Série: 1ª
série – Ensino Médio
Assunto: Povos indígenas do Brasil.
Professor:
Dayvid Machado Fernandes – História.
POVOS
INDÍGENAS DO BRASIL
→
A
diversidade dos povos indígenas.
− No início do século XVI – os
navegadores europeus começaram a chamar de “Brasil” uma região de limites
indefinidos, situada na costa leste da América do Sul.
− Alguns povos indígenas a chamavam de
Pindorama = Terra da Palmeira.
− Foi apenas no século XIX que o termo
“Brasil” passou a designar o país que conhecemos atualmente.
• Por isso, não é correto usar o termo
“Brasil” para o período anterior a chegada dos portugueses.
→
Línguas
indígenas
− Um modo possível de classificar os
povos indígenas é com base em seus grupos linguísticos famílias linguísticas:
• Tupi-guarani
• Jê
• Caribe
• Aruaque
→
Os
tupis-guaranis
− Meados do primeiro milênio – início
de uma grande imigração de povos da família linguística tupi-guarani – a partir
do sul da floresta amazônica – povos produtores de cerâmica que dominava a
agricultura.
− Com seu caráter guerreiro, os tupis-guaranis
ocupam uma vasta região.
• Tupi – predominavam em toda faixa
litorânea.
• Guarani – região sul – sudoeste do
atual Brasil.
− Unidos pela língua os tupi-guarani
se diferenciavam em alguns aspectos.
• Tupi – base alimentar – mandioca.
• Guarani – milho.
→
Os
tupi: uma sociedade guerreira
− A guerra estava no centro das
sociedades tupis – podia ocorrer tanto entre eles como contra outros povos –
chamados por eles de tapuias.
• Justificativa de vingança contra a
morte de seus ancestrais em guerras passadas.
• Expedições de captura de inimigos
para o ritual antropofágico.
• Morrer em um ritual antropofágico ou
no campo de batalha era uma honra que garantia o acesso a morada dos
ancestrais.
→
A
vida na aldeia tupi
− Formadas por longas cabanas cobertas
de sapê – ao redor de uma espécie de pátio ou praça central – circundado por um
fosso ou paliçada.
− O chefe era escolhido pela
habilidade e força demonstradas no campo de batalha – seu poder era limitado.
• As decisões fundamentais eram
tomadas por um conselho formado pelos principais líderes da aldeia – chefes das
cabanas de cada grupo familiar.
→
Os
trabalhos dos homens e das mulheres.
− Todos trabalhavam na aldeia – A distribuição
do trabalho cotidiano obedecia as regras de gênero e idade.
• Os homens adultos guerreavam,
pescavam, caçavam e preparavam a terra para o cultivo.
└ Utilizavam a queimada = coivara.
└ Fabricavam canoas, armadilhas, arcos
e flechas.
└ Apenas os homens produziam
ornamentos de penas.
• Meninos e velhos espantavam os
pássaros da plantação.
• As mulheres eram responsáveis pela
maioria das tarefas agrícolas – plantio e colheita.
└ Coletavam alimentos e frutos e
fabricavam utensílios de cerâmica, redes, cestas, tapetes, além de cozinhar e
cuidar das crianças.
└ O caium – bebida alcoólica
produzida com a fermentação da mandioca – era feito pelas jovens, e as meninas
cuidavam dos irmãos menores.
→
Nem
tudo era tupi
− Os tupis chamavam de Tapuias
= povos de língua estranha – aqueles que não pertenciam a sua cultura.
• Em geral eram grupos da família Jê.
• Os jês predominavam no planalto
central brasileiro e atual região sudeste.
→
Aruaque
e Caribe
− Antes da chegada dos europeus, a
bacia amazônica já era ocupada por povos seminômades de língua tupi, aruaque e
caribe.
• Aruaques – situavam-se as margens
dos reios Negro e Orinoco – no Médio Amazonas e na cabeceira do Rio Madeira e
também nas planícies do Paraguai.
• Caribes – norte da América do Sul –
nas montanhas das Guianas e no norte do Amazonas.
→
Aspecto
da cultura indígena.
− A cultura é variada – mas existem
aspectos comuns.
• Crença no mundo espiritual – no
poder mítico dos animais e na figura de um homem ou mulher que serve de
intermediário entre o mundo humano e o mundo dos espíritos.
→
Um
mundo cheio de espíritos.
− Os povos tupis acreditavam que o
mundo sobrenatural influencia o seu cotidiano.
• pensavam estar rodeados de seres –
como o abaçaí (espírito maléfico que persegue os indígenas e os possuía)
e de espíritos protetores da floresta, como o anhangá – que protegem os
animais contra a caça.
• Tupã – divindade que
controlava os raios e trovões.
• Pajés – homens ou mulheres mais
velhas, que por meio de presságios e adivinhações – podiam curar ou fazer
profecias.
• Eram intermediários entre as
comunidades e o mundo sobrenatural.
• Parte dos rituais praticados pelo
pajé envolvia a inalação da fumaça de tabaco – erva nativa da América.
└ Acreditava-se que em transe, o pajé
entrava em contato com os espíritos.
└ O pajé dançava e cantava melodias
que teriam sido ensinadas em sonhos por ancestrais mortos – com essas canções
procurava curar os doentes.
→
A
mitologia indígena
− Os diversos grupos indígenas tinham
seus próprios mitos.
− Os Tupinambá – acreditavam em mitos
da criação do mundo e destruição da humanidade por meio de dilúvios e
incêndios.
• Acreditavam em deuses civilizadores
– Maire – Monam – ensinou aos seres humanos o cultivo da terra – Sumé
– antiga entidade responsável por uma série de conhecimentos – cultivo da
mandioca, do mate e da batata doce.
− Os Tupi – acreditavam em divindades
celestes como:
• Jaci – a lua, protetora dos
amantes
• Guaraci – o sol, doador da
vida e criador de todos os seres vivos.
− Karajá – o seu herói mítico era o
urubu-rei.
− Entre os tupis-guaranis – o maior
mito era o da terra sem mal.
→
Adornos
extraídos da natureza
− Antes da chegada dos europeus a
maioria dos indígenas não usava roupa – seus corpos exibiam elaborados
ornamentos, que vão da pintura corporal ao uso de adornos.
• Os antigos Tupinambá usavam
botoques.
• Entre os adornos também se destaca
ampla variedade de colares, brincos, tiaras, cinturões e chocalhos.
→
A
pintura corporal
− A pintura do corpo era feita com
corantes vegetais e minerais – as cores que predominavam são:
• O preto – extraído do jenipapo.
• O vermelho – extraído do urucum.
→
Uma
arte cheia de significados.
− Os vários objetos com que os
indígenas se adornam não são simples enfeites – forma criados como parte
cultural de cada povo.
• Eles identificam o sexo, a idade, a
aldeia e a posição social do indivíduo.
• São elementos fundamentais para a
construção das identidades indígenas.
→
Utensílios
do cotidiano
− Os povos indígenas têm grande apreço
pela música, que marca todos os rituais e as festas mais importantes.
• aperfeiçoaram a produção de
instrumentos musicais, como chocalhos, guizos, flautas e trombetas de diversos
gêneros.
− Nas sociedades como a tupi, a guerra
era muito importante – por isso produziam armas.
0 comentários:
Postar um comentário
Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid