sábado, 14 de maio de 2016

ESQUEMA 05 - 3º ANO - 2016


EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 3ª série – Ensino Médio
Assunto: Idade Moderna
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História

IDADE MODERNA
Renascimento Cultural
O Renascimento foi um movimento artístico e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI.
− Itália - berço do renascimento.
• Burguesia - Concentração de capital = Mecenato.
Os renascentistas voltaram-se para o homem, a razão, a experiência.
Acreditavam que, ao revalorizar as criações dos gregos e romanos e inspirar-se nelas para fazer as suas obras, estavam fazendo renascer a cultura que, na opinião deles, permaneceu esquecida durante os dez séculos da Idade Média - Daí o termo Renascimento.
Uma visão preconceituosa da Idade Média.
Contexto histórico
A partir do século XI, ocorreram na Europa grandes mudanças:
Aumento da população, avanços técnicos na agricultura, crescimento do comercio e o surgimento e o fortalecimento da burguesia, aparecimento das feiras internacionais, desenvolvimento das cidades e das primeiras casas bancárias.
A burguesia buscava obter poder e prestígio, proporcionais a sua crescente riqueza material.
As principais características do renascimento
Humanismo e Antropocentrismo: (o homem como centro do universo): valorização do homem como ser racional e como a mais bela e perfeita obra da natureza;
Individualismo: representava a capacidade de cada um alcançar o sucesso ou o fracasso de acordo com o seu empenho e mérito individual.
Na Idade Média admitia-se que o destino do homem estava ligado à sua origem  segundo a vontade de Deus.
Racionalismo: em contraste com a forte religiosidade medieval, o pensamento renascentista defendia que todo o conhecimento deveria ser produzido com base na observação e na experimentação.
Otimismo: As manifestações alegres do cotidiano, expressas na cultura popular medieval, e o culto a beleza, presentes nos costumes pagãos, foram incorporados pelos renascentistas como uma forma de oposição à sobriedade medieval.
Hedonismo: valorização dos prazeres  sensoriais, carnais e materiais, contrapondo-se a idéia medieval de sofrimento e resignação.
O Renascimento nas Ciências
Muitas das concepções da sociedade medieval, como o exacerbado misticismo e a extremada religiosidade, foram postas abaixo com as explicações fundadas na experimentação e na observação dos fenômenos naturais.
Entre os que mais se destacaram nesta área estão:
Nicolau Copérnico: Originário da Polônia, propôs a teoria heliocêntrica: todos os planetas observáveis da Terra giravam em torno do Sol. A Terra, de acordo com a Igreja, era o Centro do Universo - teoria geocêntrica.
Galileu Galilei: fez novos estudos que deram mais precisão a teoria heliocêntrica de Copérnico, atacando um dos principais argumentos da Igreja.
O cientista desafiou diretamente a Igreja, decidiu interpretar ao seu modo as escrituras sagradas, pra provar que elas não eram contrárias às suas novas teorias astronômicas.
Foi perseguido e preso, sendo condenado pelo tribunal da Inquisição e obrigado a renegar suas descobertas.
Somente em 1992 foi perdoado oficialmente pelo papa João Paulo II.
Johann Kepler – Astrônomo, defendia a ideia de que os astros realizam não um movimento circular, mas elíptico em torno do sol.
Sua teoria preparou o caminho para a descoberta da lei da gravitação universal de Isaac Newton.


Reforma Protestante
Protestantes: A dissolução da unidade na fé reformista.
− Movimento deflagrado pelo monge Agostinho Martinho Lutero - 1517.
− Causas.
• O extenso patrimônio da igreja católica e a cobrança dos dízimos- contrariava os interesses da monarquia nacionais.
• Doutrina do justo preço (usura) - prejudicava a Burguesia.
• Distanciamento da igreja católica dos seus respectivos ofícios espirituais.
• A venda das simonias e indulgências.
• Corrupção Moral.
• Crítica a autoridade da igreja.
− Hereges – Punição = Excomunhão e tribunal do santo ofício.
O Luteranismo- Martinho Lutero- Alemanha.
− Protesto contra a liberação do comércio de indulgências.
− Afixou na catedral de Witenburg – 1517 - As 95 teses.
− 1520, foi excomungado - Papa Leão X - bula exsurge Domine.
• Queimou a bula em praça pública = Despertou o interesse da nobreza Alemã - rompimento com a igreja católica.
Dieta de Worms - Imperador Carlos V.
• Lutero deveria se retratar - Não aconteceu - foi banido do território germânico.
• O príncipe Frederico II da Saxônia- Ofereceu proteção.
└ Traduziu a bíblia do latim para o Alemão.
− 1523 e 1525 - Revolta dos camponeses anabatistas - Thomas Muntzer.
− 1529 - Dieta de Spira - Carlos V.
• Decidiu tolerar a religião apenas nas regiões já convertidas, proibiu a propagação.
• Reação dos príncipes Alemães - Contra a falta de liberdade religiosa.
• 1555 - paz de Augsburgo = Liberdade Religiosa.
− Na obra confissão de Augsburg - Lutero definiu os principais fundamentos da sua doutrina:
• A salvação pela fé.
• Livre exame das escrituras sagradas.
• Eliminação da Hierarquia Eclesiástica.
• Aceitação somente do batismo e eucaristia como sacramentos.
• Subordinação da igreja ao Estado.
• Bíblia - única fonte de verdade.
O calvinismo- João Calvino- Suíça.
− Ideias expandidas primeiramente por Ulrico Zwinglio.
− 1536- Calvino da continuidade a expansão do protestantismo.
− Doutrina Calvinista
• Princípio Agostiniano da predestinação fundamentado na salvação pela fé.
└ Condição financeira- indício da predestinação.
└ O trabalho = forma de agradar Deus.
└ Riqueza material= Graça concedida por Deus (fruto do trabalho).
• Conduta e moral Burguesa= exaltação do lucro e riqueza material.
• Rigor da disciplina = justificativa religiosa para a ética do capitalista.
• Condenou com Veemência dos gastos e os prazeres mundanos.
└ Rígida conduta dos costumes.
− Seguidores
• Inglaterra = puritanos
• França = Huguenotes
• Escócia= Presbiterianos 
O Anglicanismo - Rei Henrique VIII.
Henrique VIII - criou um protesto para ruptura oficial com a igreja católica.
• Questão do divórcio.
Ato de supremacia - 1534, instituição da igreja Anglicana.
• O chefe de Estado passava a ser também chefe religioso.
• Promoveu o confisco de todas as propriedades e bens eclesiásticos da igreja católica = acúmulo de capitais.
− Reinado de Elizabeth I (1558-1603)
• O Anglicanismo foi sistematizado – 39 artigos- 1571 - Intenção era obter a uniformidade doutrinária.
• Monte a formalidade dos ritos católicos (Hierarquia) – adotou o conteúdo protestante. 
Contrarreforma católica
− Conter a propagação dos princípios protestantes - Papa Paulo III.
− 1534 - reconhecimento da criação da companhia de Jesus Inácio de Loyola- Catequese.
• 1542- restauração do tribunal da inquisição.
• 1543- Foi estabelecido do Índex Librorum Proibitorum.
• Entre 1545 e 1563 - concílio de Trento - Estabeleceu a reafirmação dos dogmas católicos.
└ Aceitação da salvação pela fé e também pelas obras.
└ Confirmação do culto aos santos, da Hierarquia eclesiástica da infabilidade da orientação do Papa.
└ Supreção das práticas mercadológicas (indulgências, vendas de cargos eclesiásticos e simonia).
└ Manutenção do Celibato Clerical- Seminários voltados para a boa formação espiritual do clero.
• No Brasil- primeira missão jesuítica- Padre Manuel da Nóbrega 1548.
└ Participou da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
└ Destaque para a atuação do Padre José de Anchieta 1553- Fundação da Escola Jesuíta- Colégio de São Paulo 25 de janeiro de 1554. 

Absolutismo
Monarquias nacionais: A Hipertrofia dos poderes do rei.
− Processo de centralização do poder = Interesse dos grupos senhoriais e a classe Burguesa = Unificação dos padrões monetários.
− Os novos regimes procuraram promover os seguintes pressupostos.
• Ampliação do poder político- Administrativo dos monarcas.
• Instituição de uma justiça real.
• A unificação dos padrões monetários.
• Criação de um corpo de agentes burocráticos a serviço do rei.
• Organização de um exército nacional.
• Instituição de impostos reais, sistema unificado de arrecadação.
− Monarquias nacionais Europeias;
− Portugal e Espanha
• Processo de expulsão dos mouros (povos Islamizados) - Invadiram a península no século VIII.
└ Guerra de reconquista.
• Cruzadas - atuação dos Monarcas Europeus = reino de Portugal século XII = Dinastia de Borgonha.
• Aliança entre os reis de Castela e Aragão - século XV = Monarquia da Espanha.
− França e Inglaterra
• Guerra dos cem anos (1337-1453)
└ Enfraqueceu o poder e a autoridade da nobreza feudal favorecendo o processo de centralização.
− Heranças da ordem feudal
• Preservação dos privilégios feudais.
└ Isenção de impostos - clero e nobreza.
└ Controle das terras e cargos públicos.
└ Tribunais especiais
└ Controle das altas patentes do exército.
└ Domínio sobre a massa campesina.
As relações econômicas e sociais no Antigo regime.
− Economia  de mercado- fundamentada na circulação de riquezas e na circulação monetária = excedente = lucro.
− Práticas voltadas para o processo de acumulação primitiva de capitais =  de Mercantilismo – séc. XV e XVIII.
− As práticas mercantilistas se manifestaram por meio de diferentes estratégias:
• Defesa da balança comercial superavitária.
• Protecionismo alfandegário.
• Metalismo.
•  Estímulo aos setores produtivos   ( agricultura e manufatura)
• Construção naval
• Colonialismo
└ Monopólio
└ Latifúndio- monocultor
└ Regime de trabalho compulsório
└ Restrição manufatureira
└ Rígido aparato fiscal
− As práticas mercantilistas nas diferentes monarquias
• Portugal - Colonialismo
• Espanha - Bulionismo
• França- Colbertismo - produção de manufaturas de luxo, produção agrícola, construção naval e protecionismo alfandegário.
• Inglaterra - comercialismo - manufatura têxtil - Balança comercial superavitária.
• Holanda - Acumulação de capitais - Construção naval.
− Tráfico de escravos e práticas da pirataria.
− Transição do sistema artesanal para o manufatureiro.
• Divisão do trabalho.
• Cercamento dos campos – Gentry.
• Mão de obra barata. 

Expansão Marítima
→ Expansionismo: por mares nunca dantes navegados?
− Monopólio das visadas especiarias orientais.
• Mercador Árabe- Marcador Italiano = Constantinopla.
• Preço elevado no mercado europeu.
• Desejo da burguesia por uma rota alternativa para o oriente
└ Motivação para o início das grandes navegações, atenderem a necessidade da oferta de alimentos e metais preciosos = novas terras.
− O projeto expansionista contou com recursos disponibilizados por diferentes setores da sociedade.
• Igreja católica - difusão da fé Católica.
• Burguesia - busca da rota alternativa para o comércio das especiarias.
• Monarquias nacionais- conquista de terras e de metais preciosos.
− Impostos reais garantiram os capitais necessários
− Desenvolvimento técnico-naval
• Invenção da caravela
• Aperfeiçoamento de recursos importados do Oriente.
└ Bússola
└ Pólvora
└ Astrolábio 
→ Navegações Portuguesas
− Pioneirismo - Burguesia (capital acumulado) - posição geográfica.
− Escola de sagres- infante D. Henrique
− Navegação sobre o périplo Africano = possível passagem pela costa Africana a entre o Atlântico  e o índico.
− Marco inicial - conquista de Ceuta – 1415   ( atual Marrocos)
− Conquista do arquipélago de açores e madeira.
− Desenvolvimento da lavoura canavieira e a Vinicultura
− 1488- O navegante Bartolomeu Dias descobriu o cabo das tormentas = cabo da Boa Esperança.
− 1498 - A expedição de Vasco da Gama chegou a região de Calicute, na Índia.
→ Navegações Espanholas
− 1492 iniciava o seu projeto Expansionista.
− Sua rota - definida pela convicção da esfericidade do planeta = navegante Genovês Cristóvão Colombo.
− Financiando pelos reis Espanhóis- Fernando de Aragão e Isabel de Castela.
− Partiu de Palos em 4 de agosto de 1492 - caravelas Santa Maria, Pinta e Nina.
− Colombo aportaria na ilha de Guanaani (atual São Salvador), na região das Bahamas, em 12 de outubro de 1492.
• Pensava que havia chegado a terras orientais - por isso retornou dizendo haver chegado as Índias.
• 1513 - Navegante e explorador Espanhol Vasco Nunes de Balboa descobriu o pacífico - deu o nome de mar delsur.
└ A Espanha patrocinou a primeira viagem de circunavegação - comprovou a esfericidade da terra.
• Iniciava por Fernão de Magalhães e 1519.
• Completada por seu contra-almirante Sebastião El Cano,  em 1522. 
→ A hora da Diplomacia
− 1493- bula Inter Coetera - autoridade do Papa Alexandre VI.
• 100 léguas do arquipélago de cabo verde.
└ Oeste- Espanha
└ Leste- Portugal
− 1494- Tratado de Tordesilhas
• 370 léguas do arquipélago de cabo verde.
• Forte suposição da existência de terras no Atlântico Sul.
→ O achamento do Brasil.
− 1500- O rei D. Emanuel patrocinou uma das maiores esquadras.
• 13 naus - 1500 integrantes - militares, geógrafos, cartógrafos, escrivães e burocratas.
• Chefia de Pedro Álvares Cabral
− No dia 22 de abril - avistou monte pascoal - A terra = ilha de Vera Cruz - local de desembarque = Porto Seguro - Bahia Cabrália.
− No dia 2 de maio - deixaram a terra brasileira pra Índia.
• Expedição comandava por Gaspar de Lemos com a carta de Pero Vaz de Caminha = levar ao rei de Portugal notícias da descoberta de novas terras.
− Choque de culturas. 
→ Outras expedições Europeias.
− Franceses - ocuparam a região do Canadá e da Louisiana ( Oeste Norte-Americano).
− Ingleses - ocuparam conhecida como as treze colônias- Região do Atlântico Norte + estabelecimentos comerciais no litoral na Índia.
− Holandeses- Guiava as Ilhas Caribenhas. 
→ O mundo Internacionalizado
− Internacionalização de mercados- Centros econômicos foram interligados comercialmente em escala mundial. 
→ Os desdobramentos do processo
− Transição das relações feudais pra capitalistas
− Acumulação primitiva de capitais
− Transferência do eixo econômico
• Mar mediterrâneo para o Oceano Atlântico
− Declínio econômico das cidades Italianas
• Perda do monopólio comércio das especiarias
Transferência dos fluxos de metais preciosos da América para a Europa.
− Prática do tráfico de escravos e da pirataria
− Destruição das civilizações pré- colombianas
− Imposição da cultura dos valores Europeus sobre os povos dominados.

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