segunda-feira, 20 de junho de 2016

ESQUEMA 06 - 3º ANO - 2016

EEEFM “Professora Filomena Quitiba”
Série: 3ª série – Ensino Médio
Assunto: Revolução Inglesa e Revolução Industrial
Professor: Dayvid Machado Fernandes – História

DAS REVOLUÇÕES INGLESAS À REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

→ Origens do processo revolucionário
− O processo revolucionário que se desenrolou na Inglaterra do século XVII tem as raízes nas mudanças socioeconômicas ocorridas no século anterior.
− Durante a dinastia Tudor (1485-1603), a política mercantilista de monarcas poderosos, como Henrique VIII (1509-1547) e Elisabeth I (1558-1603), ajudou a Inglaterra a se transformar em uma grande potência econômica.
• Em 1558, no governo da rainha Elizabeth I, derrotou a "invencível Armada" da Espanha, maior força naval do mundo na época.
└ Para isso aumentou a sua frota, concedeu empréstimos e monopólios - favoreceu a expansão marítima na Inglaterra e atendeu aos interesses da burguesia mercantil inglesa.
• A rainha manteve-se próxima ao Parlamento, incentivou a ação de corsários e expedições de exploração de terras no Novo Mundo.
• Consolidou o anglicanismo na Inglaterra e estimulou o desenvolvimento das manufaturas e do comércio.

→ Mudanças na sociedade inglesa
− Em meados do século XVI, a sociedade inglesa passava por profundas transformações:
• No campo - verificava-se um processo conhecido como cercamento de terra (enclosure).
└ As terras comunais eram cercadas pelos senhores para da lugar à criação de ovelhas.
Os camponeses foram obrigados a sair das terras e os proprietários das terras formavam uma pequena nobreza mais próxima a burguesia do que dos antigos senhores feudais = Gentry.
• Os cercamentos provocaram o êxodo rural  e um consequente inchaço  urbano, responsável por vários problemas sociais.
• Os yeomem (pequenos e médios proprietários) - também vinham prosperando - junto com a gentry, produziam e vendiam lã e gêneros agrícolas que a marinha mercante inglesa comercializava nos quatro cantos do mundo.

→ O absolutismo dos Stuart
− A morte de Elizabeth I, em 1603, criou um grave problema sucessório, pois a rainha não deixou herdeiros diretos.
− O trono passou a seu primo, Jaime Stuart (1603-1625), rei da Escócia - coroado sob o título de Jaime I da Inglaterra.
− Defensor do direito divino dos reis, Jaime I governou como um rei absolutista - adotou medidas políticas, econômicas e religiosas que desagradaram a maioria dos ingleses e desencadearam várias crises entre a Coroa e o Parlamento.
• Ordenou que todos os seus súditos seguissem o anglicanismo - a religião oficial do Estado inglês.
• Adotou uma política tributária extorsiva - provocou forte oposição do Parlamento.
− Com a morte de Jaime I em 1625, seu filho Carlos I(1625-1649) tornou-se rei da Inglaterra e da Escócia.
• Durante o seu reinado, os conflitos da época de seu pai, não só continuaram como se tornaram mais graves.
− Em 1628, o monarca foi obrigado pelo Parlamento a assinar a Petição de Direitos.
• Proibia a Coroa de manter um grande exército ou criar novos impostos sem a prévia aprovação dos parlamentares.
− No ano seguinte, o rei dissolveu o Parlamento e governou sem ele durante 11 anos.
− As medidas tomadas por Carlos I tornaram o seu governo extremamente impopular:
• O rei exigia que, na Escócia e na Inglaterra, os rituais religiosos fosse celebrados com todas as cerimônias e vestimentas da Igreja Anglicana tradicional.
└ Revoltados os puritanos escoceses decidiram pegar em armas.
 • A fim de aumentar impostos para financiar a luta contra os escoceses, Carlos I convocou novamente, em abril de 1640, o Parlamento inglês - como se manifestou contrário a reivindicação do rei, um mês depois, o Parlamento foi dissolvido.
• Os escoceses invadiram o norte da Inglaterra e Carlos I viu-se outra vez dependente de recursos financeiros para cobrir os gastos com a guerra.
└ A contragosto, voltou a convocar o Parlamento em novembro de 1640.
• Com o rei na defensiva o Parlamento tentou impor suas reivindicações:
└ O monarca ficaria obrigado a convocá-lo regularmente.
└ Os ministros e os clérigos considerados pró-católicos seriam punidos e alguns impostos seriam declarados ilegais.
└ O Parlamento exigia  que fossem feitas reformas para limitar o poder do soberano.
• Em resposta o rei ordenou  ao exército que invadisse o Parlamento e prendesse os líderes mais críticos.
└ Essa decisão fez eclodir em 1642, uma guerra civil (1642-1649).

→ O Parlamento inglês
− O Parlamento inglês compunha-se de duas câmaras:
• A Câmara dos Lordes: Eram em sua maioria adeptos da Igreja Anglicana.
└ Lordes Espirituais - cúpula do clero anglicano.
└ Lordes Temporais - nobres titulados (duques, barões, condes e outros) - que pertenciam as grandes famílias aristocráticas, proprietários de grandes extensões de terra.
• A Câmara dos comuns: Eram em geral presbiterianos (alta burguesia e membros da gentry) e puritanos (pequena e média burguesia, pequenos proprietários rurais , arrendatários ou yeomen) .
└ Pequenos proprietários rurais (pertencentes a classe dos yeomen)
└ Grandes burgueses  e gentlemen (pertencentes a gentry) - formavam uma nobreza de status.

→ A Revolução Puritana (1642 a 1649)
− Do ponto de vista social:
• A alta nobreza, alguns burgueses favorecidos por monopólios reais e os membros do clero anglicano e católico, lutaram ao lado do rei.
• A burguesia manufatureira  e mercantil, a gentry e os yeomen, de religião puritana, lutaram ao lado do Parlamento.
− Durante a guerra, os integrantes do exército parlamentar, chamados "cabeças redondas", por usarem cabelo curto, obtiveram diversas vitórias contra os membros do exército real, denominados "cavaleiros", por causa da sua origem nobre.
− O exército parlamentar venceu em virtude de sua superioridade numérica e estratégica e por causa da remodelação promovida pelo militar Oliver Cromwell.
• Cromwell substituiu o nascimento (origem) pelo merecimento (eficiência militar) como critério de promoção na carreira militar - O New Model Army (Exército de Novo Tipo).
− O rei Carlos I foi condenado a morte e decapitado no início de 1649 - a monarquia foi declarada "desnecessária", opressiva e perigosa - a Câmara dos Lordes foi abolida - a República foi proclamada - Cromwell assumiu o governo do país.

→ Repressão aos radicais
− Entre as forças que apoiavam Cromwell , havia grupos radicais, como os levellers (niveladores) e os diggers (escavadores):
• Os niveladores (levellers):
└ Defendiam o voto universal masculino
└ O direito de representação para todos os ingleses livres
└ Se opunham à desmobilização do exército e ao fim do pagamento do soldo
• Os escavadores (diggers):
└ Condenavam os cercamentos
└ Defendiam a volta das terras comunais, as cooperativas rurais como forma de propriedade
└ Divisão das terras confiscadas pelo Parlamento à Igreja Anglicana e aos senhores feudais
− Cromwell e o Parlamento, todavia, não estavam dispostos a ir tão longe, pois as propostas dos niveladores e dos escavadores ameaçavam os interesses da gentry e da burguesia.
− Sua resposta às manifestações dos dois grupos radicais foi a repressão e a execução de seus líderes.

→ A República de Cromwell
− Oliver Cromwell dividiu-se entre ações administrativas e militares
• Esmagou uma rebelião de católicos e monarquistas na Irlanda (1649-1650)
• Derrotou tropas escocesas que apoiavam o herdeiro ao trono, pondo fim a guerra civil.
• Na esfera administrativa, o governo extinguiu as taxações arbitrárias
• Em 1651, expediu os Atos de Navegação - ficando estabelecido que todos os produtos que entrassem na Inglaterra deveriam ser transportados, apenas por navios ingleses, que beneficiou os setores mercantis e a construção naval.
− Todas as manifestações de oposição foram esmagadas pelo governo de Cromwell, que passou a ser visto como tirano.
− Em 1653, diante da oposição dos conservadores e dos grupos radicais, Cromwell dissolveu o Parlamento e assumiu o título de Lord Protetor da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.
− Quando faleceu, em 1658, Richard, seu filho assumiu o poder, mas não tinha a mesmo prestígio político e autoridade moral do pai - foi deposto no ano seguinte.
− Em maio de 1660, o Parlamento, novamente dominado pelos moderados antes perseguidos por Cromwell, autorizou a restauração da monarquia, proclamando Carlos II, filho do rei decapitado, como soberano da Inglaterra e da Escócia.

→ Revolução Gloriosa
− Com Carlos II (1660-1685), as tensões entre a monarquia e o Parlamento voltaram a dominar a cena política.
• Passou a disputar a soberania com o Parlamento
• Externou seu ódio ao puritano Oliver Cromwell - mandou desenterrar o corpo e decepou a cabeça dele publicamente.
• Não escondeu a sua simpatia pelo catolicismo.
Jaime II (1685-1689) - seu irmão e sucessor, foi mais longe:
• Centralizou o poder e governou de forma autoritária.
• Tentou impor o catolicismo aos ingleses desafiando o Parlamento de maioria protestante.
• Buscou aliar-se a Luís XIV, da França, o monarca absolutista mais poderoso da Europa.
− O Parlamento reagiu convidando o príncipe holandês Guilherme de Orange, genro de Jaime II a ocupar o trono inglês.
• Em 1688, Guilherme de Orange entrou na Inglaterra com o seu exército e destronou o sogro e, por ato do Parlamento, foi declarado rei.
• Guilherme de Orange jurou obedecer a Declaração de Direitos (Bill of Rights - 1689) - vigente na Inglaterra até hoje.
− Com ele tinha início uma nova forma de governo - a Monarquia Parlamentar.

→ Por que a Inglaterra foi a primeira a se industrializar
 − Acúmulo de capitais
− Modernização da agricultura
− Mão de obra farta e barata
− Abundância de carvão mineral e de ferro no subsolo inglês
− O puritanismo - Não condenava o lucro e pregava uma vida voltada para o trabalho e oração.
− A Revolução Gloriosa - favoreceu o desenvolvimento do capitalismo, estimulando, portanto os negócios da burguesia.

→ Artesanato, manufatura e sistema fabril
Artesanato
• Todas as etapas do processo produtivo poderiam ser executadas por uma única pessoa.
• O artesão era dono do seu tempo, das ferramentas de trabalho e da matéria-prima.
• Predominava a mão de obra familiar.
• O artesão era dono do produto final e era o próprio comerciante.
Manufatura
• Nesse novo sistema, os trabalhadores eram contratados por um comerciante e concentrados em um local específico.
• Cada trabalhador, ou grupo de trabalhadores, dedicava-se apenas a uma das etapas da produção.
• Os trabalhadores passaram a receber uma pequena porcentagem da produção = salário.
Maquinofatura
• A introdução das máquinas  e o uso da energia a vapor permitiram a divisão e a especialização do trabalho nas fábricas.
• Aumento da produtividade
• Transformou o artesão em um simples trabalhador assalariado, especializado em apenas um tipo de tarefa.

→ O trabalho na era industrial
− A industrialização representou uma mudança social profunda na medida em que transformou a vida dos seres humanos, implicando elevados custos sociais e ambientais.
− O controle técnico da produção passou para as mãos dos capitalistas.
− Alienação crescente do trabalhador, cada vez mais afastado do produto final do seu esforço.
− A vida dos primeiros trabalhadores das fábricas era extremamente insalubre
− Chegavam a trabalhar até 18 horas por dia em ambientes abafados, mal iluminados e sujos.
− Desempenhavam funções cansativas e monótonas, o que os deixavam vulneráveis a qualquer tipo de acidente.
− Não havia direitos trabalhistas, como férias, horas extras e descanso semanal remunerado.
− Os salários eram baixos e, quando desempregados, não contavam com nenhum tipo de auxílio.
  
→ Mulheres e crianças nas fábricas
− As mulheres geralmente eram recrutadas nas fábricas têxteis por serem mais habilidosas e detalhistas, e recebiam salários bem menores que o dos homens.
− A criança era muitas vezes preferida, devido a maior facilidade de aprendizado, à submissão no cumprimento das ordens, à agilidade e por serem pequenas para se movimentarem por entre as peças das máquinas.
− Além da jornada de trabalho extenuante, elas também sofriam com os castigos físicos, caso adormecessem ou diminuíssem o ritmo de trabalho.
− Corriam o risco de contrair doenças e sofrerem acidentes.

→ A organização dos trabalhadores
− As primeiras organizações dos trabalhadores na Inglaterra ficaram conhecidas como trade unions.
− As péssimas situações de trabalho e de vida trazidas pela Revolução Industrial, aumentaram e motivavam sucessivas reações por parte dos trabalhadores.
Ludismo
• O movimento de destruição das máquinas recebeu o nome de ludismo em homenagem ao operário Ned Ludd, que havia quebrado o tear de uma fábrica ao se aborrecer com o seu patrão.
• As ações dos ludistas alastraram-se por diversas regiões da Inglaterra - porém os principais líderes do movimento foram enforcados e centenas de operários foram presos.
− Os trabalhadores passaram a reagir por meio de greves e marchas de protesto e a exigir a redução da jornada de trabalho, abolição dos castigos nas fábricas e o aumento de salário.
Cartismo
• Afastado da arena pública, o proletariado urbano reclamava o direito de participar efetivamente das eleições, porém enfrentava forte resistência do Parlamento britânico - Diante de tal situação, muitos trabalhadores alistaram-se em um movimento que ficou conhecido como cartismo.
• Organizado por Feargus O'Connor e William Lovett, o movimento cartista teve origem numa petição conhecida como Carta do Povo, apresentada ao Parlamento em 1538, reivindicava os seguintes pontos:
└ Sufrágio universal masculino
└ Igualdade de direitos eleitorais
└ Voto secreto
└ Legislaturas anuais
└ Abolição do censo eleitoral (requisitos de propriedade) para os membros da Câmara dos Comuns
└ Remuneração das funções parlamentares

• Só no final do século XIX e no início do século XX foi aprovada uma série de leis que melhoraram as condições de trabalho nas fábricas e nas minas inglesas.


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