais
coisas durante o dia.
B) Resposta pessoal.
Sugestão: o relógio de sombra (ou de sol) deixou de ser usado porque não
funciona em dias de chuva ou com o tempo nublado e em lugares não expostos ao
sol; além disso, há regiões do planeta Terra onde grande parte do tempo o sol
não aparece.
14) A marcação dos dias,
meses e anos permite às pessoas se organizarem, planejarem as suas atividades
para períodos mais longos, fazerem comparações com a realidade de outras pessoas
e também aproveitarem ou otimizarem a vida. Contudo, se uma pessoa fica escrava
dessa marcação, ela não aproveita bem os momentos marcados e contados por ela.
15) A) Resposta pessoal
B) Resposta pessoal
16) A) Pré-história.
B) O Critério de divisão entre
a Pré-história e a Idade Antiga, na periodização clássica, é o início da
escrita.
17) Resposta pessoal.
18) A) 1501 e 1600
B) 1801 e 1900
C) 1601 e 1700
D) 500 a.C e 401 a.C.
E) 401 e 500
19) A) XIX
B) XVIII
C) XVI
D) XX
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