domingo, 9 de junho de 2013

Esquema de estudo - Capítulo 04 - 6º ano



Capítulo 04:  DAS ALDEIAS AS PRIMEIRAS CIDADES E IMPÉRIOS 

 O SURGIMENTO DAS CIDADES
→  Das aldeias as cidades
− Aldeias
• Numero menor de pessoas – (de 3 a 60)
• Eram isoladas uma das outras.
• Desenvolveram-se as técnicas de cultivo e armazenamento de alimentos.
• Experiências de controle dos cursos de água.
• Domesticação de animais.
− Cidades
• Grandes obras de engenharia: Diques e represas, o uso de animais para o cultivo da terra e a construção de edificações.
• Grande pote para recolher a água da chuva.
• Um celeiro comum, para abastecimento.
• Abastecimento de água e esgoto.
− Podem-se apontar três processos que marcaram a transformação das aldeias em cidades.
• A invenção do arado.
• O maior domínio das águas pelo homem.
• Substituição da pedra por instrumentos de metal.
− Com a invenção do arado e aprimoramento das técnicas de irrigação, houve a chamada revolução agrícola.
• Passou a ser possível produzir os alimentos em grande quantidade – além do eu era consumido.
  Surgiram núcleos de comércio e de trocas de mercadorias entre as aldeias.
└  Rompeu-se o isolamento.
− O maior domínio das águas.
• Aumentou a produção agrícola.
• Permitiu o assentamento de moradia no leito dos rios.
− As aldeias também tinham traços culturais que permaneceram presentes nas cidades – tornando-se mais complexo.
• As práticas e rituais familiares e coletivas – acabaram gerando grandes agrupamentos religiosos.
• Da tradição e da moralidade – dos conselhos dos anciãos das aldeias, vieram as leis.
As lideranças políticas e religiosas das aldeias assumiram as funções de governantes e reis.
└ Formação dos exércitos reais.
└ Oferendas para os deuses foram sendo transformadas em tributos obrigatórios para o rei.
└ A comunicação das cidades ampliou-se – criação de sistemas de escrita.
• A divisão do trabalho por sexo e idade, passou-se a divisão pela aptidão pessoal ou por prestígio do ofício.
└ Surgiu em grande número de diferentes profissões.
└ O prestígio maior de alguns grupos fazia os seus interesses prevalecerem.
As cidades do Mundo Antigo
− A principal semelhança entre as cidades antigas talvez esteja na forma de governo.
• Os governantes eram líderes políticos e religiosos - Concentração de poder.
− Outra semelhança entre as cidades antigas, era que elas se localizavam próximas de rios.
− As cidades contavam com um sistema de abastecimento de água e esgoto.

CADA CIDADE, UMA CULTURA, UMA ORGANIZAÇÃO.
  Os pesquisadores identificaram dois modelos básicos de urbanização no mundo antigo.
− Primeiro – Há um centro urbano único – ao quais os demais agrupamentos humanos estão subornados.
− Segundo – apresenta uma quantidade e diversidades de cidades – umas maiores que as outras – A mais poderosa - Identifica uma cidade principal que é o grande centro político e religioso e ligado a ela outras cidades secundárias.
  Na Ásia, as cidades mesopotâmicas
−São considerados os primeiros agrupamentos humanos.
− “Mesopotâmia” – região correspondente a parte do atual Iraque – significa “terra entre rios” – Tigre e Eufrates.
− Ao longo de milhares de anos, vários grupos humanos – sumérios, acádios, assírios, babilônios, desenvolveram culturas marcantes e inventaram uma série de coisas que se tornaram muito importantes para a vida social.
− O núcleo original de urbanização localiza-se nas antigas cidades de Uruk, Ur e Eridu – Quarto milênio a.C.
− Formação das cidade-estado – Diversas cidades autônomas.
  Na África, cidades do Egito Antigo.
− O seu governo constituiu-se forte e bastante centralizado.
• Rei, conhecido como faraó – detinha o poder político e religioso.
• Era considerado o único indivíduo capaz de conversar com os deuses.
• Era assessorado por um grande aparato burocrático - escribas e oficiais bem treinados.
Desenvolveram-se importantes invenções e criações.
− Essa civilização desenvolveu um modo de vida tipicamente urbano.
• As cidades foram se formando em torno do rio Nilo.
• As unidades administrativas (Estados) eram conhecidas como nomos.
└ Em cada um dos quarenta e dois nomos, havia uma cidade principal que servia como centro administrativo e religioso.
└ Duas que se destacaram: Mênfis e Tebas.
└ Outras cidades tinham funções específicas – “cidade de peregrinação”.

NA AMÉRICA, CIDADES DA MESOAMÉRICA
→ Foram construídos centros urbanos na região onde hoje corresponde a México, El Salvador, Guatemala e Belize.
− Os primeiros grupos humanos tinham chegado a região, saídos da Ásia a mais de 20 mil.
− As primeiras aldeias datam de 1500 a.C.
• Vários grupos se destacaram ali: Olmecas, maias, toltecas, astecas e outros.
− As duas principais cidades foram.
• Tenotchtitlán – construída pelos astecas em 1325 a.C. – destruída em 1521 d.C. pelos espanhóis.
• Teotihuacán – (significa o lugar onde se fazem os deuses)
└ Maior e principal cidade da Mesoamérica -  É a mais antiga data 200 a.C. – Foi destruída em 750 d.C.
└ A cidade era um centro administrativo, comercial e residencial, também uma cidade sagrada.
└ Havia três grandes templos: Um em louvor a lua, outro em louvor ao sol e um templo de Quetzalcoátl – a atividade religiosa era intensa.
└ Havia moradias populares e para elite.
└ Também haviam as construções públicas, além dos templos como: mercado, depósito, espaços de lazer.
└ A cidade tinha áreas específicas para atividades industriais e comerciais.

QUANDO A RELIGIÃO E A POLÍTICA SE MISTURAM
→ A chefia hereditária
− Mesmo não havendo diferença entre as classes sociais nas aldeias, alguns indivíduos já eram reconhecidos como lideres devido a importância das atividades que exerciam.
• Era o caso dos caçadores xamãs.
└ Os caçadores alimentavam e protegiam o grupo.
└ Os xamãs teriam o poder de diálogo com as divindades e poderiam garantir a tranquilidade.
• Com base nestas lideranças começou a se instalar a hierarquia social.
• O poder e o prestígio foram se estendendo tanto que os antigos grupos de caçadores que se transformaram em chefes militares, acabaram ganhando poderes políticos sobre a comunidade.
└ Essas lideranças foram assumindo funções administrativas para a instalação da ordem – construção de normas e regras permanente.
└ A liderança passou a ser um direito hereditário.
└ Conquista do poder religioso, junto com o poder político.
− Enquanto nas casas de cada família prestava honras e homenagens a seu deus favorito e a seus ancestrais diretos, nas cidades o culto oficial voltava-se para os ancestrais dos chefes e para o deus de sua predileção.
• O líder político acumulava a função de líder espiritual, dando origem ao que é chamado de Estado Teocrático.
→ O Estado e a administração.
− Constituição de um governo de poder centralizado = realeza.
− Assim uma cidade poderia ser considerada uma cidade-estado.
• Que tinha uma administração independente, com leis e exércitos próprios.
− Quando uma cidade-estado conseguia dominar outras, tornavam-se impérios.
• Poder sobre um grande território e um número enorme de súditos.
− Para que uma autoridade se mantivesse, era preciso uma grande base de apoio e simpatia da maior parte da população e de um grande poder militar.
• Essa base de apoio era principalmente as elites - desigualdade social.
− Das elites formou-se a burocracia de governo.
• Distribuição das funções administrativas e religiosas.
└ Alguns cuidavam das questões econômicas.
└ Outros dos cultos e tempos.
└ E outros dos aspectos militares.
Obs. Todos deviam obediência e fidelidade a realeza.
− Nem sempre a dominação do poder ocorria através da guerra – por meio das práticas religiosas e dos lugares religiosos, exercia-se também o domínio sobre os súditos.
• As edificações religiosas também serviam para mostrar o poder dos governantes e sua ligação direta com as divindades.
• A terra a outra maneira de os Estados manterem o seu poder.
• A realeza tinha poder sobre a maioria das terras.
→ Política e religião em diferentes localidades.
− Com o passar do tempo a religião foi deixando de ter um papel tão presente no Estado. Ocorrendo o processo de laicização ou secularização do poder.
− Foi na Mesopotâmia que o processo de secularização do poder aconteceu mais cedo.
− No Egito Antigo, ao contrário, religião e política permaneceram muito unidas.
• O próprio faraó era considerado um deus ainda vivo.

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