quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Aula diagnóstica - Esquema de estudo para revisão de conteúdo



PODER E NAÇÃO NO BRASIL IMPERIAL – PRIMEIRO REINADO (1822-1831)

→ Século XIX – Período Monárquico ou imperial
− Primeiro Reinado (1822-1831)
− Período das Regências (1831-1840)
− Segundo Reinado (1840-1889)
→ Construção das bases da Soberania Nacional = A “invenção” de uma nova nação.
− Montesquieu – Doutrina da Separação dos poderes:
└ Executivo
└ Legislativo         
└ Judiciário
− Mistura entre o Absolutismo e o Liberalismo.
• O quarto poder = Poder Moderador.
→ A Constituição de 1824 – Entre o Absolutismo e o Liberalismo.
− Forma de governo = Monarquia Representativa.
− As propostas da Assembleia Constituinte
• Deputados – total = 90 – Representantes de uma elite intelectual e econômica.
• Havia divergências quanto ao modelo monárquico brasileiro.
Partido Brasileiro: Defendiam uma Monarquia Constitucional – Participação dos políticos brasileiros na administração do país.
Partido Português: Defendiam a reunião do Brasil com Portugal.
• O projeto apresentado pelo Partido Brasileiro acirrou os ânimos.
 Limitação dos direitos dos portugueses no Brasil.
└ Fortalecimento do Legislativo e restrição ao poder do Imperador.
• José Bonifácio e Martim Francisco – foram demitidos e passaram a ser oposição.
• D. Pedro I – dissolveu a Assembleia Constituinte – Nomeou dez pessoas da sua confiança para a elaboração de uma Constituição.
− O Poder Moderador
• 25 de arco de 1824 – D. Pedro I outorgou uma Constituição.
• A criação do Poder Moderador:
└ Moderar a ação dos outros três poderes
└ Nomear e destituir
└ Aprovar ou não as decisões da Assembleia
− Um novo cenário político?
• Alianças
└ Imperador e grandes proprietários de terras e escravos.
└ Imperador e grandes comerciantes portugueses.
• Os políticos distantes das cortes eram excluídos = oposição ao governo.
Exaltados = Combatiam a excessiva centralização política – equilibro e independência dos poderes.
Moderados = Não se opunham a centralização política – pleiteavam maior espaço na política – maior independência do Poder Legislativo – rejeitavam união com Portugal.
→ Um Imperador impopular.
− A forma em que a Constituição foi colocada em vigor provocou grande oposição – principalmente nas províncias do norte e do nordeste.
→ A Confederação do Equador (Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pará).
− Críticas a Constituição = contrária à liberdade, a independência e aos direitos do Brasil.
− O Governador de Pernambuco foi destituído – início da Confederação do Equador.
• Constituição = Centralização política imperial.
• Defendiam a autonomia da região.
• Pretendiam adotar o modelo federalista.
− Com o apoio dos senhores de terras e de  escravos, a  Confederação foi derrotada e os seus principais líderes foram presos e executados.
→ Guerra da Cisplatina (1825-1828)
− A Província de Cisplatina declarou sua independência = República Oriental do Uruguai.
− Participação da Argentina e Inglaterra.
− Impopularidade Imperial = perdas humanas e materiais.
→ Questão sucessória portuguesa – 1826
− D. Pedro resolveu a questão casando a sua filha (ainda criança) – D. Maria da Glória com seu irmão Dom Miguel.
→ Crise econômica brasileira
− Aumento da emissão de moedas de cobre = inflação.
− Falsificação de moedas = Conflito entre brasileiros e portugueses.
− Manifestações e revoltas nas ruas.
→ D. Pedro I renuncia o poder e volta para Portugal.
− Deixa o seu filho Pedro de Alcântara com apenas 5 anos de idade no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste aqui o seu comentário. ProfDayvid

Visitas