terça-feira, 2 de abril de 2013

Chave de correção - Atividades capítulo 01 - 2º ano

CHAVE DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 01 – 2º ANO – PE. OTÁVIO

1) Sem dúvida, alguns partidos são mais ideológicos do que outros. O PSOL e outros partidos de esquerda são mais ideológicos que os demais. O PT e o DEM são mais ideológicos do que o PMDB.

2) Os signatários deste documento são os caramurus, a ala mais reacionária da sociedade, reunida na sociedade conservadora da constituição brasileira, que lutavam pela volta de d. Pedro I ao poder e pela recolonização do Brasil. O documento elogia d. Pedro I e detrata a regência, vista pelos conservadores como reino desordem.

3) A promulgação do Código do Processo Criminal reforçava e ampliava as atribuições judiciária e policiais dos juízes de paz eleitos pelos cidadão ativos da localidade fortalecendo-se assim o poder local de acorda com a proposta dos exaltados. O Ato Adicional resultava tanto da aproximação de moderados e exaltados, quanto de pequenas concessões remanescentes do grupo restaurador.

4) Resposta a partir da página 11.

5) O contesto histórico a que Argelim se refere é o das dissidências internas dos cabanos que facilitaram a ação repressora da regência que enviou uma esquadra com cerca de 600 homens sobre o comando do Almirante Inglês Tylor que conseguiu derrotar os revoltosos e ocupar a capital da província. Entretanto os cabanos não haviam desistido da luta. Retiraram-se para o interior recompuseram suas forças atacaram Belém e retomaram o poder. Eduardo Argelim foi escolhido para chefiar o governo, que neste momento se tornou de fato popular e revolucionário.

6) A Revolução Farroupilha teve uma direção senhorial homogênea. Escolas mercantis e um grande centro escravista do Rio Grande do Sul jamais aderiram ou foram controlados por muito tempo pelos cabanos. Como afirma o autor, também no Sul o medo da insurgência escrava serviu como trava as reivindicações das elites regionais.

7) Ambos denunciam a falta de leis apropriadas e a desorganização e anarquia que se instalava no país.

8)
a) Para Bernardo de Vasconcelos, a política não é imutável, político pode alterar suas preferências na vida política, pois os períodos da sociedade variam.

b) Resposta pessoal.

9) O ponto fundamental que alicerçava a posição dos regressistas era o temor da desorganização e da anarquia. Eles acreditavam que a restauração da ordem da organização e da segurança pública e particular dependia da restauração das autoridade do governo do Estado, isto é, do regresso as condições políticas e institucionais anteriores as medidas descentralizadoras.

10) Resposta pessoal.

11) A charge refere-se a vitória da Tríplice Aliança sobre o Paraguai, o três militares com arma em punho, representa o Brasil, Argentina e Uruguai, pondo Solano Lopes em fuga. Este é apresentado como vilão e aqueles como representantes da “civilização” a libertar o povo paraguaio. Na realidade, conforme apresentado no livro, a guerra do Paraguai teve como motivação os conflitos regionais e não a luta entre barbárie e civilidade.

12) Garantir a dissolução da monarquia, a implantação de um governo federativo e, principalmente, o respeito à autoridade do governo federal.

13) Atividade de pesquisa

De olho no vestibular
1) C

2) C

3) B

4) A

5) C

6) D

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas