terça-feira, 23 de abril de 2013

Chave de correção - Atividades do capítulo 2 - 6º ano


CHAVE DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 02 – 6º ANO – PE. OTÁVIO

1) Definição do dicionário: crença na existência de uma força ou forças sobrenaturais, consideradas(s) como criadoras(s) do Universo e que, como tal, deve(m) ser adotada(s) e obedecida(s); manifestação de tal crença por meio de doutrina e ritual próprios, que envolvem, em geral, preceitos éticos.

2) Resposta pessoal. A resposta depende da religião escolhida pelo aluno.

3) A) Como objetos e símbolos, é possível ver a veste branca e a Caaba (islâmicos), livro (na igreja), galhos de árvore (ritual Xo); como gestos coletivos, podem se ver a oração islâmica, o posicionamento para a oração dos fiéis da igreja, algumas pessoas seguindo uma outra mais velha no ritual Xo; como gestos individuais, é possível ver que, na igreja, cada um procura a melhor posição ou forma para se concentrar na oração e , no ritual Xo, apesar da fila, cada pessoa expressa-se à sua maneira.

B) Resposta pessoal. Sugestão: as pessoas buscam a religião para conforto pessoal e com o objetivo de encontrar respostas para dúvidas que possam existir e para entender os mistérios da vida.

4) A figura mostra uma pintura rupestre que retrata alguns animais e pessoas, aparentemente, dançando, talvez agradecendo a caça conseguida ou pedindo sucesso nas próximas caçadas.

5) A) O xamã era considerado uma pessoa que conseguia fazer a ponte entre o mundo natural e o sobrenatural e, por isso, conseguia descobrir a causa do mal e providenciar o remédio ou solução para vencê-lo.

B) Sim. Há pessoas que acreditam e buscam benzedores para fazerem orações ou curarem alguns males como mau-olhado, quebranto, etc. Outras procuram pessoas que fazem poções “milagrosas” e as tomam para vencer algum mal corporal ou espiritual.

C) Resposta Pessoal.

6) Ambos tinham santuários, porém os santuários dos caçadores e coletores não eram monumentais e não eram construídos por eles; eles faziam da terra, do céu e de outros elementos naturais os seus santuários. Já os criadores e agricultores, por serem sedentários e bastante dependentes da terra, construíam santuários monumentais para cultuar seus deuses e ancestrais.

7) A) • Os túmulos eram geralmente feitos de pedra, mas havia urnas monumentárias de cerâmica.

• A figura A mostra que o morto era sepultado em uma caverna destinada a isso; na figura D, os mortos ganham outro tipo de morada: dentro de um vaso, onde são depositadas as cinzas; o vaso depositado em um local protegido pelas pedras.

• Os dois túmulos, apesar de diferentes, são feitos de pedra, de forma a proteger os cadáveres e homenagear o morto.

B) Sim. Os túmulos são individuais, mas havia outros coletivos, portanto é provável que quem tinha túmulo individual eram pessoas de categorias sociais mais altas, enquanto as pessoas de categoria social mais baixa iam para os túmulos coletivos; a urna da figura D indica que seria de uma pessoa de posses, pois parece bem cuidado e rigorosamente preparado para uma pessoa especial.

C) O cuidado com os mortos revela, além do senso de comunidade, que as pessoas provavelmente tinham alguma crença ou esperança na vida após a morte.

8) Resposta pessoal.

9) A) Resposta pessoal.

B) Resposta pessoal. Sugestão: há pessoas que usam amuletos e objetos por superstição porque acreditam que dão sorte ou proteção (há muitos exemplos disso na passagem de ano), outros compram determinados amuletos, mas os usam porque veem outras pessoas usando e não porque acreditam no seu poder mágico.

10) A) As comunidades antigas eram bastante dependentes daquilo que a natureza oferecia para sua sobrevivência e não entendiam várias manifestações naturais, por isso, acabavam adorando elementos da natureza para que não fossem punidas e para garantir que ela não as deixassem na mão.

B) Figura A: A imagem mostra uma águia representando um deus das tempestades (um fenômeno da natureza)

Figura B: As cataratas de Keieteur eram consideradas sagradas pelas comunidades que habitavam a região.

Figura C: O povo toba-batak cultuava pedras (elemento da natureza) que, segundo eles, representavam ancestrais divinos.

11) A) • O rito de passagem tem o objetivo de preparar a criança para a entrada no mundo adulto.

• As meninas geralmente ficam reclusas, enquanto os meninos saem para aprender coisas que os homens adultos fazem nas caçadas e pescariam, testando sua virilidade, força física, o domínio das emoções e o medo.

• As meninas passam por transformações corporais diferentes das dos meninos e, como devem aprender a fazer coisas domésticas, devem ficar na casa; os meninos, como vão aprender trabalhos próprios dos homens das aldeias, devem sair de casa. Além disso, tudo indica que a separação se dá pelo fato de ser nessa época que se afloram os desejos sexuais.

B) Resposta pessoal

C) Resposta pessoal

D) Resposta pessoal

12) A) A observação permitia saber o momento da chegada das chuvas, quando os agricultores já deveriam estar com tudo preparado para o plantio.

B) Era feito por um sacerdote que verificava o posicionamento do Sol, e quando este “nascia” atrás de uma determinada montanha, era sinal de que as chuvas para a semeadura estavam próximas.

C) Hoje, em várias comunidades rurais, os agricultores também observam os sinais da natureza para se certificarem sobre o momento certo para o plantio, mas existem também os serviços de meteorologia que fazem previsões de muito valor para a agricultura; os sacerdotes já não tem mais essa função.

13) A) Eles permitem organizar melhor a vida diária das pessoas de modo a permitir que façam mais coisas durante o dia.

B) Resposta pessoal. Sugestão: o relógio de sombra (ou de sol) deixou de ser usado porque não funciona em dias de chuva ou com o tempo nublado e em lugares não expostos ao sol; além disso, há regiões do planeta Terra onde grande parte do tempo o sol não aparece.

14) A marcação dos dias, meses e anos permite às pessoas se organizarem, planejarem as suas atividades para períodos mais longos, fazerem comparações com a realidade de outras pessoas e também aproveitarem ou otimizarem a vida. Contudo, se uma pessoa fica escrava dessa marcação, ela não aproveita bem os momentos marcados e contados por ela.

15) A) Resposta pessoal

B) Resposta pessoal

16) A) Pré-história.

B) O Critério de divisão entre a Pré-história e a Idade Antiga, na periodização clássica, é o início da escrita.

17) Resposta pessoal.

18) A) 1501 e 1600

B) 1801 e 1900

C) 1601 e 1700

D) 500 a.C e 401 a.C.

E) 401 e 500

19) A) XIX

B) XVIII

C) XVI

D) XX

 

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