Capítulo 04: DAS ALDEIAS AS PRIMEIRAS CIDADES E IMPÉRIOS
→ Das
aldeias as cidades
− Aldeias
• Numero
menor de pessoas – (de 3 a 60)
• Eram
isoladas uma das outras.
• Desenvolveram-se
as técnicas de cultivo e armazenamento de alimentos.
• Experiências
de controle dos cursos de água.
• Domesticação
de animais.
− Cidades
• Grandes obras de engenharia: Diques e
represas, o uso de animais para o cultivo da terra e a construção de
edificações.
• Grande pote para recolher a água da chuva.
• Um celeiro comum, para abastecimento.
• Abastecimento de água e esgoto.
− Podem-se apontar três
processos que marcaram a transformação das aldeias em cidades.
• A invenção do arado.
• O maior domínio das águas
pelo homem.
• Substituição da pedra por
instrumentos de metal.
− Com
a invenção do arado e aprimoramento das técnicas de irrigação, houve a chamada
revolução agrícola.
• Passou
a ser possível produzir os alimentos em grande quantidade – além do eu era
consumido.
└
Surgiram
núcleos de comércio e de trocas de mercadorias entre as aldeias.
└
Rompeu-se
o isolamento.
− O maior domínio das águas.
• Aumentou a produção
agrícola.
• Permitiu o assentamento de
moradia no leito dos rios.
− As aldeias também tinham
traços culturais que permaneceram presentes nas cidades – tornando-se mais
complexo.
• As práticas e rituais
familiares e coletivas – acabaram gerando grandes agrupamentos religiosos.
• Da tradição e da
moralidade – dos conselhos dos anciãos das aldeias, vieram as leis.
└
As
lideranças políticas e religiosas das aldeias assumiram as funções de
governantes e reis.
└ Formação dos exércitos
reais.
└ Oferendas para os deuses
foram sendo transformadas em tributos obrigatórios para o rei.
└ A comunicação das cidades
ampliou-se – criação de sistemas de escrita.
• A divisão do trabalho por
sexo e idade, passou-se a divisão pela aptidão pessoal ou por prestígio do
ofício.
└ Surgiu em grande número de
diferentes profissões.
└ O prestígio maior de
alguns grupos fazia os seus interesses prevalecerem.
→ As cidades do Mundo Antigo
− A principal semelhança
entre as cidades antigas talvez esteja na forma de governo.
• Os governantes eram
líderes políticos e religiosos - Concentração de poder.
− Outra semelhança entre as
cidades antigas, era que elas se localizavam próximas de rios.
− As cidades contavam com um
sistema de abastecimento de água e esgoto.
CADA
CIDADE, UMA CULTURA, UMA ORGANIZAÇÃO.
→
Os pesquisadores identificaram dois modelos
básicos de urbanização no mundo antigo.
− Primeiro – Há um centro
urbano único – ao quais os demais agrupamentos humanos estão subornados.
− Segundo – apresenta uma
quantidade e diversidades de cidades – umas maiores que as outras – A mais
poderosa - Identifica uma cidade principal que é o grande centro político e
religioso e ligado a ela outras cidades secundárias.
→
Na Ásia, as cidades mesopotâmicas
−São considerados os
primeiros agrupamentos humanos.
− “Mesopotâmia” – região
correspondente a parte do atual Iraque – significa “terra entre rios” – Tigre e
Eufrates.
− Ao
longo de milhares de anos, vários grupos humanos – sumérios, acádios, assírios,
babilônios, desenvolveram culturas marcantes e inventaram uma série de coisas
que se tornaram muito importantes para a vida social.
− O
núcleo original de urbanização localiza-se nas antigas cidades de Uruk, Ur e
Eridu – Quarto milênio a.C.
−
Formação das cidade-estado – Diversas cidades autônomas.
→
Na África, cidades do Egito Antigo.
− O
seu governo constituiu-se forte e bastante centralizado.
• Rei,
conhecido como faraó – detinha o poder político e religioso.
• Era
considerado o único indivíduo capaz de conversar com os deuses.
• Era
assessorado por um grande aparato burocrático - escribas e oficiais bem
treinados.
− Desenvolveram-se
importantes invenções e criações.
− Essa
civilização desenvolveu um modo de vida tipicamente urbano.
• As
cidades foram se formando em torno do rio Nilo.
• As
unidades administrativas (Estados) eram conhecidas como nomos.
└ Em
cada um dos quarenta e dois nomos, havia uma cidade principal que servia como
centro administrativo e religioso.
└ Duas
que se destacaram: Mênfis e Tebas.
└ Outras
cidades tinham funções específicas – “cidade de peregrinação”.
NA
AMÉRICA, CIDADES DA MESOAMÉRICA
→ Foram
construídos centros urbanos na região onde hoje corresponde a México, El
Salvador, Guatemala e Belize.
− Os
primeiros grupos humanos tinham chegado a região, saídos da Ásia a mais de 20
mil.
− As
primeiras aldeias datam de 1500 a.C.
• Vários
grupos se destacaram ali: Olmecas, maias, toltecas, astecas e outros.
− As
duas principais cidades foram.
• Tenotchtitlán
– construída pelos astecas em 1325 a.C. – destruída em 1521 d.C. pelos
espanhóis.
• Teotihuacán
– (significa o lugar onde se fazem os deuses)
└ Maior
e principal cidade da Mesoamérica - É a
mais antiga data 200 a.C. – Foi destruída em 750 d.C.
└ A
cidade era um centro administrativo, comercial e residencial, também uma cidade
sagrada.
└ Havia
três grandes templos: Um em louvor a lua, outro em louvor ao sol e um templo de
Quetzalcoátl – a atividade religiosa era intensa.
└ Havia
moradias populares e para elite.
└ Também
haviam as construções públicas, além dos templos como: mercado, depósito,
espaços de lazer.
└ A
cidade tinha áreas específicas para atividades industriais e comerciais.
QUANDO
A RELIGIÃO E A POLÍTICA SE MISTURAM
→ A
chefia hereditária
− Mesmo
não havendo diferença entre as classes sociais nas aldeias, alguns indivíduos
já eram reconhecidos como lideres devido a importância das atividades que
exerciam.
• Era
o caso dos caçadores xamãs.
└ Os
caçadores alimentavam e protegiam o grupo.
└ Os
xamãs teriam o poder de diálogo com as divindades e poderiam garantir a tranquilidade.
• Com
base nestas lideranças começou a se instalar a hierarquia social.
• O
poder e o prestígio foram se estendendo tanto que os antigos grupos de
caçadores que se transformaram em chefes militares, acabaram ganhando poderes
políticos sobre a comunidade.
└ Essas
lideranças foram assumindo funções administrativas para a instalação da ordem –
construção de normas e regras permanente.
└ A
liderança passou a ser um direito hereditário.
└ Conquista
do poder religioso, junto com o poder político.
− Enquanto
nas casas de cada família prestava honras e homenagens a seu deus favorito e a
seus ancestrais diretos, nas cidades o culto oficial voltava-se para os
ancestrais dos chefes e para o deus de sua predileção.
• O
líder político acumulava a função de líder espiritual, dando origem ao que é
chamado de Estado Teocrático.
→ O
Estado e a administração.
− Constituição
de um governo de poder centralizado = realeza.
− Assim
uma cidade poderia ser considerada uma cidade-estado.
• Que
tinha uma administração independente, com leis e exércitos próprios.
− Quando
uma cidade-estado conseguia dominar outras, tornavam-se impérios.
• Poder
sobre um grande território e um número enorme de súditos.
− Para
que uma autoridade se mantivesse, era preciso uma grande base de apoio e
simpatia da maior parte da população e de um grande poder militar.
• Essa
base de apoio era principalmente as elites - desigualdade social.
− Das
elites formou-se a burocracia de governo.
• Distribuição
das funções administrativas e religiosas.
└ Alguns
cuidavam das questões econômicas.
└ Outros
dos cultos e tempos.
└ E
outros dos aspectos militares.
Obs.
Todos
deviam obediência e fidelidade a realeza.
− Nem
sempre a dominação do poder ocorria através da guerra – por meio das práticas
religiosas e dos lugares religiosos, exercia-se também o domínio sobre os
súditos.
• As
edificações religiosas também serviam para mostrar o poder dos governantes e
sua ligação direta com as divindades.
• A
terra a outra maneira de os Estados manterem o seu poder.
• A
realeza tinha poder sobre a maioria das terras.
→ Política
e religião em diferentes localidades.
− Com
o passar do tempo a religião foi deixando de ter um papel tão presente no
Estado. Ocorrendo o processo de laicização ou secularização do poder.
− Foi
na Mesopotâmia que o processo de secularização do poder aconteceu mais cedo.
− No
Egito Antigo, ao contrário, religião e política permaneceram muito unidas.
• O
próprio faraó era considerado um deus ainda vivo.
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