sábado, 7 de maio de 2016

ESQUEMA 04 - 1º ANO - 2016


EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 1ª série – Ensino Médio
Assunto: Povos indígenas do Brasil.
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História.

POVOS INDÍGENAS DO BRASIL

A diversidade dos povos indígenas.
− No início do século XVI – os navegadores europeus começaram a chamar de “Brasil” uma região de limites indefinidos, situada na costa leste da América do Sul.
− Alguns povos indígenas a chamavam de Pindorama = Terra da Palmeira.
− Foi apenas no século XIX que o termo “Brasil” passou a designar o país que conhecemos atualmente.
• Por isso, não é correto usar o termo “Brasil” para o período anterior a chegada dos portugueses.
Línguas indígenas
− Um modo possível de classificar os povos indígenas é com base em seus grupos linguísticos famílias linguísticas:
• Tupi-guarani
• Jê
• Caribe
• Aruaque
Os tupis-guaranis
− Meados do primeiro milênio – início de uma grande imigração de povos da família linguística tupi-guarani – a partir do sul da floresta amazônica – povos produtores de cerâmica que dominava a agricultura.
− Com seu caráter guerreiro, os tupis-guaranis ocupam uma vasta região.
• Tupi – predominavam em toda faixa litorânea.
• Guarani – região sul – sudoeste do atual Brasil.
− Unidos pela língua os tupi-guarani se diferenciavam em alguns aspectos.
• Tupi – base alimentar – mandioca.
• Guarani – milho.
Os tupi: uma sociedade guerreira
− A guerra estava no centro das sociedades tupis – podia ocorrer tanto entre eles como contra outros povos – chamados por eles de tapuias.
• Justificativa de vingança contra a morte de seus ancestrais em guerras passadas.
• Expedições de captura de inimigos para o ritual antropofágico.
• Morrer em um ritual antropofágico ou no campo de batalha era uma honra que garantia o acesso a morada dos ancestrais.
A vida na aldeia tupi
− Formadas por longas cabanas cobertas de sapê – ao redor de uma espécie de pátio ou praça central – circundado por um fosso ou paliçada.
− O chefe era escolhido pela habilidade e força demonstradas no campo de batalha – seu poder era limitado.
• As decisões fundamentais eram tomadas por um conselho formado pelos principais líderes da aldeia – chefes das cabanas de cada grupo familiar.


Os trabalhos dos homens e das mulheres.
− Todos trabalhavam na aldeia – A distribuição do trabalho cotidiano obedecia as regras de gênero e idade.
• Os homens adultos guerreavam, pescavam, caçavam e preparavam a terra para o cultivo.
└ Utilizavam a queimada = coivara.
└ Fabricavam canoas, armadilhas, arcos e flechas.
└ Apenas os homens produziam ornamentos de penas.
• Meninos e velhos espantavam os pássaros da plantação.
• As mulheres eram responsáveis pela maioria das tarefas agrícolas – plantio e colheita.
└ Coletavam alimentos e frutos e fabricavam utensílios de cerâmica, redes, cestas, tapetes, além de cozinhar e cuidar das crianças.
└ O caium – bebida alcoólica produzida com a fermentação da mandioca – era feito pelas jovens, e as meninas cuidavam dos irmãos menores.
Nem tudo era tupi
− Os tupis chamavam de Tapuias = povos de língua estranha – aqueles que não pertenciam a sua cultura.
• Em geral eram grupos da família Jê.
• Os jês predominavam no planalto central brasileiro e atual região sudeste.
Aruaque e Caribe
− Antes da chegada dos europeus, a bacia amazônica já era ocupada por povos seminômades de língua tupi, aruaque e caribe.
• Aruaques – situavam-se as margens dos reios Negro e Orinoco – no Médio Amazonas e na cabeceira do Rio Madeira e também nas planícies do Paraguai.
• Caribes – norte da América do Sul – nas montanhas das Guianas e no norte do Amazonas.
Aspecto da cultura indígena.
− A cultura é variada – mas existem aspectos comuns.
• Crença no mundo espiritual – no poder mítico dos animais e na figura de um homem ou mulher que serve de intermediário entre o mundo humano e o mundo dos espíritos.
Um mundo cheio de espíritos.
− Os povos tupis acreditavam que o mundo sobrenatural influencia o seu cotidiano.
• pensavam estar rodeados de seres – como o abaçaí (espírito maléfico que persegue os indígenas e os possuía) e de espíritos protetores da floresta, como o anhangá – que protegem os animais contra a caça.
Tupã – divindade que controlava os raios e trovões.
• Pajés – homens ou mulheres mais velhas, que por meio de presságios e adivinhações – podiam curar ou fazer profecias.
• Eram intermediários entre as comunidades e o mundo sobrenatural.
• Parte dos rituais praticados pelo pajé envolvia a inalação da fumaça de tabaco – erva nativa da América.
└ Acreditava-se que em transe, o pajé entrava em contato com os espíritos.
└ O pajé dançava e cantava melodias que teriam sido ensinadas em sonhos por ancestrais mortos – com essas canções procurava curar os doentes.
A mitologia indígena
− Os diversos grupos indígenas tinham seus próprios mitos.
− Os Tupinambá – acreditavam em mitos da criação do mundo e destruição da humanidade por meio de dilúvios e incêndios.
• Acreditavam em deuses civilizadores – Maire – Monam – ensinou aos seres humanos o cultivo da terra – Sumé – antiga entidade responsável por uma série de conhecimentos – cultivo da mandioca, do mate e da batata doce.
− Os Tupi – acreditavam em divindades celestes como: 
Jaci – a lua, protetora dos amantes 
Guaraci – o sol, doador da vida e criador de todos os seres vivos.
− Karajá – o seu herói mítico era o urubu-rei.
− Entre os tupis-guaranis – o maior mito era o da terra sem mal.
Adornos extraídos da natureza
− Antes da chegada dos europeus a maioria dos indígenas não usava roupa – seus corpos exibiam elaborados ornamentos, que vão da pintura corporal ao uso de adornos.
• Os antigos Tupinambá usavam botoques.
• Entre os adornos também se destaca ampla variedade de colares, brincos, tiaras, cinturões e chocalhos.
A pintura corporal
− A pintura do corpo era feita com corantes vegetais e minerais – as cores que predominavam são:
• O preto – extraído do jenipapo.
• O vermelho – extraído do urucum.
Uma arte cheia de significados.
− Os vários objetos com que os indígenas se adornam não são simples enfeites – forma criados como parte cultural de cada povo.
• Eles identificam o sexo, a idade, a aldeia e a posição social do indivíduo.
• São elementos fundamentais para a construção das identidades indígenas.
Utensílios do cotidiano
− Os povos indígenas têm grande apreço pela música, que marca todos os rituais e as festas mais importantes.
• aperfeiçoaram a produção de instrumentos musicais, como chocalhos, guizos, flautas e trombetas de diversos gêneros.
− Nas sociedades como a tupi, a guerra era muito importante – por isso produziam armas.
− De forma geral, todas as aldeias confeccionavam cestas de palha trançada, porem variavam os desenhos e a forma da tecedura.


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