sábado, 14 de maio de 2016

ATIVIDADE - PESQUISA - 1º e 3º ANO

Atividade de pesquisa e debate - atualidades - Crise Política Brasileira
De acordo com as questões propostas abaixo, faça uma pesquisa e relate as suas conclusões sobre o assunto:
O desenvolvimento das questões abaixo devera ser redigido em forma de texto corrido.
QUESTÃO 01
Está havendo uma grande discussão na mídia e redes sociais sobre o impeachment da presidente Dilma, mas pode ser que você não entenda exatamente o que faz a população querer o impeachment de um presidente.
Por isso foi elaborado aqui, uma série de questões que serão pesquisadas por ti, para que algumas dúvidas sejam esclarecidas:
a) O que é um impeachment e quando ele pode ocorrer?
b) Em algum momento da história do Brasil um Presidente da República sofreu um processo de impeachment? Quais foram os motivos?
c) O que é pedalada fiscal?
d) Em sua opinião o Impeachment da Presidente Dilma seria um retrocesso no Estado Democrático de Direito? Justifique sua resposta.
e) Se ocorresse o Impeachment, quem poderia ocupar o cargo de Presidente da República? Você acha que haveria melhorias na situação econômica e política do nosso país?

QUESTÃO 02
As discussões em torno da política brasileira estão cada dia mais acaloradas e aparentes na mídia, principalmente por causa de questões como Operação Lava Jato, corrupção e controvérsias no governo.
Em meio à crise política, o ex-presidente Lula foi nomeado como ministro da Casa Civil, que logo foi suspensa pelo juiz da 4ª Vara Federal Itagiba Catta Preta Neto, que entendeu que há suspeita de cometimento do crime de responsabilidade por parte de Dilma.
De acordo com o contexto acima responda:
a) O que faz o ministro da Casa Civil?
b) O que significa Foro Privilegiado?
c) O que mudaria no julgamento de do ex-presidente Lula se ele se tornasse Ministro da Casa Civil?
d) Qual a sua opinião a respeito do assunto?
QUESTÃO 03
Os governos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) ficaram marcados por diversos fatos de grande exploração midiática, seja a favor ou contra.
Faça uma pesquisa e aponte quais foram os fatos positivos e negativos dos governos citados acima. Logo após defenda a sua opinião sobre o assunto.

Só para lembrar:
A história pode ser contada a partir de visões diferentes sobre determinados assuntos, então construa a sua da maneira que achar mais correto.
Más, para que isso aconteça, você deverá buscar em várias fontes o assunto pesquisado. Não acredite na primeira que encontrar, sempre questione os fatos, só assim você será um cidadão crítico e consciente.
Grande abraço!


 Desenvolvimento: Arial ou Times New Roman - tamanho 12.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas