sábado, 8 de junho de 2013

Chave de correção - Atividades do capítulo 3 - 6º ano

QUESTÃO 01

QUESTÃO 2



QUESTÃO 3
De acordo com o mapa, os primeiros habitantes das Américas e do Brasil seriam descendentes de pessoas que saíram da África, cerca de 70 mil anos atrás, e cujos descendentes se deslocaram para a Ásia, depois para a Austrália e a América, atravessando a região onde hoje está o estreito de Bering.

QUESTÃO 4
A vegetação era predominantemente de cerrados e havia poucas florestas, por isso havia muitos animais de grande porte que tinham liberdade de locomoção, como a preguiça-gigante, o mastodonte, o tigre dente de sabre, elefante e o tatu gigante, que não existem mais.

QUESTÃO 5
Trabalho em grupo.

QUESTÃO 6
Depois do desaparecimento dos grandes animais, os seres humanos que habitavam a região onde é o Brasil atualmente tiveram de aprender a caçar animais de menor porte e mais velozes; por isso eles tiveram de desenvolver armas e instrumentos como flechas e boleadeiras; além disso, vários deles passaram a viver também da pesca, tendo de produzir anzóis; tiveram ainda de aprender a elaborar instrumentos de madeira e de couro, precisando, então, de facas, raspadores e furadores feitos de pedra.

QUESTÃO 7
a)•Atividade: fazendo fogueira. Importância: com o fogo, os samba queiros podiam cozinhar seus alimentos, defenderem-se e preparar armas para caça e pesca, garantindo a sua sobrevivência; ao redor de fogueiras, eles também faziam alguns rituais religiosos.

•Atividade: construção do sambaqui com restos de conchas, moluscos e areia. Como era feito: cada grupo construía, dia a dia, o local onde seus membros morariam por muito tempo; eles faziam escoras com madeira e depositavam no local tudo que usavam ou que sobrava.

•Atividade: sepultamento. Significado: os mortos eram sepultados com os seus pertences, indicando que os sambaquieiros, provavelmente, acreditavam em uma vida após a morte.

•Atividade: pesca. Importância: a pesca era a atividade mais importante para os sambaquieiros, pois era do mar que retiravam a base de seu sustento.

b) Diferenças: os sambaquieiros fixavam por muito tempo em um mesmo lugar; eles não lascavam a pedra, preferiam poli-la e picotá-la; faziam pouco uso de madeira. 
Semelhanças: faziam instrumentos e utensílios de pedra; usavam arco e flecha para pescar; não praticavam a agricultura.
   
c) Os sambaqueiros moravam perto do mar e se adaptaram bem ao local, onde havia fartura de alimentos durante o ano inteiro além disso, como se fixavam por muito tempo em um mesmo local, provavelmente tinham mais tempo para se dedicar à laboração de instrumentos e utensílios e fazê-los com mais acabamento.

QUESTÃO 8
a) Agricultura e cerâmica.

b) Sedentários, pois tinham asseguradas a sua alimentação através do cultivo de alimentos como a mandioca; e, também, se faziam cerâmicas era porque eram sedentários, já que seria impossível ficar mudando de um lugar para o outro carregando vasos pesados e frágeis de cerâmica.



c) Como em outras comunidades agricultoras, o trabalho agrícola e ceramista era feito por mulheres, enquanto aos homens abiam a caça, a pesca e a criação de animais; assim provavelmente, os homens estariam fazendo as suas atividades um pouco mais longe da aldeia.



QUESTÃO 9
O texto e a figura mostram que havia aldeias grandes e pequenas na região do Xingu, formando um verdadeiro complexo urbano habitado por grande número de pessoas e interligado por estradas bem traçadas, onde havia plantações de roças e pomares e criação de animais (como tartarugas) e também uma grande população, que talvez chegasse a 100 mil pessoas.

QUESTÃO 10
a) O vaso (1) é marajoara, pois é mais bem decorado, assim como eram as cerâmicas marajoaras; as outras duas peças são tapajônicas, pois apresentam estatuetas de animais e pessoas, como era típico da cerâmica tapajônica.

b) Os marajoaras tinham o costume de enterrar seus mortos (o vaso mostrado é uma urna mortuária) e, provavelmente, havia ricos  e pobres (a urna mostrada seria de uma pessoa mais abastada); os tapajônicos, provavelmente, eram povos que tinham governos (a estatueta seria de uma pessoa importante, um governante, talvez) e sua sociedade era formada por pessoas de categorias sociais diferentes.
  
QUESTÃO 11
Os tupis-guaranis são originários da Amazônia, sua cerâmica apresenta traços parecidos com alguns traços marajoaras e cultivavam a mandioca e o milho, atividade que teriam aprendido com os marajoaras.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas