CHAVE
DE CORREÇÃO – CAPÍTULO 01 – 3º ANO – PE. OTÁVIO
1) Em razão da força
revolucionária da ideologia liberal que abalou as estruturas remanescentes do
Antigo Regime na Europa do século XIX.
2) O romantismo de Fredéric
Sowrier pode ser percebido por meio do suposto triunfo dos diferentes grupos
sociais retratados na cena, expressando sentimento de rebeldia e de liberdade
contra as forças conservadoras vigentes.
3)
Nacionalismo: ideologia que defende a luta dos povos comuns contra a dominação
estrangeira.
Liberalismo: ideologia que
defende a organização do Estado de Direito fundamentando as liberdades
individuais.
4) A) Trabalhadores urbanos.
B) A destruição das
máquinas.
C) Marchas passeatas,
paralisações, comissões de negociação, greves.
5) A) Movimento ludita.
B) O aumento do desemprego,
em especial dos profissionais mais experientes e o achatamento dos salários dos
trabalhadores.
C) O ludismo foi um
movimento em que os trabalhadores reagiram contra as suas condições de trabalho
e de vida, quebrando as máquinas das fábricas, portanto, teve como uma de suas
máquinas a violência. Já o cartismo, não teve características violentas, pois
suas reivindicações eram de cunho
político e tinham como alvo a mudança da legislação inglesa, acreditando que tal
alteração beneficiaria a classe operária e daria condições para que os
trabalhadores tivessem representação no Parlamento inglês.
6) Trabalho – Hemeroteca.
7)
Primeiro, na percepção romântica da proposta utópica, de compreensão e de boa
vontade dos homens, que não guarda em si relação com a evolução histórica, mais
ou menos determinada, da própria sociedade capitalista.
Segundo, no fato de que as
explicações das condições do aparecimento da desigualdade social, e daquelas em
que pode desaparecer, não partindo dos problemas de estrutura econômica e social,
da interação entre as relações de produção e o nível de desenvolvimento das
forças produtivas.
8) A) Sim, o caráter
assistencialista dos empresários destacados na matéria, que em certa medida
guarda relação com a proposta utópica.
B)
. o capitalista: incorporando aos
respectivos protagonistas, uma relativa imagem de conscientização social e de
solidariedade humana.
. a ordem capitalista: A atitude filantrópica, em sentido
compensatório, pode contribuir para a reprodução de novas forças geradoras e
consumidoras da ordem capitalista.
C) Resposta pessoal.
9) A) A abolição do
capitalismo e o estabelecimento de uma sociedade sem classes.
B) Para justificar, por
exemplo, a necessidade da destruição enérgica de todas as condições sociais
opressoras existentes em favor, naquele momento, da revolução comunista.
C) Marx alertava a classe
burguesa dizendo que a destruição final do capitalismo e da sociedade burguesa
estava se aproximando, pois os trabalhadores estavam se organizando e entendiam
que seus objetivos seriam atingidos somente quando destruíssem todas as
condições sociais existentes.
10) A) Civilização grega e
romana.
B) A partir do
desenvolvimento da própria ordem capitalista, favorece-se também o
desenvolvimento do proletariado.
C) Como mercadoria, artigo
de comércio como qualquer outro, sujeitos a todas as vicissitudes da
concorrência, a todas as flutuações do mercado [...].
D) O verdadeiro resultado de
suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla dos
trabalhadores [...].
11) A) A insatisfação da
classe burguesa para com os governos de cunho absolutistas restaurados a partir
do Congresso de Viena; a crise socioeconômica instaurada no continente em 1847,
responsável pelo crescimento do desemprego, de fome e da inflação; a emergente
articulação do proletariado em favor de seus interesses políticos.
B) O regime republicano
francês, 18 meses após o início do processo revolucionário, já havia rompido
com as tendências de esquerda que no primeiro momento contribuíram para a queda
do governo de Luís Felipe.
C) França; Reinos italianos;
Reinos germânicos; Império Austro-Húngaro.
12) A) O socialismo cristão
preocupava-se com a harmonia entre os interesses do capital e do trabalho, a
partir de atitudes que levem em consideração o respeito à dignidade e a
promoção da justiça social.
B) Percebe-se a crítica à
exploração do trabalho, enquanto mercadoria e instrumento para a ampliação do
lucro empresarial.
C) O cristianismo, também,
prescreve que se tenha consideração os interesses espirituais do operário e o
bem da sua alma. Aos patrões compete velar para que a isto seja dada plena
satisfação, que o operário não seja entregue a sedução e às solicitações
corruptas, que nada venha enfraquecer o espírito da família nem os hábitos de
economia.
13) A)Segundo Bento XVI, o
fracasso se deve ao fato de ter sido descartada a importância de uma moralidade
individual e porque as estruturas justas são uma condição indispensável, “mas
não nascem nem funcionam sem um consenso moral da sociedade sobre os valores
fundamentais e sobre a necessidade de viver esses valores”.
B) Na crítica ao aborto, ao
divórcio e às uniões livres, enfatizando que, para ele, a fé, os sacramentos e
a liturgia devem preceder qualquer compromisso social da Igreja.
C) Em uma atitude vocacional
mais engajada para a transformação social.
14) Ela esta relacionada à
ideologia anarquista na medida em que critica a autoridade e o poder do Estado
e da Igreja.
15) A) Na conduta em defesa
do máximo de bem-estar, o máximo de liberdade, o maior desenvolvimento possível
para todos os seres humanos, renunciando a toda vantagem pessoal cuja aquisição
implicaria sacrifício de outrem.
B) Lutar para o bem de
todos, para a construção de uma sociedade onde, irmãos entre seus irmãos, ele
possa viver entre homens sãos, inteligentes, cultos e felizes.
C) Em sentido pejorativo,
enquanto cidadão defensor da desordem.
d) Na medida em que o
cidadão anarquista, ideologicamente, representar uma ameaça à ordem capitalista
vigente.
16) A) Agência bancárias,
uma loja do Mc Donald’s entre outros
alvos.
B) Para protestar contra a
reunião do G-8, os Punks, enquanto defensores da doutrina anarquista,
afrontaram ícones emblemáticos da ordem capitalista, como bancos e uma loja Mc
Donald’s, esta em alusão direta ao capitalismo norte-americano.
C) Semelhança – a crítica
contra os símbolos e as instituições de ordem capitalista; a defesa do embate e
da luta contra aparelhos de repressão do Estado.
Diferença – a condução da
manifestação por setores da classe média, doutrina que, em suas origens,
possuía, em sua maioria, como mobilizadores os grupos proletários.
17) A) Justifica a
importância do movimento não apenas por aquilo que realizou, mas também por
aquilo que anunciou; foi mais formidável como símbolo do que como fato. Ela foi
extraordinária, heroica, dramática e trágica, mas em termos concretos foi
breve, e na opinião da maioria dos observadores, estava condenada (à extinção):
um governo insurrecional de trabalhadores em uma única cidade, cuja a
realização maior foi o fato de ser realmente um governo, mesmo que durasse
apenas pouco mais de dois meses.
B) Em função de governantes
europeus, temerem não apenas uma revolução social, mas em especial, uma
revolução proletária.
18) A) Promover o
enxugamento e a modernização da máquina do Estado por meio da substituição de
metade dos servidores que se aposentarem, além do projeto que elevará de 40
para 41 anos o tempo de contribuição à previdência.
B) A reação dos sindicatos
europeus, de forma oportuna, no 1º de Maio, em favor dos interesses dos
trabalhadores que se sentem ameaçados em suas conquistas sociais, pelas
propostas reformistas defendidas, por exemplo, pelo Estado francês.
19) A) O Estado se apropria
do conceito de nação para, em nome dele, afirmar os seus mais variados
interesses, através, se necessário, de guerras, revoluções, o que implica a
constante reformatação da geopolítica do planeta.
B) No período Medieval, o
conceito de nação, como entendemos hoje, é subordinado primeiramente ao
sentimento religioso, que define a identidade do cidadão europeu a partir da
crença na fé cristã católica. Posteriormente, os laços sociais da comuna onde
vivia e por fim um cidadão subordinado à uma autoridade monárquica nacional. Na
história recente, inverte-se essa hierarquia.
20) A) Por meio do carteiro,
do policial ou do guarda, do professor (oportunamente), através dos homens que
trabalhavam nas estradas de ferro, quando estas eram públicas; para não
mencionar quartéis de soldados ou mesmo as bandas militares amplamente
audíveis.
B) O instrumento
representado por seus censos periódicos regulares (que só se tornaram comuns
depois da metade do século XIX), a educação primária teoricamente compulsória e
o serviço militar obrigatório, onde existia, eram meios de o Estado obter
informações dos cidadãos. Nos Estados burocráticos e bem policiados, um sistema
de documentação e de registro pessoal trouxe os habitantes para um contato
ainda mais direto com a máquina de administração e de dominação, especialmente
se estes se deslocavam de um lugar para outro, por meio da instituição dos
cartórios civis, responsáveis pelo registro de nascimentos, casamentos e óbitos
dos cidadãos.
C) Estreitando e rotinizando
os liames (ligações) entre autoridade central e os lugares mais remotos.
21) A) O fato de 90% da
população de Kosovo ser de etnia albanesa e não de etnia sérvia.
B) O Fato de tanto a Grécia
como a província de Kosovo terem sido desde o século XV partes integrantes do
Império Turco-Otomano.
C) Não por acaso, são, todos
eles, países que também convivem com movimentos separatistas.
22)
Imagem 01: socialismo
Imagem
02: anarquismo
Apesar
de ambas as doutrinas defenderem a construção da sociedade igualitária, a
partir da coletivização dos meios de produção e da supressão da divisão social,
o anarquismo, ao rejeitar todas as formas de autoridade e de poder, descarta a
proposta de um Estado Socialista ou de uma “ditadura do proletariado”, defendida
pelos socialistas, enquanto estratégia ou como fase intermediária para a
sociedade comunista.
23)
A) O movimento nasceu de um movimento espontâneo de massas e não de um plano ou
de um programa previamente elaborado por um partido operário. Revelou a tendência
da classe operária para ultrapassar o estágio puramente econômico da sua luta –
a origem imediata da Comuna é eminentemente política: a desconfiança dos
operários de París em relação à burguesia, acusada de querer entregar a cidade
aos exércitos prussianos que a cercavam – combinando simultaneamente reivindicações
políticas.
B)
Porque conduziu a classe operária, pela primeira vez, à conquista do poder
político, ainda que apenas na área de uma única cidade. Refletiu a tendência da
classe operária para destruir o aparelho de Estado burguês, para substituir a
democracia burguesa por uma democracia proletária, como forma superior de
democracia.
24)
A) Ludismo
B)
Marx enfoca que a reação do operário não deve ser canalizada para a máquina e
sim para a classe social burguesa que se utiliza da tecnologia para ampliar as
formas de exploração sobre o trabalhador.
C)
Trabalho em grupo.
25)
A) Como estratégia revolucionária caracterizada pelo enfrentamento dos grupos
oprimidos da sociedade contra os grupos detentores do capital.
B)
A proposta de Bernstein se caracteriza pela defesa de um socialismo de tipo
novo, fundamentado no estabelecimento das relações solidárias entre nações e
classes, postulando a pacífica e progressiva evolução da ordem capitalista para
a sociedade socialista.
26)
A) O governo absolutista de Carlos X, marcado, entre outras medidas, pela
dissolução da recém-eleita assembleia legislativa francesa em 1830, impôs a restrição
censitária contra a classe média e a censura à imprensa.
B)
Apesar da Revolução do Porto ter eliminado o absolutismo da dinastia de
Bragança em Portugal, seu caráter progressista e liberal, em relação ao Reino
Unido do Brasil, a mesma Revolução revelou-se conservadora e reacionária ao
defender o retorno do reino americano à condição de colônia.
DE OLHO NO VESTIBULAR
27)
D
28)
E
29)
C
30)
A
31)
C
32)
(2+8+16)
33)
D
34)
C
35)
Nas manifestações políticas europeias de 1848 responsáveis na França pela queda
do rei Luís Felipe tinham ideias liberais, que era defendido também pelos
extratos médios da burguesia, incluindo-se ai o traço ideológico socialista
defendido pelo proletariado urbano, além do ideário nacionalista, defendido
pela burguesia dos reinos italianos e alemães contra a tutela estrangeira do
Império Austro-Húngaro.
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