quinta-feira, 9 de junho de 2016

ATIVIDADE AVALIATIVA - ILUMINISMO - 3º ANO

Atividade de apresentação - Iluminismo - panfleto subversivo - cartaz virtual - apresentação.


No século XVIII na Europa, em “resposta” ao Absolutismo, surgiu um movimento cultural, intelectual, político, econômico, social e filosófico, chamado de Iluminismo. Este movimento defendia a educação (queriam escolas para o povo) e a liberdade religiosa, por exemplo. Acreditavam que o uso da razão era o melhor (e único) caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação, que não existiam na época do absolutismo.
As ideias do iluminismo eram inicialmente disseminadas por filósofos e economistas, que se diziam propagadores da luz e do conhecimento, por isso foram chamados de iluministas.

Os principais eram:
·         John Locke (1632 – 1677)
·         Montesquieu (1689 – 1755)
·         Voltaire (1694 – 1778)
·         Rousseau (1712 – 1778)
·         Diderot (1713 e 1784)
·         Adam Smith (1723 – 1790)

Para que o assunto seja melhor compreendido, o grupo deverá realizar 3 tarefas:

Primeira Tarefa:
Você esta vivendo na mesma época e país do pensador escolhido, é um grande defensor do Iluminismo e deverá criar um panfleto subversivo baseado nas ideias deste mesmo pensador.

Segunda Tarefa:
Construa um cartaz virtual para que seja apresentado os principais críticas e ideias defendidas pelo  pensador que escolheu.

Terceira Tarefa:
Depois do seu trabalho concluído apresente-o para a sua turma, para que a mesma possa entender as ideias defendidas pelos pensadores iluministas e como essas ideias influenciaram a nossa sociedade atual.

Atenção!
- O panfleto e o cartaz devem ser enviados (com os nomes dos integrantes do grupo, série e turma) antes de serem apresentados, para o seguinte endereço: professordayvid@hotmail.com

- O grupo deve fazer uma cópia do panfleto para que cada aluno da turma possa anexa-lo em seu portfólio.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas