quinta-feira, 4 de maio de 2017

CHAVE DE CORREÇÃO - ATIVIDADES - CAPÍTULO 2 - 1º ANO

CHAVE DE CORREÇÃO - CAPÍTULO 02 – A AVENTURA HUMANA: PRIMEIROS TEMPOS
PROFº DAYVID - HISTÓRIA

PÁGINAS: 25, 31, 43 (5, 6, 7), 47
PÁGINA 25
Resposta pessoal.
Essa ilustração é uma visão completamente equivocada da história biológica: “Essa falsa equação entre evolução e progresso reflete uma invenção imaginária e não uma conclusão biológica. A fonte básica dessa tendência é aquele desejo humano de nos vermos como ponto alto da história da vida, por destino biológico.

PÁGINA 31
A melhoria na alimentação, decorrente da agropecuária, favoreceu o aumento do número de crianças e o cuidado maior com os mais velhos, as principais vítimas do abandono, no tempo em que o homem se deslocava constantemente em busca de alimentos.



PÁGINA 43
5.
a. Resposta pessoal. A agropecuária na Pré-história.
b. Não. Pois o homem só começou a domesticar os animais no Período Neolítico.
6.
A revolução agrícola trouxe uma expectativa maior de vida para o ser humano e um consequente aumento da população. Para atender às necessidades alimentares da população que crescia, os humanos criaram uma série de inovações técnicas para a agricultura, passando então a produzir mais alimentos do que consumiam. Com a produção de excedentes, uma parte da população das aldeias foi liberada do trabalho na agricultura, passando a se dedicar a outras atividades que iam surgindo de acordo com as novas necessidades, gerando assim uma maior divisão do trabalho. Com a especialização, as pessoas passaram a trocar aquilo que faziam por aquilo que necessitavam e assim surgia o comércio. Com o crescimento da população das aldeias, surge a necessidade de organização política, religiosa, social, econômica e para isso o líder que mais se destacar vai se tornar rei, mantendo nas suas mãos a centralização do poder. Foi desta maneira que algumas aldeias neolíticas se transformaram em cidades.
7. Resposta pessoal. O progresso tecnológico possibilitou-nos uma vida com mais conforto e mais segura do ponto de vista alimentar, mas levou também à bomba nuclear, à poluição, à ameaça de esgotamento dos recursos naturais, colocando em questão, inclusive, a nossa sobrevivência como espécie após 5 mil anos. A Vida na Pré-história era muito mais insegura e difícil; mesmo assim, permitiu que nossos ancestrais sobrevivessem mais de 2 milhões de anos.



PÁGINA 47
DEBATENDO E CONCLUINDO
1. a
2. Resposta pessoal
3. Resposta pessoal
4. Resposta pessoal
5. Resposta pessoal

PÁGINAS: 36, 39, 41, 42 (2, 3, 4), 44

PÁGINA 36
1. O texto se destina ao público em geral.
2. Depredações sistemáticas, desmatamento (e a apropriação indevida de madeiras nobres); a caça comercial que colocou em risco de extinção diversas espécies animais.
3. A caça comercial levou à extinção de predadores, a exemplo dos tamanduás-bandeiras, o que provocou um aumento extraordinário de cupins e vespas, cujos ninhos destroem as pinturas. Há uma prática do vandalismo por parte dos moradores das proximidades que ameaça seriamente o tesouro arqueológico existente no Parque.

PÁGINA 39
A maior parte dos sambaquis foi destruída pelas indústrias de cimento e muitos são ainda usados para produzir cal.



PÁGINA 41
a. O texto é jornalístico; um dos indícios de que o texto é jornalístico é a existência do lead (título) que, no caso, sintetiza a notícia informando: “Tráfico de fósseis leva 50% de tesouro do Araripe”.
b. Resposta pessoal. A venda ilegal de fósseis para o exterior causa enorme prejuízo a pesquisa sobre a Pré-história no Brasil. Pois segundo o texto, os pesquisadores brasileiros têm de ir ao exterior a fim de estudar fósseis, já que são vendidos geralmente por uma ninharia a colecionadores ou museus estrangeiros.

PÁGINA 42
c. Resposta pessoal.
2. b
3. a
4. c

PÁGINA 44
1. O texto é voltado ao público em geral.
2.  Ele está se referindo ao fato de que as terras onde hoje é o Brasil já eram habitadas há muito tempo quando os portugueses aqui chegaram, em 1500. Daí os historiadores atuais falarem em “achamento”, “tomada de posse” das terras brasileiras pelos portugueses.
3. O texto apresenta como povos que possuem uma história movimentada, como outro qualquer; afirma que viviam do cultivo de produtos, como o milho e a mandioca, da caça, da pesca e, sendo bons navegadores, valiam-se do curso dos rios para se deslocarem e disputarem espaço com os outros povos que aqui habitavam.

4. Estima-se que o milho, um dos grãos mais importantes para a alimentação na América, foi domesticado no México; ele é usado para fazer vários pratos da culinária brasileira como a canjica, cuscuz, polenta, angu, mingaus, pamonhas, cremes, bolos, pipoca ou simplesmente milho cozido. Quanto a mandioca, acredita-se ter sido domesticada por nativos da Amazônia. Com a massa da mandioca faz-se, entre outras coisas, farinha, ou bolo de beiju, além de bebidas fermentadas e não fermentadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas