domingo, 28 de abril de 2013

Chave de correção - Capítulo 01 - 3º ano


CHAVE DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 01 – 3º ANO – PE. OTÁVIO

1) Em razão da força revolucionária da ideologia liberal que abalou as estruturas remanescentes do Antigo Regime na Europa do século XIX.

2) O romantismo de Fredéric Sowrier pode ser percebido por meio do suposto triunfo dos diferentes grupos sociais retratados na cena, expressando sentimento de rebeldia e de liberdade contra as forças conservadoras vigentes.

3) Nacionalismo: ideologia que defende a luta dos povos comuns contra a dominação estrangeira.

Liberalismo: ideologia que defende a organização do Estado de Direito fundamentando as liberdades individuais.

4) A) Trabalhadores urbanos.

B) A destruição das máquinas.

C) Marchas passeatas, paralisações, comissões de negociação, greves.

5) A) Movimento ludita.

B) O aumento do desemprego, em especial dos profissionais mais experientes e o achatamento dos salários dos trabalhadores.

C) O ludismo foi um movimento em que os trabalhadores reagiram contra as suas condições de trabalho e de vida, quebrando as máquinas das fábricas, portanto, teve como uma de suas máquinas a violência. Já o cartismo, não teve características violentas, pois suas reivindicações  eram de cunho político e tinham como alvo a mudança da legislação inglesa, acreditando que tal alteração beneficiaria a classe operária e daria condições para que os trabalhadores tivessem representação no Parlamento inglês.

6) Trabalho – Hemeroteca.

7) Primeiro, na percepção romântica da proposta utópica, de compreensão e de boa vontade dos homens, que não guarda em si relação com a evolução histórica, mais ou menos determinada, da própria sociedade capitalista.

Segundo, no fato de que as explicações das condições do aparecimento da desigualdade social, e daquelas em que pode desaparecer, não partindo dos problemas de estrutura econômica e social, da interação entre as relações de produção e o nível de desenvolvimento das forças produtivas.

8) A) Sim, o caráter assistencialista dos empresários destacados na matéria, que em certa medida guarda relação com a proposta utópica.

B) . o capitalista: incorporando aos respectivos protagonistas, uma relativa imagem de conscientização social e de solidariedade humana.

. a ordem capitalista: A atitude filantrópica, em sentido compensatório, pode contribuir para a reprodução de novas forças geradoras e consumidoras da ordem capitalista.

C) Resposta pessoal.

9) A) A abolição do capitalismo e o estabelecimento de uma sociedade sem classes.

B) Para justificar, por exemplo, a necessidade da destruição enérgica de todas as condições sociais opressoras existentes em favor, naquele momento, da revolução comunista.

C) Marx alertava a classe burguesa dizendo que a destruição final do capitalismo e da sociedade burguesa estava se aproximando, pois os trabalhadores estavam se organizando e entendiam que seus objetivos seriam atingidos somente quando destruíssem todas as condições sociais existentes.

10) A) Civilização grega e romana.

B) A partir do desenvolvimento da própria ordem capitalista, favorece-se também o desenvolvimento do proletariado.

C) Como mercadoria, artigo de comércio como qualquer outro, sujeitos a todas as vicissitudes da concorrência, a todas as flutuações do mercado [...].

D) O verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla dos trabalhadores [...].

11) A) A insatisfação da classe burguesa para com os governos de cunho absolutistas restaurados a partir do Congresso de Viena; a crise socioeconômica instaurada no continente em 1847, responsável pelo crescimento do desemprego, de fome e da inflação; a emergente articulação do proletariado em favor de seus interesses políticos.

B) O regime republicano francês, 18 meses após o início do processo revolucionário, já havia rompido com as tendências de esquerda que no primeiro momento contribuíram para a queda do governo de Luís Felipe.

C) França; Reinos italianos; Reinos germânicos; Império Austro-Húngaro.

12) A) O socialismo cristão preocupava-se com a harmonia entre os interesses do capital e do trabalho, a partir de atitudes que levem em consideração o respeito à dignidade e a promoção da justiça social.

B) Percebe-se a crítica à exploração do trabalho, enquanto mercadoria e instrumento para a ampliação do lucro empresarial.

C) O cristianismo, também, prescreve que se tenha consideração os interesses espirituais do operário e o bem da sua alma. Aos patrões compete velar para que a isto seja dada plena satisfação, que o operário não seja entregue a sedução e às solicitações corruptas, que nada venha enfraquecer o espírito da família nem os hábitos de economia.

13) A)Segundo Bento XVI, o fracasso se deve ao fato de ter sido descartada a importância de uma moralidade individual e porque as estruturas justas são uma condição indispensável, “mas não nascem nem funcionam sem um consenso moral da sociedade sobre os valores fundamentais e sobre a necessidade de viver esses valores”.

B) Na crítica ao aborto, ao divórcio e às uniões livres, enfatizando que, para ele, a fé, os sacramentos e a liturgia devem preceder qualquer compromisso social da Igreja.

C) Em uma atitude vocacional mais engajada para a transformação social.

14) Ela esta relacionada à ideologia anarquista na medida em que critica a autoridade e o poder do Estado e da Igreja.

15) A) Na conduta em defesa do máximo de bem-estar, o máximo de liberdade, o maior desenvolvimento possível para todos os seres humanos, renunciando a toda vantagem pessoal cuja aquisição implicaria sacrifício de outrem.

B) Lutar para o bem de todos, para a construção de uma sociedade onde, irmãos entre seus irmãos, ele possa viver entre homens sãos, inteligentes, cultos e felizes.

C) Em sentido pejorativo, enquanto cidadão defensor da desordem.

d) Na medida em que o cidadão anarquista, ideologicamente, representar uma ameaça à ordem capitalista vigente.

16) A) Agência bancárias, uma loja do Mc Donald’s  entre outros alvos.

B) Para protestar contra a reunião do G-8, os Punks, enquanto defensores da doutrina anarquista, afrontaram ícones emblemáticos da ordem capitalista, como bancos e uma loja Mc Donald’s, esta em alusão direta ao capitalismo norte-americano.

C) Semelhança – a crítica contra os símbolos e as instituições de ordem capitalista; a defesa do embate e da luta contra aparelhos de repressão do Estado.

Diferença – a condução da manifestação por setores da classe média, doutrina que, em suas origens, possuía, em sua maioria, como mobilizadores os grupos proletários.

17) A) Justifica a importância do movimento não apenas por aquilo que realizou, mas também por aquilo que anunciou; foi mais formidável como símbolo do que como fato. Ela foi extraordinária, heroica, dramática e trágica, mas em termos concretos foi breve, e na opinião da maioria dos observadores, estava condenada (à extinção): um governo insurrecional de trabalhadores em uma única cidade, cuja a realização maior foi o fato de ser realmente um governo, mesmo que durasse apenas pouco mais de dois meses.

B) Em função de governantes europeus, temerem não apenas uma revolução social, mas em especial, uma revolução proletária.

18) A) Promover o enxugamento e a modernização da máquina do Estado por meio da substituição de metade dos servidores que se aposentarem, além do projeto que elevará de 40 para 41 anos o tempo de contribuição à previdência.

B) A reação dos sindicatos europeus, de forma oportuna, no 1º de Maio, em favor dos interesses dos trabalhadores que se sentem ameaçados em suas conquistas sociais, pelas propostas reformistas defendidas, por exemplo, pelo Estado francês.

19) A) O Estado se apropria do conceito de nação para, em nome dele, afirmar os seus mais variados interesses, através, se necessário, de guerras, revoluções, o que implica a constante reformatação da geopolítica do planeta.

B) No período Medieval, o conceito de nação, como entendemos hoje, é subordinado primeiramente ao sentimento religioso, que define a identidade do cidadão europeu a partir da crença na fé cristã católica. Posteriormente, os laços sociais da comuna onde vivia e por fim um cidadão subordinado à uma autoridade monárquica nacional. Na história recente, inverte-se essa hierarquia.

20) A) Por meio do carteiro, do policial ou do guarda, do professor (oportunamente), através dos homens que trabalhavam nas estradas de ferro, quando estas eram públicas; para não mencionar quartéis de soldados ou mesmo as bandas militares amplamente audíveis.

B) O instrumento representado por seus censos periódicos regulares (que só se tornaram comuns depois da metade do século XIX), a educação primária teoricamente compulsória e o serviço militar obrigatório, onde existia, eram meios de o Estado obter informações dos cidadãos. Nos Estados burocráticos e bem policiados, um sistema de documentação e de registro pessoal trouxe os habitantes para um contato ainda mais direto com a máquina de administração e de dominação, especialmente se estes se deslocavam de um lugar para outro, por meio da instituição dos cartórios civis, responsáveis pelo registro de nascimentos, casamentos e óbitos dos cidadãos.

C) Estreitando e rotinizando os liames (ligações) entre autoridade central e os lugares mais remotos.

21) A) O fato de 90% da população de Kosovo ser de etnia albanesa e não de etnia sérvia.

B) O Fato de tanto a Grécia como a província de Kosovo terem sido desde o século XV partes integrantes do Império Turco-Otomano.

C) Não por acaso, são, todos eles, países que também convivem com movimentos separatistas.

22) Imagem 01: socialismo

Imagem 02: anarquismo

Apesar de ambas as doutrinas defenderem a construção da sociedade igualitária, a partir da coletivização dos meios de produção e da supressão da divisão social, o anarquismo, ao rejeitar todas as formas de autoridade e de poder, descarta a proposta de um Estado Socialista ou de uma “ditadura do proletariado”, defendida pelos socialistas, enquanto estratégia ou como fase intermediária para a sociedade comunista.

 

23) A) O movimento nasceu de um movimento espontâneo de massas e não de um plano ou de um programa previamente elaborado por um partido operário. Revelou a tendência da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta – a origem imediata da Comuna é eminentemente política: a desconfiança dos operários de París em relação à burguesia, acusada de querer entregar a cidade aos exércitos prussianos que a cercavam – combinando simultaneamente reivindicações políticas.

 

B) Porque conduziu a classe operária, pela primeira vez, à conquista do poder político, ainda que apenas na área de uma única cidade. Refletiu a tendência da classe operária para destruir o aparelho de Estado burguês, para substituir a democracia burguesa por uma democracia proletária, como forma superior de democracia.

 

24) A) Ludismo

 

B) Marx enfoca que a reação do operário não deve ser canalizada para a máquina e sim para a classe social burguesa que se utiliza da tecnologia para ampliar as formas de exploração sobre o trabalhador.

 

C) Trabalho em grupo.

25) A) Como estratégia revolucionária caracterizada pelo enfrentamento dos grupos oprimidos da sociedade contra os grupos detentores do capital.

 

B) A proposta de Bernstein se caracteriza pela defesa de um socialismo de tipo novo, fundamentado no estabelecimento das relações solidárias entre nações e classes, postulando a pacífica e progressiva evolução da ordem capitalista para a sociedade socialista.

 

26) A) O governo absolutista de Carlos X, marcado, entre outras medidas, pela dissolução da recém-eleita assembleia legislativa francesa em 1830, impôs a restrição censitária contra a classe média e a censura à imprensa.

 

B) Apesar da Revolução do Porto ter eliminado o absolutismo da dinastia de Bragança em Portugal, seu caráter progressista e liberal, em relação ao Reino Unido do Brasil, a mesma Revolução revelou-se conservadora e reacionária ao defender o retorno do reino americano à condição de colônia.

 

DE OLHO NO VESTIBULAR

27) D

 

28) E

 

29) C

 

30) A

 

31) C

 

32) (2+8+16)

 

33) D

 

34) C

 

35) Nas manifestações políticas europeias de 1848 responsáveis na França pela queda do rei Luís Felipe tinham ideias liberais, que era defendido também pelos extratos médios da burguesia, incluindo-se ai o traço ideológico socialista defendido pelo proletariado urbano, além do ideário nacionalista, defendido pela burguesia dos reinos italianos e alemães contra a tutela estrangeira do Império Austro-Húngaro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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